: Mais Magazine:: Comentários: 0

As raízes da Escola Superior de Saúde de Santa Maria (ESSSM) remontam ao ano de 1952, com o nascimento da Escola de Enfermagem das Irmãs Franciscanas de Calais. Ao longo dos últimos 70 anos, a instituição foi evoluindo e alcançando uma posição de destaque no panorama do Ensino Superior. Hoje, é uma das maiores escolas de saúde em Portugal, vocacionada para o ensino da Enfermagem, Fisioterapia e Terapia Ocupacional. Fique a conhecer pela voz do seu Presidente, José Manuel Silva, esta instituição de ensino inovadora que faz da investigação uma das suas premissas fundamentais.

Com um longo passado de dedicação ao ensino, a ESSSM é considerada uma instituição de ensino de referência em Portugal na formação de profissionais no âmbito da saúde e na área do envelhecimento ativo e saudável. A atenção ao outro e o respeito pela sua identidade são dois dos pilares básicos da formação humanista ministrada dentro das suas salas de aula. A par disso, “a aprendizagem fundamentada na evidência científica, nas metodologias colaborativas e interativas, nos equipamentos e tecnologias mais avançados e nas práticas prolongadas em contextos reais”, completam a formação dos seus alunos, criando profissionais competentes e de excelência em diversas áreas da saúde.

Inicialmente vocacionada apenas para o ensino da enfermagem, a ESS-SM foi alargando a sua oferta formativa ao longo dos anos, com o propósito de dar uma ampla resposta às necessidades dos cuidados a prestar e de apoiar os setores e serviços complementares à sua formação inicial. Hoje, da oferta formativa da instituição fazem parte três Licenciaturas – Enfermagem, Fisioterapia e Terapia Ocupacional –, três Pós-Licenciaturas, quatro Mestrados, oito Pós-Graduações, três CteSP e ainda diversos cursos livres. Assumindo como missão ser uma instituição de ensino de referência na formação de profissionais de saúde, garantindo que estes atinjam uma sólida formação técnica e humana, a ESSSM aposta assim numa oferta formativa abrangente, capaz de articular o estudo, o ensino e a investigação científica. “A ESSSM é hoje uma escola alinhada pelos mais exigentes padrões de qualidade e com um projeto educativo assente no desenvolvimento da autonomia, do pensamento crítico, da criatividade e da inovação dos estudantes, a par da investigação, da intervenção na comunidade e da internacionalização”, esclarece José Manuel Silva.

Inovação e Investigação

A articulação entre o ensino e a investigação é uma das facetas mais marcantes da ESSSM e parte fundamental da estratégia do seu projeto educativo inovador. A prevenção, através dos hábitos de vida saudáveis, a definição de um perfil comum de cuidadores à escala europeia, o treino de enfermeiros e cirurgiões em contexto de bloco operatório, são apenas três exemplos de projetos em que a escola tem estado envolvida, em conjunto com parceiros nacionais e internacionais, e que sublinham, na opinião de José Manuel Silva, a evidente preocupação da instituição em “promover investigação aplicada que contribua para melhorar as respostas, seja ao nível da prevenção, prestação de cuidados ou formação avançada de profissionais”.