: Mais Magazine:: Comentários: 0

É numa pequena região rodeada por natureza, em Alcobaça, que se pode encontrar o Your Hotel & Spa Alcobaça, uma instituição com uma oferta muito vasta focada em promover saúde e bem-estar a todos os seus clientes. O complexo inclui hotel de 4 estrelas, restauração e um spa termal que integra as Termas da Piedade, onde circulam águas termais centenárias amplamente reconhecidas pelas suas qualidades terapêuticas no tratamento de problemas do aparelho digestivo.

Encerradas durante mais de 20 anos, as Termas da Piedade estão, desde 2019, ativas e integradas no Your Hotel & Spa Alcobaça, um local de refúgio, proporcionando bem-estar, saúde física e mental. A água termal, presente nas Termas da Piedade, é um recurso ímpar pelas suas características, vocacionadas para o tratamento de diversas patologias, nomeadamente em doenças do aparelho digestivo, através da hidrocolonterapia. Esta terapia diferenciadora permite obter inúmeros benefícios através das propriedades mecânicas e físico-químicas da água. Apesar deste tratamento não ser exclusivo desta instituição, as Termas da Piedade distinguem-se por conciliar esta terapia com água termal. A vocação terapêutica destas águas na prevenção de doenças do aparelho digestivo já é antiga na região, estando enraizada na sua génese e divulgada no seio do Termalismo Nacional.

Pelo seu histórico e após a reabertura em 2019, as Termas da Piedade assumem-se hoje, como referência em Portugal na prevenção da saúde digestiva, com um projeto diferenciado

Faz parte do corpo clínico das Termas da Piedade, uma equipa médica e de enfermagem experiente e qualificada, abordando cada utente de forma holística e individualizada. De forma a determinar o melhor tratamento para cada utente, é realizada previamente ao procedimento uma consulta médica, realizando uma anamnese e colheita de todos os dados clínicos / sintomas, permitindo prescrever o tratamento e sessões adequadas a cada utente. As Termas da Piedade estão habilitadas e certificadas para a prática do hidrocolon através de equipamentos modernos, normas de segurança e higiene reguladas e validadas por entidades externas. Existe acompanhamento de enfermagem durante toda a cura termal e reavaliação médica periódica, assim como terapias sinérgicas a todo o tratamento, nomeadamente massagens e técnicas de relaxamento antes, durante e após o tratamento. Simultaneamente, as Termas da Piedade, fruto das outras vocações terapêuticas nomeadamente a músculo esquelética e dermatológica têm reunidas todas as condições para proporcionar um tratamento altamente diferenciador a cada cliente que procura esta estância termal.

Dr. Luís Val-Flores, Corpo Clínico Termas da Piedade
Enfermeiro Luís Pedro a realizar circuito de hidroterapia termal

São inúmeras as indicações para a realização do hidrocolon, nomeadamente os distúrbios de motilidade como obstipação, flatulência, intolerâncias alimentares e cólicas

Como complemento da hidrocolonterapia, a realização de uma alimentação equilibrada e saudável é essencial e, por isso mesmo, o Your Hotel & Spa Alcobaça, em sinergia com as Termas da Piedade, disponibiliza uma oferta gastronómica rica e completa, sendo que já está em curso a certificação para celíacos prevendo ainda a sua conclusão no presente ano. Esta certificação permitirá que o hotel seja capaz de responder a intolerâncias alimentares de forma, cada vez mais comuns na nossa sociedade, de forma profissional e segura. As Termas da Piedade contêm características que a tornam especialmente indicada para a hidrocolonterapia. A sua água é bicarbonatada, cloretada sódica, com um Ph entre os 6,9 / 7. A sua mineralização é das mais elevadas de Portugal, o que faz com que seja bastante adequada e eficiente nesta terapia.

A técnica do hidrocolon contempla inúmeros benefícios

Quando a água termal é absorvida pela mucosa intestinal, obtêm-se benefícios sinérgicos a todo o organismo. Permite a atuação ao nível do cólon com as propriedades de limpeza, regulação da flora intestinal e estabilidade da mucosa. Sendo o intestino um órgão dinâmico e altamente sensível, suscetível à inferência de fatores externos, como o stress e ansiedade, a hidrocolonterapia com água termal apresenta também benefícios sistêmicos, como a promoção do bem-estar e sensação de relaxamento a nível geral. Atualmente, em virtude de uma maior consciência individual sobre a prevenção de doenças do aparelho digestivo, e saúde em geral, verifica-se uma maior afluência de termalistas de diversas faixas etárias. As Termas da Piedade, conscientes da mudança paradigmática do Termalismo em Portugal, disponibiliza desde a sua reabertura em 2019 todo um programa e staff adequado para uma abordagem holística a cada utente.