: Mais Magazine:: Comentários: 0

A cuidar dos carros e condutores de todo o mundo desde 1956, a Midas é uma empresa mundial que atua no setor automóvel e um dos vários exemplos do franchising em Portugal, contando, atualmente, com 16 oficinas físicas por todo o país. Em entrevista à Mais Magazine, o expansion manager da Midas em Portugal, Pedro Soares, abordou os valores que regem a marca, o papel enquanto Master Franchise e ainda a recente parceria com a Salvador Caetano.

Quais os principais objetivos que levaram à criação da Midas e orientam a sua ação no setor?

A origem da Midas remonta a 1956 nos EUA, tendo como atividade principal a reparação e substituição do sistema de escape, sem marcação, em menos de 30 minutos. Hoje, como no início, a nossa missão é cuidar do condutor de forma continuada e sustentável. Identificamos no mercado a necessidade de uma oficina que concilie um amplo leque de serviços a preços competitivos com uma qualidade superior no atendimento ao cliente e uma oficina próxima e acessível, em que o cliente possa confiar para receber um serviço de qualidade superior, ao melhor preço. O condutor, ao escolher a Midas, está a optar por uma marca que se pauta pela proximidade, transparência e pelo desejo de cuidar de cada um dos seus clientes.

Quantos lojas físicas possui atualmente a Midas, em Portugal, e que tipo de serviços estão aptas para oferecer aos clientes?

A rede Midas conta atualmente com 16 oficinas ativas, sendo duas em regime franquia. O nosso plano de expansão segue a bom ritmo com mais três aberturas no primeiro trimestre, sendo duas oficinas franquiadas. A Midas disponibiliza serviços como: diagnósticos eletrónicos, manutenção automóvel, pneus, baterias, travões, ar condicionado, sistema de distribuição e embraiagem.

Quais os critérios que necessitam de ser cumpridos para alguém se juntar à vossa rede?

Procuramos perfis empreendedores, com foco no cliente, vocação de retalhista/ serviço e que entendam e valorizem o conceito da rede Midas. O processo de seleção de franquiados é criterioso e valorizamos relações de longo prazo. Para a implementação de uma oficina Midas é necessária capacidade financeira para investir no espaço, equipamentos, mobiliário e decoração, garantindo a integridade da marca Midas.

Quais os deveres e direitos dos vossos franchisados depois de se juntarem a vossa rede?

O processo de adesão de um franquiado à rede Midas é simples e transparente. Essencialmente, qualquer franquiado deve cumprir com as indicações corporativas da marca, bem como os procedimentos operacionais em vigor, pois são o garante do cumprimento do nosso posicionamento perante o cliente – transparência, qualidade, fiabilidade a preços acessíveis. Para isso, o nosso papel enquanto Master Franchise é garantir todo o suporte ao franquiado, desde: a seleção do local e da equipa, formação inicial e contínua, campanhas de marketing, coaching operacional e comercial, geração de procura e canal acesso a protocolos B2B, gestão de gama, produto, procurement e apoio na montagem da oficina.

Em 2020 a Salvador Caetano tornou-se o novo representante exclusivo da Midas, em Portugal. O que representa esta nova parceria para a vossa empresa?

Dentro da estratégia de mobilidade do Grupo Salvador Caetano, a manutenção automóvel multimarca vem consolidar o leque de serviços ao condutor, assegurando uma oferta direcionada a um segmento muito relevante do mercado de pós-venda automóvel e de que o Grupo não dispunha, reforçando assim a posição de liderança no retalho automóvel na Península Ibérica.

Na sua perspetiva, quais as principais vantagens que o franchising tem para oferecer, principalmente em Portugal, e qual o panorama atual do franchising no vosso setor de atividade?

A taxa de sucesso dos negócios em franchising demonstra bem a garantia e confiança nesta opção. Após 5 anos, cerca de 50% das novas empresas continuam a existir, sendo que com franchising este rácio é de 75% e na Midas é de cerca de 95%. Temos registado bastante procura pelo franchising Midas em todo o país, o que é um bom sinal da saúde do panorama atual do franchising em Portugal.