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É em Guimarães que encontramos a Lemar, uma das mais representativas empresas nacionais de tecelagem semi-vertical. Especialista na produção de tecidos de moda masculina para banho, a empresa continua nas mãos da mesma família há mais de 80 anos, passando o seu saber de geração em geração. Nesta edição da Mais Magazine damos-lhe a conhecer esta empresa 100% portuguesa que há cerca de 30 anos dá a conhecer ao mercado externo a qualidade made in Portugal.

A história que lhe damos a conhecer nesta edição começou a ser escrita por Leandro Magalhães D’Araújo, na cidade de Guimarães, numa altura em que o setor dos têxteis começava a ganhar fôlego naquela região. Os primeiros passos e o início da atividade da Lemar foram como fabricante de tecidos para as ex-colónias portuguesas. Três décadas depois, em 1969, a Lemar entra num novo capítulo ao adquirir os primeiros teares de jato de água em Portugal. Concebida para apoiar as novas estratégias de mercado, esta remodelação permitiu também à Lemar concentrar-se na produção de tecidos para vestuário exterior, alargando assim a sua oferta para novos segmentos com qualidades inovadoras e acabamentos diferenciados. Hoje, a empresa vimaranense encontra na produção de tecidos de moda masculina para banho o seu core business. “Sempre estivemos imbuídos de uma cultura empresarial flexível e dinâmica que nos tem permiti[1]do responder às necessidades dos mercados em que estamos presentes”, começa por explicar Manuela Araújo, CEO da Lemar.

Com estes ativos cimentados em valores como a exigência, a qualidade e o profissionalismo, a Lemar foi-se afirmando no setor pelo esforço e dedicação. Hoje, a empresa que vai já na quarta geração orgulha-se de produzir tecidos de alta qualidade com um serviço superior, presentes em marcas de moda do mundo inteiro.

Presente em alguns dos maiores mercados internacionais
Após cinco décadas, e apesar da modernização em alguns setores de produção, a empresa sentiu a necessidade de mudar a forma de olhar para o negócio. “Cedo percebemos que não podíamos viver só do mercado interno e decidimos começar a ir a feiras e a visitar clientes. Com toda a informação recolhida tivemos a noção de que teríamos de evoluir muito”, assume Manuela Araújo. Consciente da necessidade de alargar horizontes, a Lemar lançou-se nos mercados externos há cerca de 30 anos. As fronteiras deixaram de ser nacionais e o objetivo passou a ser que os tecidos Lemar estivessem presentes em marcas de moda do mundo inteiro. A primeira grande aposta foi no mercado italiano, onde a empresa de Guimarães permanece até aos dias de hoje. A este juntam-se ainda os Estados Unidos, como um dos principais destinos das suas exportações, Reino Unido, França, Japão, entre outros.

Num mercado tão competitivo como este, marcar a diferença é fundamental. Para isso, a Lemar aposta num serviço diferenciado através do seu programa Stock Service que disponibiliza ao mercado as suas principais referencias de tecidos durante todo o ano. “Desta forma, podemos garantir tecidos já tingidos ou tecidos prontos para serem tingidos/estampados com ciclos de produção mais curtos e de acordo com o pedido dos nossos clientes”, esclarece. Para além disso, a introdução de tecidos técnicos para outerwear, mochilas, tote bags e ainda de malhas de rede, criaram condições para que a Lemar atingisse novos públicos-alvo e se mantivesse competitiva.

Qualidade made in Portugal
Por mais de oito décadas, a Lemar orgulha-se de produzir tecidos de alta qualidade com um serviço superior. Para isso, em todos os seus tecidos usam apenas fios premium certificados, como Bodyfresh™, Breeze™, Aquarius™, Greencel™, Cordura™, Coolmax™, Tactel™, Lycra Assured™, Ecoccare™, entre outros. Na verdade, a Lemar é uma garantia para o cliente de uma escolha criteriosa na seleção e na utilização das melhores matérias-primas, de um acompanhamento permanente e um controlo de qualidade em todas as etapas de produção até à entrega ao cliente. “A seleção de fornecedores acreditados, a gestão dos processos em toda a produção e a criação de valor garantem-nos resultados que se refletem junto dos clientes. Não podemos esquecer que a gestão da qualidade é um trabalho contínuo que devemos adotar sempre de acordo com o mercado”, afirma Manuela Araújo.

Para a Lemar, personalizar um desenho, uma cor, uma qualidade de tecido é responder eficazmente a um segmento, é criar notoriedade e diferenciar-se entre iguais. “A indústria 4.0 gerou novos perfis de compra e, se no passado as marcas impunham os seus artigos, hoje o mercado é direcionado ao consumidor. No fundo, ele é o protagonista do produto que quer adquirir e se assim é procuramos identificar necessidades que não estão a ser atendidas”, explica.

“Na Lemar a sustentabilidade não é uma tendência, mas uma convicção”
A verdade é que o têxtil português é considerado, por muitos, o melhor do mundo, quer em matéria-prima, quer em know-how. Para Manuela Araújo, num mercado cada vez mais competitivo e exigente, a atenção dada a cada pormenor é fundamental para marcar a diferença perante o cliente. “Procuramos responder proactivamente às suas expectativas e tentamos antecipar as necessidades com soluções inovadores, competitivas e com menor impacto ambiental”.

Ao nível de produção, a Lemar conta com teares de última geração que garantem um elevado nível de flexibilidade para pequenas e grandes séries, mas sempre em conformidade com os mais altos padrões de qualidade. A par da aposta constante na qualidade e na melhoria contínua dos produtos e serviços, para satisfação dos consumidores, a sustentabilidade é outra das grandes bandeiras da Lemar. “Assumir a responsabilidade pelo nosso meio ambiente não é uma opção, mas uma obrigação. Por isso, na Lemar a sustentabilidade não é uma tendência, mas uma convicção”.

Numa dinâmica de produção de tecidos sintéticos e artificiais, a Lemar tem procurado definir a sua estratégia na implementação do uso de mais recursos renováveis e fibras recicladas subscrevendo por esta via uma política de “Reduzir, Reusar e Reciclar”. “Mais do que um slogan é o que devemos fazer para reduzir a alarmante crise climática”. Neste contexto, importa destacar que a Lemar produz, há já alguns anos, tecidos feitos com fios produzidos a partir de plástico resgatado aos oceanos, ajudando assim a preservar os recursos naturais, limpar os oceanos e a diminuir a pegada ambiental. “Gradualmente procuramos incluir novos elementos que possam ser reproduzidos em escala e de forma credível. Fibras recicladas com decomposição acelerada é uma delas. Estima-se que o poliéster leve cerca de 300 anos para se decompor no ambiente. Os nossos tecidos com estas fibras reduzem drasticamente o período de decomposição para cerca de três a cinco anos quando colocados em aterros sanitários”, explica. A compra de tecidos feitos de fibras com menor impacto ambiental garante assim ao consumidor que está a comprar um produto de qualidade e “a comunicar um valor para além do preço”.

As mais de oito décadas de atividade, quatro gerações na liderança e a aposta constante na inovação fazem da Lemar um exemplo de sucesso com uma reputação sólida tanto a nível nacional como internacional. Para Manuela Araújo, “antecipar as necessidades dos nossos clientes com tecidos inovadores” continuará a ser o foco da empresa vimaranense que promete para o futuro continuar a fazer dos altos padrões de qualidade uma das suas principais premissas.