: Mais Magazine:: Comentários: 0

Hoje, é praticamente impossível ir até ao Algarve e não visitar um dos cinco espaços com a chancela “La Gioconda”. Com presença em Portimão e Loulé, o projeto que surgiu em 1991 é já uma referência obrigatória para os apreciadores de cozinha italiana que procuram desfrutar de um momento de descontração, sempre com boa comida à mistura. Venha daí e embarque connosco nesta aventura pelo melhor dos sabores da gastronomia italiana.

La Gioconda leva-o ao melhor da gastronomia italiana, mas não só

Nas mãos de João Monteiro há apenas cinco anos, a La Gioconda é já uma referência obrigatória no Algarve e o local ideal para saborear a excelência de pratos típicos italianos, entrada variadas, pastas, saladas, carnes, sem esquecer as pizzas confecionadas de forma tradicional e a partir de ingredientes de primeira qualidade, sempre frescos.

Para os amantes de pizza as escolhas são vastas, ou não fossem elas as estrelas da casa. Neste espaço, os clientes podem deliciar-se com a Pizza La Gioconda, Pizza da Vinci e Pizza Miguel Ângelo, todas elas cozidas em forno a lenha. Seja qual for a escolha, a qualidade e sabor únicos estão garantidos. “Nós confecionamos a nossa própria massa de pizza, com farinhas italianas de alta qualidade, os ingredientes são frescos e selecionados criteriosamente e todo o processo é controlado, de forma a garantir a elevada qualidade do produto final”, garante João Monteiro.

Mas para quem pensa que Itália é só sinónimo de pizza, o espaço sito na Praia da Rocha vem desmistificar esse conceito ao apresentar uma carta variada e atenta a todos os gostos. Com pratos como o Bife à La Gioconda, a Lasanha à La Gioconda, a Salada Gioconda e o Carpaccio de Salmão, o restaurante abre o apetite para outras degustações tipicamente italianas.

Está localizada em plena Praia da Rocha e é lá que, muito provavelmente, encontra a melhor pizza de Portimão. Falamos da La Gioconda Pizzaria & Trattoria que, desde 1991, coloca em cada prato os verdadeiros sabores e aromas da cozinha caseira e da cozinha tradicional italiana, gentilmente temperados com os melhores molhos e temperos típicos. Por entre paladares de massas, carnes, bons vinhos e de uma sangria bem fresca, e com uma atmosfera onde os sabores e aromas se misturam suavemente com as cores quentes e elegantes da sua decoração, a La Gioconda convida-o a desfrutar de um espaço único, com mais de três décadas de tradição.

Perante tanta diversidade fica difícil escolher o que provar. João Monteiro deixa-lhe algumas sugestões: “Para começar, um rotoli ou um pão de alho com queijo. Como prato principal sugiro a Pizza La Gioconda, o Fettucini Da Vinci ou ainda um Scalopini Marsalla”. Tudo isto, sempre bem acompanhado de um bom vinho algarvio ou da afamada sangria de frutos vermelhos. Para terminar em beleza, aconselha-se uma das muitas sobremesas caseiras, como o Tiramisú, a Panacotta ou os gelados de fabrico artesanal.

O La Gioconda é um clássico e um ícone algarvio. Com um espaço que prima pelo conforto num ambiente descontraído, é o sítio ideal para escapar à azáfama do dia-a-dia e desfrutar de um momento de descontração à mesa. “Temos tido uma atenção constante com a adaptação dos espaços trazendo o máximo conforto aos nossos clientes, mantendo a tradição de uma ementa de qualidade e o bom atendimento”, afirma João Monteiro. Da fórmula do sucesso faz também parte uma boa e profissional equipa hoteleira, sempre de sorriso no rosto e pronta a melhor servir os seus clientes.

Novos espaços, diferentes conceitos, a mesma qualidade

O sucesso do projeto ditou a abertura de um espaço La Gioconda em Loulé, em 2013, seguido do La Gioconda em Alvor, do Terraza by La Gioconda e ainda a Gelataria La Gioconda. Se por um lado o espaço de Loulé é em tudo idêntico à casa mãe, as três apostas que se seguiram apresentam conceitos diferentes que vieram agregar valor ao negócio, sem descurar a qualidade que lhe é intrínseca.

La Gioconda Alvor

Situado no centro desta vila piscatória, o espaço prima por um ambiente de requinte, com a chancela de qualidade “La Gioconda”. O ex-líbris gastronómico são as carnes premium, cuidadosamente servidas em parrillas, que podem ser degustadas quer no espaço interior, quer na esplanada ou varanda com vista para a ria.

Terrazza by La Gioconda

O Terrazza by La Gioconda diferencia-se por apresentar pratos bem conhecidos dos clientes e ainda uma seleção de hambúrgueres caseiros. Localizado em plena Praia da Rocha, o espaço permite apreciar o melhor da gastronomia numa esplanada com vista para o mar.

Gelataria La Gioconda

Criado pela necessidade de oferecer o melhor aos seus clientes e de ampliar a oferta de sobremesas, a Gelataria La Gioconda oferece alguns dos melhores gelados artesanais do Algarve. Aqui, pode deliciar-se com sabores como limoncello, tiramisú, Dom Rodrigo, entre muitos outros. Os crepes, waffles e churritos complementam a oferta deste espaço, também ele situado na Praia da Rocha.

Em retrospetiva, João Monteiro não podia estar mais satisfeito com o sucesso alcançado pelo projeto que abraçou. Para o futuro fica o desejo de “consolidar” o negócio e de continuar a fazer da qualidade o ingrediente secreto de todos os espaços “La Gioconda”.