: Mais Magazine:: Comentários: 0

A evolução dos sistemas de Gestão Técnica Centralizada (GTC) para os atuais SACE – Sistemas de Automação e Controlo de Edifícios ocorre com a mais recente legislação, nomeadamente o Decreto-Lei n.º 101-D/2020 e a Portaria n.º 138- I/2021, que os definem e impõem como requisito nos edifícios de serviços novos e nos que são alvo de remodelação. Esta obrigatoriedade está dependente da potência térmica instalada e terá de ser cumprida até 31 de dezembro de 2025. São também definidos os requisitos mínimos de eficiência energética dos SACE segundo a norma EN 15232, sendo obrigatória a implementação de sistemas de Classe A a partir de 1 de janeiro de 2025.

Os SACE integram cada vez mais sistemas, como iluminação, AVAC e qualidade do ar, segurança, energia, etc. Estes efetuam a recolha e tratamento de dados e implementam rotinas que visam o funcionamento integrado e eficiente do edifício, essenciais para a obtenção de certificações energéticas como é o caso do LEED ou BREEAM.

A pandemia global vivida desde 2020 levou a que os responsáveis pelo projeto de edifícios passassem a valorizar cada vez mais soluções que visem o bem-estar do ser humano, não se limitando apenas a disponibilizar um sistema de comando, mas criando uma solução totalmente integrada que opera em sincronia com todos os sistemas de comando e controlo para alcançar resultados orientados para o conforto dos ocupantes, mas também para a poupança energética, fator crítico nos dias de hoje, dado o custo energético.

No caso da iluminação, o protocolo DALI64 impulsiona a simplicidade do plug-and-play no controlo e regulação da temperatura de cor para melhor corresponder à utilização do edifício e às condições de iluminação exterior. No que toca à climatização e à qualidade do ar, surge a necessidade de avaliarmos os níveis de dióxido de carbono (CO2), dos compostos orgânicos voláteis (VOC) e da concentração de partículas nocivas PM2.5 e PM10.

A Infocontrol | Soluções para as novas necessidades dos SACE

A Infocontrol, empresa especialista em soluções e sistemas SACE, dispõe de uma vasta gama de equipamentos de fabrico europeu e desenvolve soluções customizadas, dispondo de equipa de engenharia interna com vasta experiência no setor, assegurando todos os requisitos definidos pela legislação e as expetativas de ROI. Oferecemos a valorização e garantia de funcionamento dos sistemas ao longo dos anos através de serviços de manutenção e contratos de assistência técnica.

Características das soluções Infocontrol que vão ao encontro destes requisitos:

 • Soluções multiprotocolo, escaláveis e modulares;

 • Enfoque na cibersegurança dos dados e dos sistemas a controlar;

 • Integração em software de supervisão;

 • Gestão de CVE / OCPP;

 • Portal de consumos;

 • Suporte para Certificação ISO:50001;

Somos especialistas na nossa área. Consulte-nos, temos a solução que procura.