: Mais Magazine:: Comentários: 0

A APIO – Associação Portuguesa da Indústria de Ourivesaria foi fundada em 1941, tem a sua sede em Lisboa e âmbito nacional. É uma associação privada, sem fins lucrativos, que tem como principal objetivo a defesa e promoção das atividades do setor de ourivesaria que representa e, em particular, dos seus associados, a nível nacional e internacional.

Na presente edição da Portojóia a APIO dará a conhecer publicamente as peças candidatas ao 14.º concurso de ourivesaria promovido pela Associação e que, este ano, tem como tema o Ano Internacional do Vidro contando com as parcerias institucionais do Museu do Vidro da Marinha Grande – Câmara Municipal da Marinha Grande e da Associação dos Industriais do Vidro de Embalagem para além das já habituais parcerias com a JoiaPro e com o Espaço Sarmento da Ourivesaria Sarmento. É uma iniciativa enquadrada no Ano Internacional do Vidro e premiará o autor da peça vencedora com 500 euros. Este concurso tem como objetivo distinguir pela criatividade, inovação e design peças de joalharia e ourivesaria originais e é uma forma de promover a ourivesaria.

É ainda uma incógnita o que nos reservará a Portojóia 2022 depois de um interregno de dois anos consecutivos pelos motivos sobejamente conhecidos, existindo algum otimismo mas contido pois o sector não passou naturalmente incólume aos períodos de confinamento que enfrentou e sem que ainda se tenha saído da crise causada pela pandemia de covid-19 vê-se a braços, tal como todos os sectores, com o aumento generalizado dos preços de produção e com a crise energética com um impacto ainda desconhecido em toda a sua dimensão. Contudo o sector continua a produzir peças de ourivesaria com a paixão e qualidade que se lhe reconhece e continua a atrair para o sector novas gerações de ourives e joalheiros com a consequente renovação de um sector que é sempre um dos primeiros a entrar em crise e um dos últimos a dela sair dada as características dos produtos finais que são colocados no mercado e, evidentemente, o poder de compra da população que, como sabemos, se encontra atualmente a ser seriamente abalado. A Associação tem aliás prestado todo o apoio técnico a estes novos criadores, desde que sejam seus associados, de forma gratuita, na obtenção do licenciamento da sua atividade, tarefa que nem sempre se afigura muito simples.