: Mais Magazine:: Comentários: 0

No ano em que se assinalam os 35 anos da Bandeira Azul, o Município de Lagos conta com três praias distinguidas. Da lista de galardoados fazem parte as Praias da Luz, Porto de Mós e Meia Praia, reconhecidas, em mais uma edição, pelo cumprimento de rigorosos critérios ambientais, educacionais, de segurança e acessibilidade.

A situação geográfica do concelho de Lagos está na origem da sua atratividade desde tempos imemoriais. O mar foi durante muitos séculos a principal via de comunicação, dando origem a importantes descobertas e rotas comerciais, mas foi também a fonte de sustento dos lacobrigenses, através da pesca e da indústria conserveira. Hoje, em pleno séc. XXI, o mar continua a ser o principal motor de desenvolvimento da atividade económica local, caracterizando a sua oferta turística e constituindo o motivo pelo qual, ano após ano, são cada vez mais os que visitam este concelho, mas também aqueles que decidem tornar Lagos o seu local de residência habitual. Dito isto, a proteção e preservação dos recursos naturais é, neste contexto, uma questão vital, norteando muitas das políticas municipais, como nos explica Hugo Pereira, Presidente do Município: “A candidatura à atribuição da Bandeira Azul decorre da estratégia de afirmar Lagos como um concelho cada vez mais sustentável, contribuindo decisivamente para isso um sistema de planeamento e gestão territorial que equilibra a criação de infraestruturas para um turismo de excelência com a adoção de boas práticas ambientais e a valorização do patrimônio natural”.

Município caminha lado a lado com a sustentabilidade

Lagos conta nesta edição com três praias galardoadas – Luz, Porto de Mós e Meia Praia – que foram, uma vez mais, reconhecidas com o maior símbolo de qualidade ambiental, fruto dos esforços e recursos investidos ao nível da gestão ambiental e equipamentos, mas também da informação e sensibilização. “Temos plena consciência de que a Bandeira Azul hasteada nas praias de Lagos representa um fator acrescido de competitividade para este destino balnear. Por isso, não poupamos esforços nem recursos para garantir esta distinção”, afirma o autarca. Na prática, são empregues pelo município avultados recursos financeiros na limpeza das zonas balneares, nas acessibilidades, no apoio ao dispositivo de assistência aos banhistas, mas também em atividades de envolvimento da população que começam muito antes da abertura oficial da época balnear. “Durante a época balnear dinamizamos a ‘Lagos na Onda do Verão’, uma campanha de sensibilização e edução ambiental que percorre, nos meses de julho e agosto, todas as praias do concelho”, explica. Integrando um quiosque informativo que serve de base à realização de atividades lúdicas e exposições temáticas, estas iniciativas têm como público-alvo preferencial as crianças, procurando, através destas, chegar a todas as faixas etárias. No entanto, o trabalho de consciencialização dos cidadãos não se esgota neste período, uma vez que ao longo de todo o ano são promovidas outras atividades de sensibilização ambiental em estreita relação com os agentes educativos e envolvendo a comunidade em geral. “No ano passado Lagos foi distinguido como ‘Município Mais Azul’, um prémio de reconhecimento pelo desempenho nas atividades de educação ambiental, realizadas no âmbito do Programa Bandeira Azul 2020, num contexto especialmente adverso devido às restrições ditadas pela pandemia. Fomos igualmente um dos seis municípios premiados na edição 2021 do projeto ‘O Mar Começa Aqui’ por ter mobilizado as escolas do concelho para a execução de pinturas de sarjetas na envolvente dos respetivos estabelecimentos escolares”, confidencia.

O reconhecimento das políticas municipais de sustentabilidade aqui desenvolvidas tem vindo também por via do projeto ECO-XXI, promovido pela Associação Bandeira Azul da Europa, em que o município participa desde o seu início. Nos últimos dois anos a candidatura de Lagos obteve os melhores resultados de sempre, posicionando-se no escalão dos 70 a 80%. “Em 2020 os 78,5% obtidos deram-nos o 11º lugar do ranking nacional e o 1º na região do Algarve, alcançando uma pontuação bem acima da média nacional”.

O apoio a ações de voluntariado para recolha de lixo realizadas no âmbito do Dia Internacional da Limpeza Costeira e de outras datas comemorativas, a dinamização de um concurso de fotografia digital, a campanha municipal “Zero Beatas – um segundo a chegar ao chão, cinco anos a sair do mar” e o apoio logístico ao projeto “A pesca por um mar sem lixo” promovido pela Docapesca, são outros exemplos da diversidade de ações que têm sido realizadas em Lagos para ajudar a formar uma consciência ambiental forte e uma cidadania cada vez mais ativa.

Nos 35 anos da Bandeira Azul muitos têm sido os temas das campanhas anuais. À semelhança de 2021, este ano o programa continuou a trabalhar na “Recuperação dos Ecossistemas”. Um compromisso também assumido pelo município algarvio, refletido no Plano Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas de Lagos (PMAAC-L), instrumento que o município dispõe desde 2019, e que permite avaliar e reduzir as vulnerabilidades deste território, elencando um vasto conjunto de medidas de adaptação às alterações climáticas que são também decisivas para a recuperação dos ecossistemas.

Este verão, mas não só, visite Lagos

Lagos é um daqueles lugares que nos convidam a longos passeios, sempre com o mar como cenário de fundo. A costa algarvia na zona de Lagos é um autêntico prodígio da natureza. A sua longa extensão faz com que tenha grande oferta e variedade de praias, algumas delas, consideradas por muitos, das mais bonitas do mundo. Agora que a época balnear está prestes a iniciar, Hugo Pereira deixa-lhe, uma vez mais, o convite para conhecer algumas das melhores praias de Portugal: “Quero aproveitar esta oportunidade e renovar o convite para que nos visitem não apenas no verão, mas em qualquer altura do ano. Aos atributos estéticos das nossas praias somam-se a limpeza, a vigilância, a segurança e a inclusão, uma vez que temos quatro zonas balneares com bandeira “Praia Acessível”, devidamente equipadas com cadeiras anfíbias e as necessárias acessibilidades. Mas Lagos é também animação cultural, alojamento turístico qualificado, boa gastronomia, animação noturna, atividades marítimo-turísticas, náutica, golfe, natureza, desporto, entre tantos outros motivos que justificam um constante regresso”.

Praia do porto de Mós