: Mais Magazine:: Comentários: 0

Com mais 40 anos de existência, a Escola Superior Artística do Porto (ESAP) tem como entidade instituidora a Cooperativa de Ensino Superior Artístico do Porto (CESAP). Localizada no centro do Porto – património da humanidade – a ESAP é hoje um espaço de incentivo à investigação e de encontro entre artistas, teóricos, investigadores, curadores ou outros profissionais, nacionais e internacionais. Ocupa hoje, no território das artes e arquitetura, um crescente reconhecimento dos seus pares.

Nestas quatro décadas de atividade, a ESAP tem vindo a marcar a sua presença no panorama cultural e educativo de modo abrangente e variado,
organizando conferências e seminários nacionais e internacionais, exposições, mostras de filmes, encontros e outras atividades abertas a toda a comunidade local e nacional. O mérito e prestígio desta instituição é atualmente reconhecido pelos seus pares, das artes e da arquitetura, não só a nível nacional, como também internacional.

Atualmente, a ESAP compreende na sua oferta formativa cinco Licenciaturas, três Mestrados, incluindo um Mestrado Integrado em Arquitetura, e vários cursos de Pós-graduação, articulando múltiplas áreas do ensino das artes que geralmente funcionam de maneira autónoma, tanto do
ponto de vista institucional, como do ponto de vista dos espaços físicos da aprendizagem. Graças a este carácter interdisciplinar, que permite aos alunos a exposição a diversas áreas da prática artística, a ESAP disponibiliza uma oferta formativa e experiência de ensino única a nível nacional.

Investigação

A ESAP é um espaço de incentivo à investigação e de encontro entre artistas, teóricos, investigadores, curadores ou outros profissionais, nacionais e internacionais, tanto internos, como externos à instituição. A Investigação na ESAP é realizada através dos seus departamentos
e unidades de Investigação. O Centro de Estudos Arnaldo Araújo (CEAA), unidade reconhecida e financiada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, organiza-se em quatro grupos de investigação: Estudos de Arquitetura, Estudos de Cinema e Arte e Estudos Críticos e o recém formado, Estudos de Artes Performativas. Neste contexto importa também referir o Laboratório de Investigação em Arquitetura e Design
(LIAD), que enquadra e desenvolve atividades artísticas, científicas e de desenvolvimento tecnológico nas áreas disciplinares da Arquitetura, Construção e Urbanismo. A Investigação na ESAP decorre ainda no âmbito dos departamentos de Arquitetura, Artes Visuais, Teatro e Cinema e Teoria e História que financiam anualmente projetos exploratórios de curta duração que envolvem alunos, docentes e investigadores.

Neste âmbito, a integração dos alunos nas equipas dos grupos e projetos de investigação passa pela atribuição de bolsas de Iniciação à Investigação (alunos de 1º Ciclo) e de Investigação (alunos de 2º Ciclo), bem como através de Estágios Creditados de Investigação (ECI). Para
além disso, o CEAA acolhe também bolseiros de doutoramento, pós-doutoramento e investigadores e estudantes de doutoramento internacionais para estadias de investigação.

Parcerias e Protocolos

A ESAP é uma escola associada da UNESCO e tem vindo a estabelecer diversos protocolos nacionais e internacionais com universidades e outras instituições de carácter artístico e cultural. Importa destacar a estreita ligação que a instituição mantém com a vida cultural e artística da cidade do Porto. Para além de organizar atividades regulares abertas a toda a comunidade, como as já referidas, organiza também a Mostra Internacional de Filmes Escolares de Cinema, e participa em vários eventos integrantes da vida cultural do Porto, como por exemplo o Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica (FITEI). A internacionalização da escola articula-se através de uma rede de parcerias com instituições internacionais de ensino e de investigação, sediadas na Europa e América do Sul. É a consolidação dessa rede que permite à ESAP disponibilizar ao mercado duas pós-graduações em regime misto (blended learning) em parceria com a Critical Concrete e o New Center of Research & Practice.

Novas instalações já em 2022

A qualidade do seu corpo docente e do ensino ministrado, o acompanhamento personalizado do processo de formação/ informação, a ligação escola/meio, em permanente expansão, fazem da ESAP uma instituição de prestígio, onde faz sentido estudar, preparando cada aluno para as exigências de hoje e de amanhã.

Atenta às necessidades da sua comunidade educativa, a ESAP encontra-se atualmente em processo de mudança para as novas instalações, criadas de raiz, para potenciar o ensino das artes. Um marco importante, não só para a vida da instituição, mas também para o ensino das artes em Portugal. Com esta mudança para um espaço com, praticamente, o dobro da área total até hoje existente, os alunos vão beneficiar de um maior espaço e poder usufruir de novos equipamentos e áreas de estudo e investigação, através de um espaço mais acessível e integrado. Na sua estratégia para o futuro a ESAP contempla, não só o alargamento da sua oferta formativa, bem como a consolidação da rede de parcerias estabelecidas, de modo a melhor responder aos desafios que a atualidade vai impondo no ensino das artes.