: Mais Magazine:: Comentários: 0

O Agrupamento de Escolas de Muralhas do Minho tem uma vasta experiência na lecionação de Cursos Profissionais, tendo estabelecidas várias parcerias com o tecido empresarial da região, Câmara Municipal de Valença, Escola Superior de Ciências Empresariais de Viana do Castelo e entre vários stakeholders externos.

No ano letivo de 2020/21, a oferta de cursos profissionais contemplou uma turma mista: Técnico de Eletrónica, Automação e Computadores e Técnico de Logística. De igual modo, no presente ano letivo de 2021/22, a oferta de cursos profissionais contemplou também uma turma mista: Técnico de Eletrónica, Automação e Comando e Técnico de Comunicação e Serviço Digital.

O Agrupamento assume o seu compromisso com vista ao alinhamento do sistema de garantia da qualidade no âmbito do Quadro EQAVET, procurando melhorar continuamente a oferta de EFP. Como resultado deste esforço os selos de conformidade chegaram em julho de 2020 e novembro de 2021.

Ainda neste âmbito, o Agrupamento candidatou-se à acreditação do programa Erasmus+, ação-chave 121, setor Ensino e Formação Profissional – VET (Vocational Education and Trai-ning), o qual obteve aprovação em 24 de setembro de 2021.

A nível internacional o Agrupamento tem potenciado oportunidades, usando a rede internacional do programa Erasmus+, ação-chave 2, o qual permite aos alunos vivenciar boas práticas, incorporando-as posteriormente nas empresas. Registou-se a participação neste programa tanto de alunos do Curso de Técnico(a) de Vendas e do Curso de Técnico(a) de Eletrónica, Automação e Computadores/Logística bem como professores, tendo sido as últimas mobilidades físicas, em março de 2022. Há vários anos, o Agrupamento participa em projetos Erasmus+, Etwinning e Escola Embaixadora do Parlamento Europeu, tendo ganho várias distinções e selos de qualidade.

Com base no interesse do tecido empresarial local, regional e transfronteiriço e com base no trabalho elaborado pelo Serviços de Psicologia e Orientação do Agrupamento, onde diagnostica os interesses e necessidades formativas dos alunos que o Agrupamento pretende, para o próximo ano letivo 2022/23, a abertura de duas turmas mistas, a saber: Técnico(a) de Restaurante/Bar e Técnico(a) de Gestão de Equipamentos Informáticos; e Técnico(a) de Instalações Elétricas e Técnico(a) de Qualidade.