: Mais Magazine:: Comentários: 0

O Agrupamento de Escolas de Cister é composto por 23 estabelecimentos de ensino que partilham um projeto educativo comum, focado no sucesso académico e profissional e no desenvolvimento das diversas dimensões dos seus alunos. Fique a conhecê-lo um pouco melhor nesta edição.

O Agrupamento de Escolas de Cister, constituído em 2012, é um “gigante” que agregou a Escola Secundária D. Inês de Castro e três agrupamentos já existentes no concelho: o Agrupamento de Escolas D. Pedro I, o Agrupamento de Escolas Frei Estêvão Martins e o Agrupamento de Escolas de Pataias. Desta fusão, resultou um corpo escolar que integra um total de 23 escolas, de tipologias e dimensões diversas e que dá cobertura a uma área geográfica de cerca de 60% do território do concelho, servindo uma população estudantil de 3510 alunos e contemplando diversas ofertas formativas que vão do Pré-escolar à Educação e Formação de Adultos.

Com uma oferta educativa de excelência o Agrupamento de Escolas de Cister tem como visão ser reconhecido como uma organização de referência pelo serviço educativo prestado, pela diversidade de percursos formativos que oferece, bem como pelos projetos e estratégias inovadoras que desenvolve. Recorrendo ao horizonte de autonomia oferecido pelo Decreto-Lei 55/2018, de 6 de julho, o Agrupamento de Escolas de Cister criou disciplinas, mas também projetos inovadores com vista ao desenvolvimento global do perfil de competências previstas no PASEO, focadas nas dimensões práticas, experimentais e artísticas. Disso exemplo são os projetos, “Saber em Aç@o”, destinado ao 1.º Ciclo do Ensino Básico, “Turma em Projeto”, lecionada por diferentes docentes e de diferentes formações, ou ainda o projeto “Oficina da Língua”, para reforço da aprendizagem da LE-II. No âmbito da participação na vida da escola e assunção de responsabilidades merecem ainda destaque os projetos “10 Minutos a Ler”, “Clássicos em Rede”, ou o projeto “Miúdos a Votos”, a que se junta ainda, já no âmbito da solidariedade, o projeto “Ginásio do Empreendedor”.

Selo de Conformidade EQAVETO

Agrupamento de Escolas de Cister é certificado com o Selo de Conformidade EQAVET, atribuído pela Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional, que comprova que o Ensino Profissional promovido pelo agrupamento está alinhado com as políticas europeias, nacionais, regionais e locais para a Educação e Formação Profissionais. Para Manuela Lourenço, Diretora, ser uma organização reconhecida pelo Selo EQAVET com o alinhamento avançado é muito importante. “Em todo o processo de preparação para a candidatura ao selo conseguimos denotar reconhecimento positivo pela comunidade em que se insere, com enfoque na qualidade da educação e formação que ministra, na preparação de cidadãos autónomos, responsáveis, democráticos, ativos, solidários e sensíveis ao valor estratégico da mudança e da aprendizagem ao longo da vida”.

Atentando à mudança e às oportunidades de desenvolvimento e de melhoria, o Agrupamento de Escolas de Cister tem procurado a cada ano letivo acompanhar a inovação pedagógica, através do desenvolvimento e introdução de novas metodologias de ensino, preparando os alunos para o exercício de uma cidadania ativa, articulando as diferentes lideranças intermédias, incentivando à participação na escola dos diferentes atores educativos, ou ainda reforçando a abertura do agrupamento à comunidade. Tudo com um único e simples objetivo: promover uma educação de qualidade, capaz de formar para o futuro cidadãos ativos e participativos.