: Mais Magazine:: Comentários: 0

Promover a formação e o desenvolvimento integral da criança, tendo em vista o seu futuro envolvimento na sociedade como ser autónomo livre e solidário, é a principal missão do Colégio Centro de Bem-Estar (CBE) que promove há mais de 125 anos um ensino de excelência, alicerçado nos valores morais, cívicos e humanos da fé em Cristo.

O Colégio CBE, como é carinhosamente conhecido na comunidade escolar, foi fundado em 1893, pelas Franciscanas Missionárias de Nossa Senhora, sendo atualmente um dos quatro colégios propriedade da Congregação. Atualmente, o CBE dispõe de uma Casa de Acolhimento para 35 meninas e de um externato misto com dois níveis de ensino: educação pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico, frequentado por cerca de 300 crianças.

Um projeto dinâmico e inovador

Com uma oferta educativa de excelência, o Colégio CBE cumpre o currículo definido pelo Ministério da Educação, mas é também orientado pelas particularidades decorrentes do ideário das Franciscanas Missionárias de Nossa Senhora, assumindo assim uma missão educativa a partir de valores morais, cívicos e humanos, inerentes a um projeto de vida inspirado na fé em Cristo. Com um compromisso educativo que assenta no
acolhimento, no espírito de família, no diálogo, na simplicidade, na alegria e no desenvolvimento integral de cada educando, o CBE procura estabelecer um equilíbrio entre este conjunto de atitudes e valores, e o desenvolvimento de competências nos diferentes domínios de aprendizagem.

Atento à evolução e crescimento dos seus alunos, o CBE procura concretizar um projeto pedagógico global que assegura uma transição harmoniosa entre os dois níveis de ensino, pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico.

Sendo uma instituição de ensino católica, o Colégio CBE proporciona aos seus alunos um percurso de aprendizagem enriquecedor, através de projetos e iniciativas pedagogicamente inovadoras. Neste contexto, importa referir iniciativas como o Projeto de Solidariedade “Espalha Sorrisos”, que envolve toda a comunidade escolar, o Projeto “Pais, música e movimento”, que promove a participação dos pais numa atividade dinâmica e criativa com os seus filhos, o Projeto “Melhor rimar, para melhor aprender!”, criado com vista a desenvolver competências da consciência fonológica, o Projeto CBEmoções que visa o desenvolvimento emocional das crianças, o Projeto SoÚnico que trabalha as diferenças e a inclusão em contexto educativo.

Esta é assim uma instituição que prepara os alunos para o futuro, através de um ensino inovador e diferenciado, proporcionando-lhes uma grande variedade de experiências também no âmbito das atividades de enriquecimento curricular que inclui: Ballet, Natação, Teatro, Piano, Karaté, Xadrez, Futebol, Dança, Basquetebol, Violino, Guitarra, Coro. A qualidade das suas instalações (ginásio, piscina, campo de jogos) e os
amplos espaços exteriores possibilitam a sua frequência no colégio.

Um dinamismo que o CBE quer ver reforçado e melhorado em cada ano letivo, contando para isso com o empenho e profissionalismo de todos os seus colaboradores na contínua promoção da qualidade educativa do colégio. Para o futuro fica ainda o maior projeto de todos, a concretização de um sonho antigo: aumentar a oferta educativa, passando também a disponibilizar a oferta de creche e 2.º Ciclo do Ensino Básico. Com uma equipa trabalhadora e empenhada, falta agora dar o próximo passo: crescer, em valências e em número de alunos.