: Mais Magazine:: Comentários: 0

O Externato de Santa Margarida orienta a sua ação educativa de forma a proporcionar à comunidade escolar uma formação integral que inclua o desenvolvimento de todas as faculdades humanas do educando, com base nos valores humanos e cristãos, segundo a filosofia de Francisco de Assis. Uma instituição de referência na criação de uma sociedade mais justa, solidária, humana e inclusiva, que vale a pena conhecer nesta edição.

Para falarmos da história deste estabelecimento de ensino privado é necessário recuar a outubro de 1968. Foi por esta altura que começou a funcionar, na Quinta da Azenha, o Externato de Santa Margarida, em resposta aos insistentes e inúmeros pedidos das famílias da região, junto da Irmã Benigna Cerejeira, para que se criasse um Jardim Infantil. Hoje, 54 anos depois, o Externato de Santa Margarida é um estabelecimento de ensino de referência nacional, que compreende os níveis de educação pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico.

Orientado pelos princípios do ideário das Franciscanas Missionárias de Nossa Senhora, o Externato de Santa Margarida assume uma missão educativa a partir de uma matriz franciscana, promovendo uma formação humana, em todas as suas dimensões, e o desenvolvimento integral dos alunos, fomentando o trabalho cooperativo, a qualidade, a exigência, o respeito, o dever e a responsabilidade. “Como temos o privilégio de conviver diariamente com as Irmãs Franciscanas Missionárias de Nossa Senhora, conseguimos, com proximidade, vivenciar o espírito Franciscano”, começa por explicar Liliana Cunha, Diretora Pedagógica. Em linhas gerais, uma matriz de pedagogia franciscana permite o entendimento de uma educação centrada na experiência cristã de Francisco de Assis. Nesse sentido, são linhas mestras da pedagogia do Externato de Santa Margarida a atitude de serviço, a vivência ativa e comprometida das virtudes teologais (fé, esperança e caridade), a partilha da alegria e da sabedoria e a humildade. O facto de o Externato pertencer a uma Congregação, composta por várias Instituições, possibilita-lhe usufruir de uma partilha de experiências e visões para o crescimento da sua missão educativa, como nos explica Liliana Cunha: “Conseguimos definir a nossa atuação tendo uma visão estratégica mais consistente e apoiada em diferentes realidades. Através do apoio e ligação entre as diferentes Instituições, conseguimos ter um intercambio de atividades realizadas através da mesma metodologia e seguindo os mesmos valores”. Atualmente, tendo em consideração os desafios educativos emergentes, esta ligação à Congregação das Irmãs Franciscanas Missionárias de Nossa Senhora, faculta ao Externato orientações pedagógicas e linhas de ação claras que possibilitam novas propostas educativas e modelos alternativos de gestão pedagógica e administrativa. “Para além desses valores temos sempre em consideração o contexto da nossa Comunidade Educativa e os valores que escolhemos promover: liberdade, igualdade, verdade, justiça, solidariedade, paz, ecologia e desenvolvimento”, esclarece.

No Externato de Santa Margarida, para além de todas as componentes curriculares fundamentais para o desenvolvimento cognitivo de cada aluno existe um empenho diário, de toda a equipa, para o desenvolvimento das skils sociais. Este empenho traduz-se numa visão centrada na individualidade do aluno, que, mais que uma pedagogia, é uma forma de estar. “Procuramos proporcionar aos alunos não só os conhecimentos científicos, mas também valores para que sejam no futuro cidadãos conscientes, críticos, integrados na sociedade e abertos à universalidade cultural. Educamos na responsabilidade, na verdade, no respeito pelo outro e na ajuda mútua”.

O Externato de Santa Margarida carateriza-se ainda pelo dinamismo que imprime em inúmeros e inovadores projetos. “Este ano letivo, no âmbito do Projeto Curricular de Escola, todos os alunos do E.S.M. estão a explorar o tema “Experienciar-TE” que visa destacar a importância das atividades de carácter experimental no processo ensino – aprendizagem”. Não podíamos concluir sem referir o mais recente e motivador
projeto: a construção de um novo edifício escolar. Com o nascimento deste empreendimento, o Externato de Santa Margarida passará a ter uma oferta educativa desde o pré-escolar até ao 2º ciclo do ensino básico.