: Mais Magazine:: Comentários: 0

A Freguesia de Rio Tinto, que integra a cidade de Rio Tinto faz parte do concelho de Gondomar. Herdou o nome do ribeiro que atravessa a freguesia, havendo mesmo uma lenda que explica o seu topónimo. Faz fronteira direta com o Porto, cidade com a qual tem também uma forte ligação, facilitada pelo Metro. Rio Tinto é hoje um polo dinamizador da região. Fique a conhecê-la um pouco melhor pela voz e testemunho do Presidente da Junta de Freguesia, Nuno Fonseca.

Com sete freguesias, o Concelho de Gondomar é um território de muitas semelhanças, mas também de muitas diferenças. Hoje, mais do que nunca, Rio Tinto assume um relevo importante na dinâmica de freguesias que compõem este município do Norte de Portugal. É a maior freguesia do concelho, em termos populacionais, a mais urbana e a que tem a maior estrutura organizativa. “Esta realidade traz-nos mais responsabilidade e a obrigação de sermos mais dinâmicos, mais arrojados e, de alguma forma, abrirmos caminho”, assume o edil.

Presidente da Junta de Freguesia desde 2013, Nuno Fonseca abraça o terceiro e último mandato à frente dos destinos desta freguesia nortenha com a mesma dedicação e empenho característicos dos últimos oito anos de liderança. “Considerando as inúmeras alterações que conseguimos implementar em Rio Tinto e na estrutura organizativa da autarquia, nomeadamente com novos serviços, novas competências e novos colaboradores, o principal objetivo deste mandato é terminar estas alterações e criar as bases sólidas para que quem vier a seguir possa receber uma autarquia mais implementada e dedicar-se a novos projetos e objetivos em prol da freguesia e da comunidade”.

A importância da proximidade
Dinamismo e dedicação têm sido palavras de ordem de um executivo que se quer próximo de todos os fregueses, como reconhece Nuno Fonseca: “É esta proximidade que caracteriza as autarquias, mas acima de tudo, que caracteriza as freguesias. Em Rio Tinto sempre encarámos esta proximidade como a nossa principal função e responsabilidade”. Um posicionamento que assumiu especial importância durante um dos períodos mais desafiantes. Perante a situação de emergência provocada pela Covid-19, as Juntas de Freguesia mantiveram-se na linha da frente no combate à atual pandemia, reforçando a importância do Poder Local e, acima de
tudo, “a importância da existência deste órgão autárquico de proximidade”. “Estivemos na linha da frente desde a primeira hora e fomos reagindo à medida que as dificuldades e as necessidades iam aparecendo, sempre com uma resposta pronta e eficaz, mas acima de tudo com uma resposta de proximidade”, esclarece o presidente, que acrescenta ainda: “Desenvolvemos um pouco de tudo, desde desinfeção de espaços públicos e arruamentos, oferta de equipamentos de proteção individual à população e às entidades públicas, apoio alimentar com a entrega de cabazes e/ou de refeições quentes, identificação dos idosos para a vacinação, transporte de idosos para a vacinação, entre muitos outros exemplos que podiam ser dados”.

“Rio Tinto Somos Todos Nós”
Aproveitando a oportunidade, Nuno Fonseca não esqueceu de deixar uma mensagem especial a toda a população, cuja maior força e qualidade é a união. “Somos uma grande comunidade, constituída por várias dezenas de milhares de habitantes, com dezenas de coletividades e escolas, e cujas qualidades individuais se fundem num enorme coletivo, que diariamente nos transforma numa comunidade de excelência”.