: Mais Magazine:: Comentários: 0

Fátima comemora o 25.º aniversário de elevação a cidade dia 12 de julho deste ano. As comemorações arrancaram em fevereiro e incluem uma caminhada, um festival de música clássica, um festival gastronómico, um mercado de produtores locais, entre outras iniciativas. O presidente da Junta de Freguesia, Humberto Figueira da Silva, considera 2022 – ano das Bodas de Prata como cidade – um ano “especialmente importante para a retoma da vivencia da freguesia”.

Fátima religiosa, Fátima histórica, Fátima urbana, Fátima rural. De inúmeras perspetivas se pode abordar esta freguesia. A geografia física seria transposta pela geografia humana, por sua vez continuada pela geografia religiosa a partir de 1917, data em que
aquela Fátima inóspita e alimentada com o pouco extraído da pastorícia e da agricultura de sequeiro foi palco de aparições da Nossa Senhora a três pastorinhos. A dimensão do culto levou à construção de uma basílica em 1928 na Cova da Iria e desencadeou a fixação de gentes que enveredaram pelo comércio, restauração e hotelaria, em resposta às solicitações dos peregrinos. Em 1977 Fátima recebe o título de vila e em 1997 é eleita segunda cidade do concelho. Hoje, 25 anos depois, a pequena cidade de Fátima é o mais importante santuário católico de Portugal e atrai anualmente cerca de quatro milhões de peregrinos.

Situada no centro de Portugal e inserida na paisagem protegida do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, Fátima tem à espera de quem a visita um rico património histórico, etnográfico, paisagístico e gastronómico, como nos confidencia Humberto Silva: “A região de Fátima tem, na verdade, muito para oferecer e torna-se difícil em poucas palavras descrever tudo”. Na Idade Média, Fátima foi uma zona fronteiriça durante a reconquista cristã nos séculos XII a XIV, pelo que é imprescindível uma visita aos castelos de Ourém (com uma história riquíssima), Leiria e Porto de Mós. Um outro roteiro histórico permite fazer a ligação do Convento de Cristo em Tomar ao Mosteiro da Batalha e ao de Alcobaça. Numa história mais recente não pode faltar a visita ao Santuário de Nossa Senhora da Ortiga; à aldeia de Aljustrel, onde viveram os três Pastorinhos; aos Valinhos e obviamente ao Santuário de Fátima. “Enquadrados na Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros e com um dos maiores trilhos de Dinossauros de Portugal no Bairro, temos circuitos pedestres e de Natureza, que percorrem algumas das nossas aldeias, bem como um novo trilho de Trail”, afirma o edil. É também na região que podemos encontrar as Grutas de Mira de Aire, uma das 7 maravilhas de Portugal. Motivos não faltam para visitar este território e as celebrações dos 25 anos de elevação a cidade são mais um pretexto para rumar até à “Cidade da Paz”. “Acredito que 2022, ano das Bodas de Prata como cidade, será um ano especialmente importante para a retoma da vivencia da freguesia”. Os eventos organizados pela Junta de Freguesia em parceria com a Câmara Municipal de Ourém, os calendarizados pela Paróquia, pelo Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Fátima e pelas associações locais irão envolver toda a população fatimense, forças vivas da terra, empresas, comércio, bem como também as de quatro freguesias confinantes, Atouguia, Nossa
Senhora das Misericórdias, São Mamede e União de Freguesias de Santa Catarina e Chainça. “Será, sem qualquer dúvida, um forte incentivo para que nos venham visitar”.