: Mais Magazine:: Comentários: 0

É em Guimarães que encontramos a mais antiga produtora de têxteis-lar portuguesa, a Sampedro. A especialista em roupa de cama, a que junta toalhas de mesa e felpos, assinalou em 2021 o seu centenário e continua nas mãos da mesma família, passando de geração em geração. Nesta edição, damos-lhe a conhecer esta empresa 100 por cento portuguesa que é um incontornável exemplo de sucesso e resiliência no mercado nacional.

É a mais antiga produtora de têxteis-lar portuguesa em atividade e, tal como muitas outras, nasceu em Guimarães numa altura em que o setor dos têxteis começava a ganhar fôlego naquela região. Os anos 20 do século passado estavam a começar e a Europa reerguia-se entre guerras, quando os irmãos Álvaro Machado, professor universitário, e Eduardo Machado, antigo oficial miliciano, se juntavam ao comerciante do Porto Luís Eugénio Braga para fundar a Sampedro. Já nessa altura os têxteis eram relevantes para a economia da região de Guimarães. Os primeiros passos e o início de atividade foram como fabricante de tecidos de linho, essencialmente dedicados à confeção de lençóis e atoalhados. Só mais tarde a Sampedro viria a alargar a sua oferta a produtos de algodão, poliéster/algodão e felpos. Foi pelas mãos da marca Sampedro que o mercado da roupa de cama recebeu pela primeira vez 100anoso pano de lençol em xadrez, riscas e estampado. Um produto que revolucionou o mercado, tornando-se uma moda incontornável, que conquistou os portugueses e que rapidamente se confirmou como um grande sucesso comercial e líder de vendas. Hoje, é sem sombra de dúvidas, um dos produtos mais procurados e de eleição para muitos clientes.

Com estes ativos, cimentados em valores como a exigência, a qualidade, a par do idealismo e romantismo dos seus fundadores, a Sampedro foi-se afirmando pelo esforço e dedicação. Hoje, conta com mais de 160 colaboradores qualificados, diferenciando-se pela qualidade e design das suas peças e pela inovação tecnológica do sistema produtivo.

Presença nos mercados mais exigentes

Na Sampedro, a par da tecnologia, foi preciso mudar a forma de olhar para o negócio. As fronteiras deixaram de ser nacionais e o objetivo passou a ser chegar às casas de dezenas de países. Centrada no mercado português até à entrada do novo século, quando, vendo alguns clientes a fechar, a empresa decidiu partir à conquista de mercados internacionais. E tudo mudou. Hoje vende para três dezenas e meia de países, como o Reino Unido, Estados Unidos, Suíça, Suécia, Espanha ou França. Com um plano de expansão traçado e uma taxa de exportação de 94 por cento, a Sampedro está hoje presente nos principais mercados mundiais.

Qualidade é a grande premissa

Começando por ser fabricante de tecidos de linho para confeção, de lençóis e atoalhados, a Sampedro nunca deixou o linho incorporado nos seus produtos, evoluindo para matérias-primas de algodão e algodão/poliéster e felpos. Atualmente, a Sampedro concebe, produz e comercializa todo o tipo de têxteis para cama, mesa e banho, tendo uma presença forte no setor da hotelaria, oferecendo um serviço completo e transversal aos seus clientes. Na verdade, a marca Sampedro é uma garantia para o cliente de uma escolha criteriosa na seleção e na utilização das melhores matérias-primas, de um acompanhamento permanente e um controlo de qualidade apertado em todas as etapas de produção até à entrega ao cliente.

A fábrica tem 30 mil metros quadrados de área coberta e muito desse espaço está ocupado pelos teares por onde desfilam fios de todas as cores e outras máquinas para mercerizar, tingir e fazer os acabamentos. Na Sampedro o processo produtivo é semivertical, o que significa que a empresa dispõe de praticamente todos os setores produtivos com exceção da fiação e alguns serviços de acabamento. O ciclo produtivo estende-se ao longo de nove secções de produção, dispondo de 60 teares e englobando ensaios físicos e químicos de fios e tecidos.

É no gabinete de design que começa a grande aventura que é o processo produtivo da Sampedro. Neste gabinete, todos os artigos começam enquanto pequenos embriões, idealizados e desenvolvidos pela equipa de criativos e técnicos. Aqui, presente e futuro misturam-se numa tentativa de constante atualização e antecipação de futuras tendências. O processo produtivo estende-se ao longo de várias secções de produção, sempre com a supervisão do Gabinete de Qualidade, que garante o cumprimento das políticas e objetivos definidos pela organização, monitoriza, garante e assegura a conformidade dos produtos de acordo com os requisitos dos clientes. O compromisso contínuo com a qualidade leva a empresa a procurar constantemente os processos produtivos mais modernos e processos de controlo apertados que garantam que o produto final responde a essas exigências. A empresa está certificada com o Sistema de Gestão da Qualidade segundo as normas ISO 9001:2015.

Uma empresa amiga do ambiente

A par da aposta constante na qualidade e na melhoria contínua dos produtos e serviços, para satisfação dos consumidores, a sustentabilidade é outras das grandes bandeiras da Sampedro, que tem adotado políticas de conduta e de produção que respeitam o planeta e que garantem a sustentabilidade da empresa.

Assim, a empresa aposta em fibras eco-friendly e tem reforçado as suas coleções com a introdução de fibras sustentáveis como o cânhamo, estopa, lyocell e bambu. Aumentou a produção de linho em mais de 47 por cento, sendo esta a fibra mais ecológica de todas, e garantiu, em todas as secções, o certificado GOTS (Global Organic Textile Standard). A implementação de painéis fotovoltaicos, o investimento em maquinaria no processo de produção que reduzam significativamente o consumo de água e de gás e a introdução de sistemas de recuperação de energia são outras apostas de sucesso para a marca e a garantia de que está a assegurar a sustentabilidade futura da empresa, em todas as áreas. A preocupação com o meio ambiente e com o bem-estar do consumidor garantiu à empresa a certificação internacional Oeko-tex Standard 100, um sistema de certificação para matérias-primas e produtos do setor têxtil, cujo objetivo é alcançar produtos isentos de substâncias nocivas para saúde humana.

Um século de atividade, quatro gerações na liderança, a superação de diferentes crises ao longo de um século, uma aposta e investimento constante na inovação e nas pessoas, fazem da Sampedro um exemplo de sucesso com uma reputação sólida tanto a nível nacional, como internacional. O futuro faz-se com base na aposta na qualidade e na certeza de que a produção têxtil nacional está em boas mãos.