: Mais Magazine:: Comentários: 0

A MCoutinho Peças está inserida no Grupo MCoutinho que comemora, este ano, 66 anos de existência. Embora mais recente, presente no mercado desde 1999, a MCoutinho Peças é já líder de mercado em peças originais em Portugal, oferecendo resposta a mais de 97 por cento das necessidades do parque automóvel nacional.

“O Grupo MCoutinho desde sempre esteve associado à inovação no retalho automóvel. Em 1999 revolucionou o mercado, autonomizando o negócio de peças, tradicionalmente incorporado nos concessionários de marca, tendo sido a primeira empresa em Portugal a fazê-lo e, tanto quanto sabemos, a primeira a nível europeu”, começa por explicar Miguel Melo, administrador. Dada a sua orientação para o cliente, a MCoutinho Peças entendeu que o mercado pretendia uma oferta integrada de peças originais, de peças de aftermarket e uma rede oficinal. Assim, em 2009, a MCoutinho Peças adquiriu a AZ Auto, passando a ter um portefólio único de peças OEM e IAM e posteriormente o desenvolvimento da rede de oficinas independentes RINO. Esta combinação, uma equipa profissional e altamente especializada, uma logística de referência e ferramentas tecnológicas orientadas para o negócio, tornam a oferta da MCoutinho Peças+AZ Auto única no mercado.

A MCoutinho Peças surgiu como um conceito completamente diferenciador no modelo tradicional de distribuições de peças originais. Esta postura de mercado, onde mais do que um fornecedor a MCoutinho Peças procura ser um parceiro de negócio, tem sido fundamental para fazer a diferença num mercado tão competitivo. “A MCoutinho Peças posiciona-se precisamente como um parceiro. Mais do que vender peças, a MCoutinho Peças fornece tempo”, esclarece. A constante preocupação de se reformular e adaptar às mudanças no mercado e necessidades dos clientes faz da MCoutinho Peças uma organização confiável e com quem desenvolver parcerias genuínas e de longo prazo.

Focada em atingir o seu compromisso de qualidade, a MCoutinho Peças aposta numa seleção marcas e de fornecedores capazes de satisfazer as necessidades de alargamento da gama de produtos e, simultaneamente, as exigências do mercado. “Sem dúvida que os melhores parceiros são fundamentais para se garantir o melhor serviço aos nossos clientes. Um dos nossos compromissos é disponibilizar ao cliente peças de qualidade inquestionável. Procuramos parceiros com o mesmo alinhamento na oferta combinada de produtos e serviços de excelência”, assume o administrador.

A nova realidade do setor automóvel

A paragem forçada da indústria automóvel, provocada pela pandemia, teve um impacto significativo nos fabricantes de automóveis e de peças automóvel. Expôs fragilidades na cadeia de abastecimento global, impactando brutalmente no setor automóvel. A rutura no fornecimento de peças foi uma realidade, e que ainda se está a recuperar, como explica Miguel Melo: “Antes da pandemia já se verificavam mudanças no mercado, que tendia para uma consolidação, em todos os elos da cadeia de valor. A pandemia provavelmente acelerou esse processo, tanto a nível internacional com fusões e aquisições de construtores automóveis e fabricantes de peças, bem como a nível nacional com concessionários e distribuidores de peças”.

Oferta imbatível no aftermarket

Apesar dos desafios impostos pela pandemia, a MCoutinho Peças+AZ Auto continua a oferecer um portefólio imbatível de peças originais e de peças aftermarket, suportado por uma elevada disponibilidade de stock em todas as marcas OEM e IAM. Atualmente, a MCoutinho Peças+AZ Auto são as únicas empresas no mercado nacional, que disponibilizam, a nível europeu, peças originais e de aftermarket de forma integrada. Na verdade, é com esta sinergia que as duas empresas enfrentam as mudanças que estão a surgir neste mercado. “O mercado nacional é altamente competitivo e, isso é uma é uma motivação adicional para a MCoutinho Peças+AZ Auto, pois, obriga-nos a melhorar ao nível de produtos e serviços, o que tem resultado num crescimento do volume de negócios”, esclarece Miguel Melo.

Com vista a atingir novos índices de crescimento e de satisfação dos seus clientes, a MCoutinho Peças+AZ Auto tem vindo a investir fortemente no negócio, nas suas várias vertentes. “Desenvolvemos novas ferramentas tecnológicas, aumentámos a nossa capacidade operacional e de stock e de tempo de resposta, pelo que 2022 será também marcado pelo lançamento de novas marcas aftermarket, que incluiremos no nosso portefólio”, confidencia Miguel Melo que revela ainda que “brevemente serão apresentadas novidades”.