: Mais Magazine:: Comentários: 0

Foi em Paços de Ferreira que, há cerca de 50 anos, nasceu a Ventilações Moura, uma empresa que procura solucionar as necessidades dos seus clientes e com certezas que entregam produtos de elevada qualidade. Em entrevista à Mais Magazine, o Eng.º Hélder Moura conta-nos aquilo que precisa saber sobre esta empresa.

Há cerca de 50 anos, Paços de Ferreira estava preenchido pelo mercado mobiliário e consequentemente, começou a surgir a necessidade de aspirações para as máquinas de trabalhar a madeira. Numa forma perspicaz de abordar uma hipótese de negócio, nasceu a Ventilações Moura, em 1974. A partir daí, começou a crescer como empresa, e também nos seus serviços. Começou a inserir cabines de pintura, ainda fazendo equipamentos apenas para a indústria do mobiliário. “Com o passar dos anos começou-se a direcionar e especializar para os outros setores: indústria metalomecânica, indústria do calçado, indústria têxtil”, conclui Hélder Moura.

Uma das maiores preocupações da empresa é procurar introduzir o máximo de tecnologia possível nos seus produtos: “neste momento estamos com todos os produtos preparados para cumprir a indústria 4.0 (…) a nível de tecnologia sempre foi aplicado um grande investimento interno”, afirma o empresário e acrescenta que também existe um grande investimento a nível da inovação.

Hoje a Ventilação Moura fabrica uma panóplia de soluções de ventilação, mas não só. Desde filtros a cabines de pintura, passando ainda por caldeiras, ventiladores, ou sistemas de gestão de energia. A oferta é diversificada e sempre feita na medida de cada cliente. Além disso, para Hélder Moura, as pessoas são o ativo mais importante da empresa, são as pessoas que concebem, fabricam e instalam os seus equipamentos, abraçando com isso uma forte estrutura humana e empresarial.

Na base desta empresa encontra-se também uma preocupação ambiental relativamente aos seus produtos, que são certificados. A Ventilações Moura cumpre todas as normas europeias em termos ambientais, mas também em termos energéticos. Para que os equipamentos se tornem o mais eficientes possível, existe uma grande preocupação relativamente à eficiência energética.

Apesar de terem certos produtos standard, a empresa personaliza os seus produtos de acordo com as necessidades de cada cliente, alterando-os e adaptando-os a cada situação. Um fator que demonstra que a empresa se preocupa com os clientes, e em mantê-los satisfeitos.


Moura – Corte Laser vem completar a oferta ao mercado
Nascida no seio da Ventilações Moura, a Moura – Corte Laser presta um serviço completo aos seus clientes do setor automóvel, do mobiliário, da construção, da engenharia e dos transportes. Graças à mais moderna tecnologia, esta nova empresa está apta a cortar todo o tipo de material, como ferro, alumínio, aço inoxidável, aço carbono, bronze ou cobre. A versatilidade desta empresa permite lhe, ainda, colocar ao serviço dos seus clientes as opções de gravação e corte de alta precisão, ao mais baixo custo. Este serviço só é possível devido ao contínuo investimento em tecnologia de ponta em máquinas, programas informáticos e técnicos qualificados. Reunidos todos estes ingredientes, aos quais se associam o prestígio e conhecimento de mercado da Ventilações Moura, a Moura – Corte Laser assegura um serviço de rápida resposta ao mais baixo custo, com a qualidade que aquela assinatura implica.

Ventilações Moura na EMAF
A Ventilações Moura vai marcar a sua presença na EMAF (Feira Internacional de Máquinas, Equipamentos e Serviços para a Indústria), com novos produtos direcionados à metalomecânica. Terão também uma secção direcionada à pintura para a mesma Indústria, mas estarão presentes muitos mais produtos. No que toca ao futuro, estão na mente do entrevistado novos projetos e o lançamento de novos equipamentos para o ramo da metalomecânica. Estes novos produtos, a nível de filtros de mangas “passam por uma maior eficiência de filtragem do equipamento e também energética”, descreve e finaliza Hélder Moura.