: Mais Magazine:: Comentários: 0

Fundada em 1946, no Japão, a AMADA tem atualmente cerca de 90 empresas, incluindo secções de vendas e locais de produção, e mais de 8 mil funcionários a nível mundial. Presente no mercado ibérico desde 2011, a empresa tem vindo a consolidar a sua posição de destaque, através de produtos e serviços diferenciados.

Há 75 anos nascia no Japão, pelas mãos de Isamu Amada, o Grupo AMADA. Líder mundial no fabrico de máquinas para processamento de chapas de metal e com mais de 90 empresas em 29 países, a AMADA é hoje sinónimo de tecnologia e fiabilidade.

Com um historial de inovação, a AMADA lançou a primeira prensa Turret em 1971 e a primeira máquina laser CNC em 1980. Desde então, está na linha da frente do fabrico de máquinas para a indústria metalomecânica, oferecendo soluções completas em lasers, punçonadoras, quinadoras, automatização, ferramentas, software, serviço e peças.

A operar na Europa há mais de 40 anos, o Grupo AMADA combina a tradição e a experiência japonesa e o melhor know-how europeu. Um compromisso que o Grupo reforçou ao estabelecer a sede europeia, em 2013, e que se tornou um ponto fulcral para as estratégias europeias do Grupo, consolidando sinergias entre os setores e proporcionando as soluções mais inovadoras aos cerca de 30 mil clientes europeus.

AMADA Ibérica
O Grupo AMADA tem vindo a investir no mercado ibérico, desde 2011, através da empresa de vendas e serviços AMADA Maquinaria Ibérica. Graças a uma força renovada, o Grupo conseguiu criar uma equipa de serviços, totalmente, portuguesa capaz de fornecer produtos e serviços ao mercado nacional, com toda a qualidade de serviço que os clientes esperam da marca.

Na verdade, são estes os dois grandes pontos diferenciadores da atuação da AMADA: qualidade de produtos e serviços. Construídos para permitir aos clientes alcançar os seus objetivos de fabrico, com inovações de produção e fluxos de trabalho eficientes, os produtos AMADA têm uma qualidade de construção que pode ser sentida a partir do primeiro momento em que são utilizados. Por outro lado, o foco absoluto nas necessidades do cliente e a capacidade de apresentar soluções de serviço completas, tanto para manutenção preventiva, como para responder rapidamente em possíveis falhas nos equipamentos, fazem do serviço da AMADA um ponto diferenciador no mercado.

Tecnologia, Investigação e Desenvolvimento
A operar num setor em que são necessárias constantes inovações e conhecimentos especializados, o tema da Investigação e Desenvolvimento Tecnológico (I&DT) é uma constante na AMADA. Esta consciência permite à empresa estar na vanguarda da inovação e apresentar sempre as melhores soluções e funcionalidades ao mercado. Se provas ainda faltassem para comprovar
a capacidade da empresa de desenvolver soluções inovadoras e disruptivas, certamente seriam todas dissipadas nesta edição da EMAF – Feira Internacional de Máquinas, Equipamentos e Serviços para a Indústria. Para esta edição a AMADA tem não uma, mas duas grandes novidades para apresentar – o laser de fibra REGIUS-AJ e a quinadora com troca automática de ferramentas HRB-ATC ambas lançadas este ano e que irão agora ser apresentadas pela primeira vez em Portugal.

Sendo o principal laser de fibra da empresa, o REGIUS-AJ inclui acionamento linear de três eixos, tecnologia de controlo de feixe variável, original da AMADA, e as funções do novo sistema de integração laser (LIS).

Já a HRB-ATC é a mais recente quinadora com a tecnologia ATC (Automatic Tool Changing). Esta novidade oferece uma maior eficiência de produção, através da mudança automática de ferramentas.

Além da maquinaria, a empresa vai também apresentar as suas mais recentes soluções para a Indústria 4.0, direcionadas à monitorização da produção e ao apoio ao serviço