: Mais Magazine:: Comentários: 0
Rafael Campos Pereira, Presidente AIMMAP

A AIMMAP e a PRODUTECH dinamizaram a apresentação de uma proposta de investimento para uma Agenda Mobilizadora da Fileira das Tecnologias de Produção para a Reindustrialização, no âmbito do PRR. Denominada PRODUTECH R3, esta agenda irá desenvolver um conjunto de investimentos que contribuirão para a alteração do perfil de especialização da Fileira das Tecnologias de Produção e do seu contributo para a economia nacional, aumentando as exportações, o investimento em I&D e a valorização económica da inovação.

Com uma forte liderança empresarial e um conjunto representativo de empresas, a agenda reúne uma massa crítica de 101 organizações e um investimento de 214 milhões de euros. Promovida pelo Cluster PRODUTECH e com a participação direta da AIMMAP, esta agenda tem como promotor líder a empresa COLEP, constituindo um Pacto de Inovação que contempla intervenções ao nível da I&D e inovação, do investimento produtivo, da qualificação e internacionalização das organizações, da capacitação dos recursos humanos e da sua ampla divulgação, promovendo efeitos de arrastamento ao conjunto da indústria nacional.

O Pacto de Inovação apresentado é parte integrante do Plano de Ação da Fileira das Tecnologias de Produção, uma estratégia abrangente e integrada, com iniciativas dirigidas a outros programas de investimento e incentivo, esperando-se que a sua execução global venha a alavancar no quadro do PT 2030 e de outras medidas do PRR, mais de 500 milhões de euros de investimento empresarial complementar.  

A EMAF, organizada pela AEP em parceria com a AIMMAP, é a mais importante feira industrial portuguesa no domínio das tecnologias de produção. Naturalmente, nesta edição de 2021 será possível apreciar-se alguns projetos mais recentes das empresas do setor, podendo desde já antecipar-se o impacto que os projetos apresentados e/ou a apresentar no PRR e no PT2030 poderão vir a ter na modernização da indústria portuguesa.