A Vaisala traz a força empresarial para as PMEs do setor com o lançamento da infraestrutura de medição Echo.
Muitos participantes do setor dependem de medições precisas do ambiente interno na produção e em outras instalações. No entanto, apenas as grandes corporações tiveram os recursos para construir infraestruturas de medição que oferecem funções como monitoramento remoto ou fácil escalabilidade. A Vaisala Echo foi projetada para fornecer os benefícios de uma infraestrutura inteligente de medição interna, mas como um recurso integrado a alguns produtos e soluções de medição da Vaisala.
A Vaisala, líder global em tecnologia de medição, está lançando uma nova solução para medições industriais internas e de processos, a Vaisala Echo. A Echo conecta dispositivos de medição e software de monitoramento da Vaisala para criar uma infraestrutura de medição inteligente. Na prática, os clientes não compram a Echo separadamente, mas ela é um recurso integrado aos produtos de medição da Vaisala compatíveis com a Echo.
“Com a Echo, não existe mais a configuração manual de sistemas de monitoramento de interior. A infraestrutura Echo oferece acesso fácil, confiável e sempre ativo a dados e alertas de todos os dispositivos compatíveis. Você escolhe o que precisa com base nas suas necessidades de medição, supervisão e relatórios — e a Vaisala garante que todos os instrumentos se comuniquem com o software de monitoramento, de forma segura e sem falhas”, explica Jarno Mitjonen, gerente de produtos de software da Vaisala.
De acordo com Mitjonen, alguns setores sensíveis às condições se beneficiam mais de infraestruturas de medição como a Echo. Como exemplos, ele menciona a produção industrial, a indústria farmacêutica e os laboratórios, os museus e os arquivos, e a agricultura interna e vertical. Muitos deles precisam medir condições em vários parâmetros como umidade, temperatura, CO2 ou ponto de orvalho.
Embora as grandes corporações também se beneficiem da fácil instalação e conectividade da Echo, Mitjonen acredita que os benefícios da Echo são mais bem vistos em pequenas e médias empresas, onde a manutenção de condições ideais é fundamental, mas os recursos não permitem criar sistemas personalizados, frequentemente vistos em empresas maiores.
“Acreditamos que as empresas do setor devem ter acesso a todos os dados de medição necessários, quando e onde precisarem, independentemente do orçamento de TI disponível. Com esse lançamento, a Vaisala quer nivelar o campo de atuação. O foco dos clientes deve estar nos negócios, e não na criação ou gestão de sistemas de medição”, afirma Mitjonen.
O monitoramento remoto seguro economiza recursos
Um grande benefício da Echo é o acesso fácil a relatórios completos — atuais e passados. Os relatórios da Echo sobre as condições do ambiente também são em tempo real e permitem notificações e alertas. O acesso remoto a dados confiáveis e comparáveis pode ajudar empresas geograficamente dispersas a comparar locais para detectar anomalias e tomar as medidas adequadas para atingir as metas corporativas. Isso ajuda a reduzir custos, pois elimina a necessidade de viajar para verificar os dados.
Como o monitoramento remoto exige que os dados estejam acessíveis on-line, a segurança dos dados foi uma das principais prioridades da Vaisala ao projetar a Echo. Mitjonen comenta:
“Criamos a Echo para ser segura de fábrica. Todos os dados são criptografados em trânsito e em repouso e protegidos com certificados autenticados. A Echo também oferece atualizações remotas de firmware para todos os dispositivos conectados. No mundo moderno, as empresas precisam atualizar os dispositivos conectados sempre que necessário. O resultado é uma segurança sempre em dia durante todo o ciclo de vida da infraestrutura de medição.”