: Mais Magazine:: Comentários: 0

Considerada por muitos a porta de entrada na ilha de S. Miguel, a cidade de Ponta Delgada há muito integra a lista de locais que merecem uma visita. A sua beleza natural, paisagens únicas, variedade cultural e gastronómica são alguns dos atributos que nos despertam a vontade de fazer as malas e rumar até lá. Se a isso juntarmos as suas cinco praias, distinguidas pelo 35.º ano consecutivo com o Galardão Bandeira Azul, temos tudo o que é preciso para fazer deste território insular o nosso próximo destino balnear.

As zonas balneares da concessão do Município de Ponta Delgada iniciam esta época balnear com o Galardão Bandeira Azul, pelo 35.º ano consecutivo. Uma vez mais, a Praia das Milícias, do Pópulo, as Piscinas Naturais da Forno da Cal, de Poços de Capelas/ São Vicente Ferreira, e de Poços Sul dos Mosteiros voltarão a erguer o estandarte azul, símbolo máximo de qualidade ambiental e indicador do trabalho desenvolvido pelo Município, com o objetivo de garantir a todos os banhistas zonas balneares seguras e de excelente qualidade. Ao longo dos últimos anos, o Município de Ponta Delgada tem efetuado todas as intervenções necessárias para o bom funcionamento das zonas balneares, através de obras de conservação, manutenção e de melhoria das estruturas existentes. A segurança e vigilância dos banhistas é assegurada anualmente através da aquisição de serviços de nadadores-salvadores habilitados e a qualidade da água monitorizada quinzenalmente, de forma a garantir que os valores são consentâneos com os parâmetros de qualidade definidos na legislação. Em resultado deste esforço, no ano de 2022 foram atribuídos Galardões “Qualidade de Ouro”, pela Organização Não Governamental de Ambiente – Quercus, às zonas balneares como forma de distinguir e dar visibilidade à qualidade da água balnear.

Todos pela proteção do ambiente

Mais do que distinguir o esforço de diversas entidades em tornar possível a coexistência do desenvolvimento local a par do respeito pelo ambiente, a Bandeira Azul tem a importante missão de elevar o grau de consciencialização dos cidadãos para a importância da proteção do ambiente marinho e da promoção da sustentabilidade. Conhecedor desta realidade, o Município de Ponta Delgada tem procurado promover uma participação mais ativa da população nesta área, quer através do desenvolvimento de diversas atividades, quer da realização de iniciativas de formação na área da educação ambiental. Se este verão procura uma zona balnear que ofereça um ambiente limpo e tranquilo recomenda-se que explore as zonas balneares de Ponta Delgada, certificadas pela Bandeira Azul da Europa desde 1988. A qualidade da água do mar, o acesso a infraestruturas diversas, a assistência e vigilância de banhistas prestada por nadadores-salvadores habilitados, a par do ambiente acolhedor, dão-lhe todas as garantias de uma experiência única.