: Mais Magazine:: Comentários: 0

Localizadas numa planície alentejana, as Termas da Fadagosa de Nisa são anualmente procuradas por milhares de aquistas, que encontram nas suas águas fracamente mineralizadas a fórmula secreta para o tratamento de problemas respiratórios, dermatológicos e músculo-esqueléticos. Idalina Trindade, Presidente da Câmara Municipal de Nisa, falou à Mais Magazine sobre os serviços disponibilizados pelo complexo termal e o que esta região tem ainda para oferecer.

É da nascente da Fadagosa, situada a 11 quilómetros da vila de Nisa, que brotam águas termais com poderes medicinais únicos e que, há vários anos, são sucessivamente procuradas por milhares de aquistas vindos de todo o país. As referências históricas referentes à utilização das águas da Fadagosa para fins medicinais e terapêuticos remontam a 1792, ano em que por ordem do Provedor da Comarca, Vicente Casal Ribeiro, se iniciou a construção “de precárias instalações para comodidade dos banhistas”, que foram, posteriormente, ampliadas em 1827. Passando por um período de estagnação e até de abandono, só na década de 50, é que a Câmara Municipal de Nisa recupera o antigo edifício dos banhos, criando ao mesmo tempo um espaço destinado ao acolhimento dos aquistas. “Com o decorrer dos anos, esse espaço foi sendo melhorado e renovado, tendo a beneficiação mais recente incidido na criação de um espaço de aromoterapia, apetrechado de equipamentos e decoração alusivos a este serviço de bem-estar”, explica Idalina Trindade. Em termos de classificação usual na hidrologia portuguesa, a água da Fadagosa de Nisa pertence ao grupo de águas minerais sulfúreas e caracterizam-se pela sua reação alcalina, bicarbonada, sódica, fluoretada e sulfidratada, sendo assim especialmente procuradas pelo seu valor terapêutico no tratamento de problemas reumáticos/músculo-esqueléticos, respiratórios, metabólicos e dermatológicos.

Com modernas instalações, as Termas da Fadagosa de Nisa disponibilizam um conjunto de tratamentos que se dividem pelas áreas de termalismo clássico e termalismo de bem-estar. No primeiro é possível realizar tratamentos por irrigação nasal, aerossol, nebulização, duche agulheta, filiforme asma e bronquite, filiforme sinusite e rinite, vichy, hidromassagem, bolha de ar, hidro com bolha, subaquático e circular. Uma oferta que é complementada com o corredor de marcha, sauna, jacuzzi e massagem parcial relaxante que integram o termalismo de bem-estar e para o qual existe uma oferta variada de aromoterapia, com pacotes personalizados a realizar individualmente ou em casal. No entanto, desengane-se quem pensa que Nisa apenas se destaca no turismo termal e de bem-estar. Para além da oferta nestes segmentos, a região oferece ainda recursos culturais e naturais para serem explorados. “Nisa é um concelho de excelência turística, de bem-estar e saúde, não só pelo seu património, as suas gentes, o seu artesanato e a sua gastronomia, mas porque nele há locais e experiências únicas que merecem a visita como, por exemplo, a Ruinha de Santa Maria ou o fabuloso Trilho da Barca d’Amieira, o Centro Histórico de Nisa, o Conhal do Arneiro, o Castelo de Amieira do Tejo”, afirma Idalina Trindade.