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Com o objetivo de manter a elevada qualidade do espaço urbano da Quinta do Lago, nascia em 1995 a Infraquinta – Empresa de Infraestruturas da Quinta do Lago que, desde a sua génese, se compromete a elevar e valorizar, cada vez mais, os padrões de qualidade das redes infraestruturas e de serviços da sua área de intervenção. Fique a conhecê-la um pouco melhor pela voz do Presidente do Conselho de Administração, Pedro Pimpão.

A Infraquinta nasceu fruto da motivação genuína de reunir um conjunto de competências e conhecimentos que permitissem uma boa gestão das infraestruturas e espaços públicos da Quinta do Lago, garantindo desta forma a manutenção dos elevados padrões de qualidade deste espaço urbano. Atualmente, e por transferência de competências da Câmara Municipal de Loulé, a Infraquinta tem a responsabilidade na gestão dos sistemas de abastecimento de água, de saneamento de águas residuais urbanas e de gestão de resíduos na Quinta do Lago e loteamentos adjacentes, assim como no serviço de limpeza urbana, manutenção da rede viária e gestão dos espaços verdes públicos existentes na sua área de intervenção. Afirmando-se como uma empresa de referência, inovadora e com uma visão de futuro, a Infraquinta procura marcar pela diferença em todo e qualquer serviço prestado na sua área de intervenção. “No âmbito da recolha de resíduos, e juntamente com as restantes empresas municipais do concelho de Loulé, foi assinado este ano um acordo de cooperação com a empresa Algar, que promove o apoio operacional para a atividade da recolha seletiva de embalagens recicláveis, bem como a recolha de resíduos de embalagem, porta-a porta, a comércio e serviços, denominado por Algarlinha by Infra-quinta”, explica Pedro Pimpão. Vale ressalvar que, a Infraquinta é atualmente responsável pela recolha dos resíduos produzidos e depositados nos ecopontos, na sua área de intervenção, sendo intenção da Infraquinta iniciar a recolha porta-a porta, com inclusão dos resíduos recicláveis e bioresíduos a partir do ano de 2024, um desafio que procura uma Quinta do Lago ainda mais limpa, amiga do ambiente e com níveis de serviço excecionais.

Infraquinta no combate ao desperdício de água

Em Portugal, cerca de 25% da água que passa nas condutas de abastecimento em Portugal é desperdiçada. Quantidade que daria para abastecer um milhão de portugueses. A Infraquinta está empenhada em reverter esta realidade e prova disso é o facto de ter sido, pelo sétimo ano consecutivo, líder nacional na eficiência de distribuição de água. “As perdas de água constituem uma das principais fontes de ineficiência das entidades gestoras de abastecimento de água e, por este facto, a Infraquinta tem implementado ao longo dos anos uma série de processos e procedimentos que resultaram na liderança deste indicador. Em 2022, a Infraquinta foi a entidade gestora líder do indicador de água não faturada, pelo sétimo ano consecutivo com um rácio de 3,0%”, afirma Pedro Pimpão.

Rega eficiente IQ promove poupança

Numa altura onde cada vez mais se fala da falta de água, é notória a estratégia da Infraquinta na adaptação às alterações climáticas. De forma a reduzir os consumos de água para rega, em 2019, a Infraquinta investiu num novo sistema de controlo e monitorização da rede de rega IQ. “Este novo sistema trouxe muitas vantagens, como a possibilidade de alterar a programação de todos os controladores de uma forma muito mais rápida sem ser necessária a deslocação ao local, como acontecia anteriormente. Uma das grandes vantagens, se não a maior, é que em caso de precipitação todos os programadores desligam automaticamente, e para que isso aconteça existem dois pluviómetros ligados ao sistema”. Graças à implementação do sistema Rega IQ foi possível constatar uma descida significativa em cerca de 20% nos consumos de água na rega. Nos últimos anos tem sido notória a necessidade de adaptação às situações de escassez, cada vez mais frequentes, fator que obriga a uma utilização dos recursos hídricos mais eficiente e sustentável. A transformação de água residual num recurso, permite uma gestão de recursos hídricos mais sustentável, fazendo face ao aumento significativo da escassez de água. “Desde 2009 que uma parte dos espaços verdes da Infraquinta são regados com água residual tratada (ApR) proveniente da ETAR da Quinta do Lago. Atualmente, encontra–se a decorrer uma empreitada que irá permitir o aumento da área regada com ApR para cerca de 80% do total dos espaços verdes (10 ha) já no primeiro semestre de 2023”, explica. De referir que, para além do uso da ApR, existe também a preocupação por parte da Infraquinta de construção de jardins mais sustentáveis, com a utilização de plantas autóctones e/ou adaptadas à região, seguindo a Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas.

ÁguaIQ – a mais segura do país

Fruto das boas práticas desenvolvidas pela lnfraquinta, nomeadamente a implementação do Plano de Segurança da Água iniciada em 2014, hoje os seus clientes têm acesso a água que é alvo de um controlo 10 vezes maior do que aquele que a lei exige. “A água da Quinta do Lago é a única no país com qualidade certificada desde a origem até à torneira dos consumidores e por isso, decidimos dar-lhe identidade própria. Desde 28 de julho de 2017, que a água mais segura do país passou a chamar-se ‘ÁguaIQ’, a única que junta à certificação do produtor, detida neste caso pela Águas do Algarve”. A realização de um número de análises 10 vezes superior ao que estabelece a legislação e o despiste periódico de mais de quatro mil parâmetros por ano, incluindo muitos que não têm carácter obrigatório, são exemplos de procedimentos previstos no plano de segurança adotado pela empresa em 2014, tendo este sido o primeiro passo para chegar a esta distinção. Este rigor, associado aos avançados sistemas de monitorização inteligentes e a um código de procedimentos que procura minimizar todos os riscos de degradação de qualidade, como seja a desinfeção de ferramental antes e depois da sua utilização, faz da água que abastece os cerca de dois mil domicílios da Quinta do Lago a mais segura de todo o país.

Projetos futuros

Integridade, honestidade, responsabilidade, confiança, respeito pelo ambiente e lealdade, são os valores que hoje fazem parte do ADN da Infraquinta. Para o futuro, Pedro Pimpão assume que os principais objetivos da empresa passam pela otimização, e por uma gestão mais eficiente dos recursos naturais existentes, a sustentabilidade económico-financeira bem como a sustentabilidade ambiental e de recursos, bandeiras pelas quais a Infraquinta sempre se regeu. “Para o futuro prevê-se finalizar o novo Alinhamento Estratégico Infra-quinta 2023-2030, que pretende alinhar, através de níveis de excelência de serviço, o Plano de Ação Climática do Município de Loulé, com o novo Plano Estratégico para o Abastecimento de Água e Gestão de Águas Residuais e Pluviais (PENSAARP) – 2030 e com o novo Plano Estratégico para os Resíduos Urbanos (PERSU) – 2030, complementados pelos financiamentos via Plano Regional de Eficiência Hídrica para o Algarve e via Plano de Recuperação e Resiliência – Recuperar Portugal 2021-2026.” Além dos projetos já mencionados anteriormente, pretende-se ainda iniciar um Plano Tático para a Mobilidade Urbana, incluindo a Rede viária, pedonal e ciclável. Este novo plano irá induzir investimentos na melhoria de acessibilidades pedonais, para uma mais segura circulação de bicicletas e renovação permanente da rede viária. “No âmbito da emergência climática, iremos concluir ainda em 2023, por execução do Alinhamento Estratégico 2023-2030, uma empreitada que irá permitir passar de uma taxa de 38% para 81% de reutilização de águas residuais tratadas para a rega de espaços verdes públicos. Paralelamente, pretende-se renovar a frota de transportes, promovendo a mobilidade elétrica e sustentável na empresa, bem como, durante os anos de 2023 e de 2024, iniciar o Plano Tático de Mobilidade Elétrica em conjunto com a empresa municipal Loulé Concelho Global, apoiando o aumento em 200% da cobertura da rede de postos de carregamento na área de intervenção da Infraquinta”, finaliza.

Serviço de excelência novamente distinguido

Em novembro de 2022, a Infraquinta foi a entidade gestora distinguida com mais selos de qualidade, pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos, tendo recebido quatro selos de qualidade: o Selo de Qualidade para o Uso Eficiente da Água; o Selo de Qualidade do Serviço de Saneamento de Águas Residuais Urbanas (ao consumidor); o Selo de Qualidade do Serviço de Abastecimento Público de Água (ao consumidor) e o Selo de Qualidade de Água para Consumo Humano. Para Pedro Pimpão não restam dúvidas de que a atribuição destes prémios, que conta com participação de um amplo júri representativo do setor, “reconhece a excelência do serviço prestado pela Infraquinta aos seus clientes.