: Mais Magazine:: Comentários: 0

Herdeira de um passado rico e prestigiante, a Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Lisboa (FMV) é a mais antiga instituição de ensino das Ciências Veterinárias em Portugal, promovendo o seu ensino desde 1830. Rui Caldeira, Presidente, dá a conhecer um pouco mais sobre o trabalho desenvolvido por esta instituição na criação, transmissão e difusão da cultura, da ciência e da tecnologia na área das Ciências Veterinárias.

Reconhecida como a mais antiga instituição de ensino superior da área de Ciências Veterinárias não só em Portugal como em todo o mundo de língua portuguesa, a FMV tem o seu ensino aprovado desde que existem sistemas de avaliação, tendo a associação europeia (EAEVE), em 2017, elevado a sua classificação de “Aprovado” para “Acreditado”. Comprometida com a criação, transmissão e difusão da cultura, da ciência e da tecnologia na área das Ciências Veterinárias, a FMV apresenta uma oferta formativa de referência nacional e internacional. “Oferecemos formação, ao nível de mestrado, em Medicina Veterinária, Segurança Alimentar, Engenharia Zootécnica, Ciências Equinas e Microbiologia e, de doutoramento, em Ciências Veterinárias e Ciências da Sustentabilidade, algumas em colaboração com outras Escolas da ULisboa, cursos que, pela sua elevada procura, vão certamente ao encontro das suas expetativas”, afirma Rui Caldeira. Assumindo como missão ser uma instituição de ensino de referência na formação de profissionais, garantindo que estes atinjam uma sólida formação técnica e humana, a FMV aposta numa oferta formativa abrangente, capaz de articular o ensino, a investigação e a inovação. “O ensino universitário requer uma base e uma prática de investigação que o fundamente, proporcionando uma experiência que demonstre como o conhecimento é gerado e consolidado. A formação humana é também fundamental para formar profissionais de excelência, com
capacidades de comunicação, trabalho em equipa e empreendedorismo”.

Investigação tem um lugar preponderante
Na FMV a investigação é coordenada pelo CIISA, classificado como “Excelente” pela Fundação para a Ciência e Tecnologia. Em 2021, foi aprovado o Laboratório Associado para Ciência Animal e Veterinária (AL4AnimalS), com outras duas instituições, o CECA e o CECAV, perspetivando um maior progresso quantitativo e qualitativo da investigação. Para além disso, a FMV trabalha ainda em estreita ligação com a comunidade em que se insere, através do seu Hospital Escolar e de diversas parcerias com as principais instituições da área das Ciências Veterinárias, “fundamentais para o desenvolvimento de investigação e para proporcionar contactos e experiências aos estudantes, enriquecendo a sua aprendizagem”. Com um corpo docente altamente qualificado, com larga experiência profissional, pedagógica e de investigação, a FMV destaca-se no ensino superior nacional por uma formação e ensino inovadores, do ponto de vista pedagógico e educacional. Uma visão e posicionamento que se têm revelado fundamentais para dar resposta, de forma eficiente, aos desafios que se colocam em cada momento. “A qualidade dos nossos docentes e investigadores garante a concretização da nossa missão, permitindo encontrar respostas para os enormes desafios que se colocam à Humanidade e à Saúde e Bem-Estar Animal, desde uma Produção Animal sustentável, à segurança dos alimentos e à Saúde Pública (Uma Só Saúde).”