Fundado em 2001, o Colégio Novo da Maia é das instituições de ensino privado com maior sucesso obtido nos últimos anos, resultado de um projeto educativo assente no aluno e de um trabalho de equipa que engloba todos os seus profissionais. Sempre com um pensamento inovador, criativo e empreendedor, o CNM assume como missão: “Qualidade no Sucesso que permita, pela exploração de todas as nossas potencialidades, a construção conjunta de um mundo melhor”.
O Colégio Novo da Maia assume-se como uma instituição que se adapta aos novos tempos e que, acima de tudo, pretende dar aos seus alunos uma educação que seja baseada nos melhores procedimentos e atitudes e que consiga envolver as suas crianças e jovens, ajudando-os a partilhar os seus constrangimentos, encontrar soluções, desenvolver o seu pensamento crítico e inteligência emocional. Com um percurso escolar que vai desde a creche até ao ensino secundário, o foco no bem-estar e sucesso do aluno é a linha orientadora do CNM. Por isso mesmo, mais do que apenas transmitir conhecimentos, o colégio assume também a sua função de promover nos alunos os valores da empatia, solidariedade, confiança, paixão, excelência e respeito pelos direitos de cada um, dentro e fora do espaço escolar. Com vista a desenvolver estas capacidades, que consideram ser de extrema importância, o CNM tem assente na sua matriz curricular uma oferta educativa diferenciada, tais como a filosofia para crianças e jovens, expressão dramática, multimédia, robótica, inglês (currículo de Cambridge), o CLIL, o B.U+, a cidadania e desenvolvimento, português+ e matemática+. Para além disso, o CNM aposta ainda num ensino de continuidade, isto é, uma educação progressiva e interligada pelos diferentes anos de escolaridade, dando ao aluno uma educação mais holística e coerente. Esta oferta educativa permite ao CNM oferecer estratégias de ensino estruturadas ao longo do tempo, tendo em vista um desenvolvimento global e harmonioso de cada aluno. As atividades extracurriculares são também uma oferta diferenciadora e diversificada a que o CNM dá especial atenção, tendo um vasto leque de projetos e atividades ao dispor de todos os seus alunos, que têm como função a atribuição de competências sociais e cognitivas complementares às adquiridas em contexto curricular. Assim, das diferentes atividades extracurriculares, destaca-se o ballet (certificação pela Imperial Society of Teachers of Dancing), dança contemporânea, hip-hop, atletismo, basquetebol, badminton, futebol (Dragon Force Colégio Novo da Maia), karaté, violino, piano, guitarra (certificação da – ABRSM), School of Rock, xadrez, e escola de línguas (inglês, alemão e francês). Importa, ainda, referir que o CNM tem celebrado vários protocolos com diversas instituições de ensino superior e do setor empresarial, por forma a que os alunos consigam estabelecer relações próximas com estes para o desenvolvimento dos seus projetos académicos e de vida. Têm, assim, acesso a outros recursos em prol do bem-estar, promoção do sucesso educativo e ainda a oportunidade de terem um contacto muito direto com o ensino superior, através de testemunhos ex-alunos e de outros profissionais que estão no ativo e que fornecem dados relevantes sobre o mercado de trabalho.
O CNM tem plena noção de que vivemos numa era marcada pela tecnologia e pela sua volatilidade, por isso, é importante ter a capacidade de adaptação aos novos tempos e conhecimentos tecnológicos que, todos os dias, são atualizados, uma vez que nos dão informações sobre soluções para os problemas com que nos deparamos e para que se possa antecipar possíveis resultados das nossas ações. Por isso mesmo, o CNM pretende dar aos seus alunos importantes competências tecnológicas que lhes serão úteis quer no presente, quer no futuro. É por esta conceção do mundo atual que o CNM considera relevante o desenvolvimento de disciplinas que sejam capazes de tornar os alunos multifacetados a nível digital. Assim, a aposta na TIC/ Multimédia, programação e robótica são fundamentais, tendo um contacto direto com diferentes tipos de linguagens, programação visual como o Scratch, Kodu e MIT App Inventor e trabalham com equipamentos de robótica educativa como Lego We Do 2.0 e Mindstorms EV3. Ao mesmo tempo que se trabalham as competências digitais, aptidões como a curiosidade, desenvolvimento de métodos de trabalho e cooperação são também questões desenvolvidas pelos alunos. É com esta oferta educativa e com o pensamento centrado em cada um dos seus alunos, que o CNM, ano após ano, é uma presença regular no topo do ranking nacional de escolas. Uma distinção que reflete toda a dedicação dos seus profissionais, dos alunos e do envolvimento familiar no processo de aprendizagem. O projeto disruptivo em que esta instituição aposta proporciona aos seus alunos oportunidades únicas para aprenderem de forma diferenciadora e empreendedora, o que se traduz num crescimento harmonioso e na satisfação de toda a comunidade educativa.