: Mais Magazine:: Comentários: 0

Com uma história que conta com 129 anos, o Centro Bem-Estar Infantil e Juvenil Coração de Jesus (Colégio CBE), localizado no Porto, é uma instituição de ensino católica que procura dar aos seus alunos as competências necessárias para o futuro, bem como um conjunto de valores humanos e espirituais.

A escola é, para todas as crianças, um agente importante e muito presente no seu processo de crescimento e, como tal, é responsável pela transmissão de conhecimentos e valores que são fundamentais para o futuro. O Colégio CBE, que conta com ensino pré-escolar e 1º ciclo, tem uma oferta pedagógica que pretende ir ao encontro disso mesmo, apostando num ensino que tenta estabelecer um equilíbrio entre o desenvolvimento de competências nos vários domínios de aprendizagem e um leque de valores que consideram importantes. Valores esses que se baseiam no ideário das Franciscanas Missionárias da Nossa Senhora, que potencia a valorização da alegria, do amor, da verdade, da paz, do respeito pelo outro e pela natureza, do diálogo e do trabalho. Para o Colégio CBE estes valores são o pilar do seu projeto educativo, sustentado na longa experiência, aberto à inovação pedagógica e tecnológica. É sob este projeto de (des)envolvimento educativo que o Colégio CBE pretende continuar a satisfazer os alunos e as suas famílias, contando ainda com excelentes instalações que permitem que os estudantes tenham uma boa experiência educativa. Conta com vários espaços ao ar livre, zonas verdes, salas de aula bem equipadas e um recreio que permite realizar um vasto conjunto de atividades de âmbito letivo, recreativo e desportivo. Apesar da importância de boas instalações para um bom ensino, o papel de toda a equipa docente e não docente da instituição é crucial no desenvolvimento físico, emocional e intelectual de cada uma das crianças.

Um projeto repleto de atividades extracurriculares

A par das atividades curriculares, o colégio tem ainda ao dispor dos seus alunos uma oferta alargada de atividades extracurriculares que visam dar às crianças a oportunidade de enriquecerem o seu quadro de competências. Ballet, Dança, Natação, Teatro, Karaté, Xadrez, Futebol, Basquetebol, Violino, Guitarra, Piano e Coro, são as modalidades que o colégio disponibiliza aos alunos no final do tempo letivo, no interior do colégio. A natação é a modalidade rei no Colégio CBE, contando com um maior número de participantes, uma vez que a instituição possui a Escola de Natação S. Francisco de Assis que inclui três piscinas, sendo que também está aberta aos antigos alunos do CBE e a alguns parceiros. O CBE conta ainda com um conjunto de parcerias que são uma mais-valia para o desenvolvimento dos seus alunos e possibilitam novas experiências. O facto de integrar o grupo de Estabelecimentos de Ensino FMNS permite desde logo realizar um conjunto de atividades formativas, cultuais e desportivas em conjunto, bem como ter a possibilidade de partilhar recursos humanos e técnicos. Conta com parcerias com a ESS Santa Maria, que colabora com o CBE em programas de promoção da saúde e de formação da equipa educativa; a ESEPF, que se foca na prática de ensino supervisionada dos seus estudantes, a FPCEUP, que permite a participação em alguns projetos de investigação.

Sucesso do colégio reconhecido
A preocupação do CBE vai para além do desenvolvimento cognitivo das crianças e prova disso é o facto de ter sido reconhecido com o “Selo Escola Saudavelmente 2022-2024”, que distingue as instituições de ensino com boas práticas no âmbito psicológico e bem-estar físico. Neste contexto, o CBE apresenta um conjunto de programas que têm precisamente a missão de trabalhar esses aspetos com os alunos, tais como o projeto “MaisFeliz”, que se foca no aumento de motivação dos alunos e na adoção de comportamentos adequados em ambiente escolar, o “CBE Ativo”, que visa o desenvolvimento físico saudável, o “SoÚnico” que trabalha as diferenças e a inclusão em contexto educativo e o programa “Prosseguir” que pretende ser uma ferramenta importante no processo de transição de ciclo. Para o futuro, o CBE compromete-se a continuar a fornecer uma educação de qualidade e a dinamizar novos projetos que potenciem as competências dos seus alunos, nos vários domínios, tendo como grande objetivo e desejo ampliar a sua oferta educativa, passando a contar com creche e/ou 2º ciclo do ensino básico.