: Mais Magazine:: Comentários: 0

O Colégio de Gaia, fundado em 1933, é uma instituição de referência em Vila Nova de Gaia no que diz respeito à Educação e Formação. São várias as gerações de alunos que vindos das diversas partes do país assistiram ao seu crescimento, puderam testemunhar a qualidade do ensino aqui prestado e contribuíram para o engrandecimento do que hoje podemos considerar uma autêntica marca de prestígio como Escola. O Colégio esforça-se por cumprir aquilo que é o cerne da sua missão: o desenvolvimento integral dos seus alunos, educando-os com os valores, pelos valores e para os valores, assumindo-se, assim, claramente, como um ator de mudança daqueles. Foi neste espírito que foram criados os cursos secundários com planos próprios, com o objetivo de dotar os alunos que os frequentam de uma formação geral e científica que se aliam a uma forte componente prática, permitindo-lhes o acesso ao ensino superior e preparando-os para o mundo do trabalho. Assim, Colégio de Gaia – Escola Católica é uma instituição que fala por si. Porque… juntos escrevemos o nosso futuro!

COLÉGIO DE GAIA… ONDE COMEÇOU O MEU FUTURO!
Integrados há mais ou menos tempo no mercado de trabalho e/ou na vida académica, os antigos alunos do Colégio têm ainda uma palavra a dizer sobre aquilo que esta instituição lhes deu, as portas que abriu, os valores e os conhecimentos transmitidos ao longo dos anos que aqui estudaram, e o quanto isso os ajuda, hoje, no seu exercício profissional e na sua vida pessoal, deixando alguns conselhos aos jovens que frequentam os cursos do ensino secundário com planos próprios. Em geral, todos concordam que a escolha do curso foi crucial para o sucesso do seu percurso académico no Colégio. Ficam alguns dos testemunhos recolhidos junto de antigos alunos da Colégio que evidenciam o impacto que a passagem por esta casa teve nas suas vidas.

A Catarina Neves, que frequentou o curso secundário com plano próprio de Administração e Marketing, reconhece que, no Colégio, aprendeu “que o rigor, a disciplina e o trabalho árduo e permanente são três pilares fundamentais para alcançarmos os nossos objetivos”. Esta é a forma de estar da nossa instituição, pois “senti que esta mensagem nos era passada por todos os docentes e comunidade Colégio de Gaia, e isso foi, e é, fundamental para todo o meu percurso académico e profissional”. Além disso, é uma instituição com cursos com planos próprios, com dupla certificação, “onde consegui criar uma base de conhecimento completa e sólida que me ajudou na progressão de estudos e na adaptação à realidade do mercado de trabalho”. Por tudo o que viveu e aprendeu num lugar “onde fui muito feliz”, a Catarina deixou uma mensagem aos atuais alunos da instituição. “Aproveitem todas as oportunidades que o Colégio vos oferece, já que não existe só um conhecimento técnico, há também a preparação para o mercado de trabalho e para a realidade que vivemos. Além disso, falem com os docentes, peçam-lhes ajuda e exponham as vossas ambições, porque eles estão prontos para vos ajudar e aconselhar a dar o «salto»”. E, num apelo final generoso, “vivam ao máximo todos os momentos com os vossos amigos. Isso fica para sempre. Acima de tudo, deem sempre o vosso melhor e divirtam-se”.

Catarina Neves


A minha passagem pelo Colégio de Gaia ajudou-me a criar bases bastante sólidas de espírito de equipa, entreajuda, rigor e exigência, que fizeram de mim um profissional diferenciado no mercado de trabalho. A prova clara disso foi entrar no mundo do trabalho, numa multinacional, assim que concluí o meu curso”. Lembra, ainda que, “a passagem pelo Colégio traz-me as melhores recordações escolares, onde conheci, grandes amigos e professores, que ainda hoje fazem parte da minha vida. Além da preparação que tive para o mercado de trabalho, pesa muito a formação para a vida, enquanto cidadão de uma sociedade em constante atualização”. Quanto a uma mensagem para os atuais alunos, o João reconhece que, “12 anos volvidos da minha saída do Colégio, olhando para trás, não teria escolhido outra instituição de ensino, graças à proximidade, preocupação e acompanhamento que sempre senti enquanto aluno, e por continuar a senti-lo, mesmo depois de tanto tempo passado. Tendo em conta um mercado de trabalho cada vez mais exigente, e um ensino superior cada vez mais desafiante, a mensagem que posso deixar aos atuais alunos é que confiem nos profissionais que fazem parte do Colégio, pois dão ferramentas úteis e necessárias para um futuro próximo. Acima de tudo, estão numa instituição que não forma só bons alunos, mas principalmente bons cidadãos.



João Robalinho


A Marta, a terminar o mestrado em Economia e Gestão da Inovação, na Faculdade de Economia do Porto, reconhece a mais-valia de ter frequentado o curso secundário com plano próprio de Contabilidade e Gestão, reconhecendo que houve algumas unidades curriculares da faculdade em que sentiu a sua excelente formação académica, contrariamente ao que acontecia com a maioria dos colegas. “O Colégio é uma escola diferenciadora! Os cursos com planos próprios abordam uma série de áreas importantes, de cariz prático, uma boa bagagem que permite ter contacto com o mercado de trabalho, através da realização do estágio, favorecendo a escolha de curso no ensino superior”. Refere ainda que, “a apresentação Prova de Aptidão Profissional também foi excelente, já que nos dá um conjunto de valências essenciais para a nossa vida, como a capacidade de gestão de tempo, o experienciarmos a realização de um trabalho de investigação aprofundado, bem como a nossa preparação para a defendermos perante um júri externo à instituição”. Quanto a recordações que guarda, lembra que “ser antiga aluna significa fazer parte da família colegial! Foi uma segunda casa para mim, onde deixei a minha marca, quer na vertente estudantil, quer na prática desportiva de andebol. Por tudo isto, tenho um vasto conjunto de memórias a recordar, que guardo carinhosamente, e com muita saudade…



Marta Henriques



Reconhece que Colégio é uma escola de cidadania ativa que lhe transmitiu valores, que o despertaram para ser ativo na sociedade e marcar a diferença, a que acresce a criação de disciplina, confiança e método, alicerces cruciais para o desenvolvimento da vida pessoal. Além disso, foram bases essenciais para ingressar no ensino superior e no mundo de trabalho. Olhando para o passado, hoje, o Nuno tem muitas recordações. “As coisas mais bonitas que podemos guardar de locais e de pessoas, que têm um lugar muito especial no meu coração. Uma recordação especial foi a experiência da primeira ExpoColgaia, vivenciei cada momento e senti a verdadeira união existente entre toda a comunidade do Colégio”. Realçou, entre outras bem marcantes, a entrega da Prova de Aptidão Tecnológica. “Estava aqui o muito que a instituição me deu e o que eu aprendi!”. Não esqueceu as memórias eternas do Programa Escola Embaixadora do Parlamento Europeu. “Estou feliz e emocionado porque me cruzei no sítio certo, com as pessoas certas. O que sou, devo-o ao Colégio de Gaia!”. O Nuno deixou uma expressiva mensagem aos nossos alunos. “Estudem e aproveitem a variedade formativa que o Colégio vos oferece e agarrem a oportunidade cívica que põe à vossa disposição, vivam cada momento e não tenham medo de se envolverem em projetos, de experimentarem fazer diferente. Estais no sítio certo, com as pessoas certas e no momento certo. Sede felizes e honrai sempre a oportunidade de serdes alunos do Colégio de Gaia!


Nuno Santos



OLÁ, SOU ALUNO NO COLÉGIO DE GAIA-ESCOLA CATÓLICA
Para o Colégio de Gaia – Escola Católica é importante aferir e ouvir a experiência de vida dos seus alunos, além da sua opinião sobre os cursos secundários com planos próprios, com dupla certificação, que oferecemos. Falaram do percurso académico, da sin[1]gularidade da nossa Instituição, em relação a outros estabelecimentos de ensino, as razões que os levaram a escolher, num grande leque de ofertas, os cursos que frequentam, e a satisfação que é “vestir a nossa camisola”. Acreditam que lhes é dada uma preparação integral, num ambiente inclusivo. Reconhecem as oportunidades formativas que lhes são dadas e que os preparam para responderem aos exigentes desafios dos tempos em que viverão.


Para Beatriz Saiote, “os saberes adquiridos neste excelente curso que frequento são essenciais e motivadores para a continuação de um bom percurso escolar”. Relevando a boa preparação nas formações geral científica, “nas quais sinto que estou bem preparada para realização das provas de ingresso no ensino superior”, foram as disciplinas da componente de formação tecnológica que “me deram uma forte e inquestionável preparação e aprendizagem para ingressar no ensino superior na área da eletrónica, com alguns conhecimentos que, possivelmente, me colocarão numa posição vantajosa, relativamente a outros estudantes”. Quanto à frequência dos cursos secundários com planos próprios, a Beatriz não esconde que já tinha “em mente” seguir a área de eletrónica, uma oportunidade que lhe tem permitido “um contacto com uma forte componente prática geradora de novos e excelentes conhecimentos”. Além desta mais-valia, a formação em contexto de trabalho, “que, na minha opinião, é essencial para a formação de um bom profissional, permite vivenciar o modo como funciona o mundo laboral e aplicar os conhecimentos e competências adquiridos ao longo do curso”. Ser aluna do Colégio “é fazer parte de uma instituição que valoriza a proximidade com os alunos, que favorece uma relação familiar entre funcionários, professores, alunos e direção, é algo que, sempre reconheço. Jamais esquecerei os valores para os quais fui despertando”. Olhando a instituição como um espaço com espírito aberto, orgulhosamente, pertenço a um estabelecimento de ensino que marcou o meu ensino secundário como a melhor fase da minha experiência escolar, e, por isso, estarei eternamente grata”.

Beatriz Saiote



O João reconhece que a sua entrada no Colégio se revelou uma excelente escolha para o seu percurso académico, destacando que “as relações professores-aluno são excelentes e têm contribuído para me tornar melhor e mais recetivo a todas as aprendizagens.” Além disso, “a diversidade de atividades nas aulas, visando sempre o melhor, desmistificaram por completo o conceito de que «a escola é uma seca», tornando tudo mais apelativo e interessante”. Na sua opinião, o Colégio apresenta características diferenciadoras, “como o nível de exigência e responsabilidade impostos, pedindo sempre o melhor de nós, há uma motivação permanente para o sucesso académico através das diferentes formas de aprendizagens.” Lembra que não foi fácil a escolha da escola para frequentar no ensino secundário, pois sabia que a decisão poderia ter grande influência no seu futuro profissional. Contudo, “a paixão e a curiosidade pela informática, a par das pesquisas dos planos de estudos de diversas escolas, o curso do Colégio pareceu-me o mais indicado, pois abrangia diferentes áreas tecnológicas, bem atuais. Sabia que esta seria a escolha correta, e, até hoje, não me arrependo em nenhum momento da minha opção, pois há uma motivação permanente para o sucesso académico através de diferentes formas de aprendizagem.” Ao chegar ao final do ensino secundário reconhece que “ser aluno do Gaia é algo difícil de expressar. É ser responsável, trabalhador, conhecedor e feliz, pois é tudo isso que representa para mim.


João Sousa


O Rodrigo reconhece que “a frequência do Colégio tem sido fulcral no meu percurso académico, permitindo-me experienciar, em contexto escolar, realidades distintas da minha, levando-me a questionar sobre as minhas competências e potencialidades”. Além disso, “promove iniciativas de cooperação e de solidariedade, incentiva a cidadania ativa e comprometida na construção de uma sociedade mais justa, desenvolve a autonomia e a responsabilidade, a inovação, o aprofundamento de competências em áreas importantes e diversas, não se focando apenas nas disciplinas base, como a grande maioria das escolas. Reconheço que reforçou o meu espírito de iniciativa, o meu interesse, a minha motivação e a minha capacidade crítica enquanto cidadão estudante”. O Colégio, “com o plano de estudos que oferece, apresenta uma proposta educativa baseada no desenvolvimento de competências não só intelectuais como também práticas, promovendo um ambiente educativo que envolve toda a comunidade numa aprendizagem de qualidade e adequada a cada aluno”. Acrescenta que “para mim, ser aluno do Colégio é um orgulho e um privilégio. É gratificante pertencer a uma escola que é uma referência nacional, cuja vertente católica e, sobretudo, humana, nos enriquece como pessoas e nos oferece uma educação de qualidade. O meu percurso escolar fica marcado por colegas que levo para a vida, por profissionais de excelência a quem agradeço todo o empenho e orientação nestes três anos, e por uma escola que me ajudou a traçar o meu caminho como pessoa. É, sem dúvida, um colégio de referência que recomendo.


Rodrigo Teixeira



Bruna reconhece que o Colégio, a ajudou a moldar a personalidade e também o percurso académico, com o apoio dos professores, sempre se preocupados “comigo e com o meu futuro”. Reconhece que o fator mais diferenciado do Colégio, face a outras escolas, é a existência de cursos com planos próprios, “perfeitos para algum aluno que esteja na dúvida em prosseguir os estudos no ensino superior ou ingressar no mercado de trabalho. As disciplinas específicas de cada curso são excelentes, permitindo aprofundar muito o nosso conhecimento, atendendo às Aprendizagens Essenciais”. Refere que “as razões que me motivaram para frequentar o ensino secundário com planos próprios foi a forma como os cursos estão estruturados”. “Conheci pessoas maravilhosas que me ajudaram a crescer, e com quem vivi momentos únicos. Os professores são meus amigos, ouvem-me e ajudam-me a superar dificuldades, tanto a nível académico como a nível pessoal. Estou muito grata ao Colégio e aos professores por me proporcionarem estas experiências.



Bruna Mota