: Mais Magazine:: Comentários: 0

Foi há quase cinco décadas, 48 anos para ser mais preciso, que nasceu a Riler, uma empresa do setor têxtil, que atuava na área da estamparia. A entrada de Amaro Vale na sociedade deu-se já nos anos 80, transformando o rumo da empresa.

Sofia Vale, filha de Amaro Vale, revelou-nos que foi na década de 80 que o seu pai assumiu o controlo da empresa que, mais tarde, viria a deixar de servir apenas na área da estamparia. “Sempre com o crescimento em perspetiva e para suprir algumas necessidades do mercado, o meu pai desloca-se à Alemanha e compra várias máquinas, transformando a Riler em tinturaria. Mais tarde, a Riler, vem a especializar-se em tingimento de felpos e colchas”.

Conhecendo a realidade do setor têxtil, a empresária sabe bem o quão este setor afeta o ambiente. Contudo, a mesma refere que “a Riler tem, desde sempre, uma preocupação acrescida com a questão ambiental e, por isso mesmo, tem feito vários esforços em investimentos para minimizar os danos provocados por uma indústria deste tipo. O nosso compromisso ambiental passa pela utilização de energias verdes, como a biomassa e a energia solar, a substituição de máquinas, de forma a tornar o processo de tingimento mais eficiente e menos poluente, a automatização de alimentação às máquinas de todos os produtos químicos, substituição de todas as iluminarias da empresa e o reaproveitamento de águas usadas na tinturaria”. Todas as medidas adotadas pela empresa funcionam e funcionarão com o objetivo de atingir a eficiência energética e de preservar o meio ambiente.

Como um dos maiores parceiros do setor têxtil, a Riler deixa o seu selo de qualidade no serviço que presta, na flexibilidade, rapidez na resposta e na relação que mantêm entre a equipa de colaboradores e os clientes. A empresária acredita que só assim poderão continuar a manter a qualidade que têm apresentado, referindo que são uns “verdadeiros parceiros” e estão “sempre dispostos a ajudar”.

Em relação aos planos para o futuro, cautelosa, Sofia Vale mostrou-se preocupada com os tempos que se avizinham devido ao aumento dos preços, sem nunca deixar de parte a ideia de continuar a investir na empresa. “A escalada dos custos energéticos e o aumento do custo das matérias-primas são verdadeiramente preocupantes. Todos estes aspetos influenciam e condicionam as decisões estratégicas de investimento. Apesar de tudo, considero que o sucesso da empresa só se atinge com inovação e investimento, tanto em máquinas como capital humano. Sendo assim, a Riler continuará a investir”