: Mais Magazine:: Comentários: 0

Localizada num dos braços da Ria de Aveiro, a Freguesia de São Salvador – Ílhavo, impressiona pela sua beleza paisagística, tradições, hospitalidade e pela gastronomia de forte ligação ao mar. Um destino que vale a pena visitar e que nesta edição lhe damos a conhecer por João Braga, Presidente da Junta de Freguesia de Ílhavo.

Sede de concelho e durante séculos berço de marinheiros entregues à navegação e à pesca, a Freguesia de São Salvador é um paraíso à beira-ria plantado. Temperado pelo sol, pela brisa mar e pelo cheiro das suas florestas, este território convida à descoberta do melhor que existe em Ílhavo. Dito isto, não é surpresa que o turismo seja hoje uma das principais fontes de riqueza deste território, muito graças à qualidade das suas praias, museus, gastronomia e de toda a aposta que tem vindo a ser feita em áreas como o lazer e a cultura.

Na verdade, hoje é impensável falar de turismo na Região de Aveiro e não reconhecer Ílhavo como uma das joias da coroa deste território. “Praias, restaurantes, hotéis, espaços culturais de referência e grandes eventos e festivais gastronómicos enaltecem Ílhavo e todas as suas Freguesias”, afirma João Braga. Consciente das condições únicas que este território tem para oferecer, o executivo tem adotado como estratégia dar a conhecer o que de mais autêntico existe na Freguesia. “É esta autenticidade que hoje o mercado turístico exige. O cliché e o banal direcionado a mercados de massas fazem com que cada vez mais apostemos em coisas únicas, diferentes e características da cultura das nossas gentes.”

Assim, as apostas recaem no Carnaval Tradicional de Vale de Ílhavo, sendo os Cardadores, com os seus trajes e máscaras únicas no mundo, destaque neste evento. “Também em Vale de Ílhavo importa destacar as nossas padeiras com as suas padas e folares, que fazem as delícias de quem prova, e o reconhecimento destas com a criação dum Parque de Lazer com forno comunitário e um mural de homenagem a esta atividade para que a tradição perdure. No mesmo contexto, uma Mostra de Folares para que todos tenham o privilégio de poder experimentar este magnífico produto”, explica. Aliado a tudo isto destaca-se ainda o apoio permanente às festas religiosas tradicionais, fomentando o turismo religioso e contribuindo para preservar a memória coletiva das gentes de Ílhavo. “Uma comunidade sem recordação da sua história e das suas raízes é uma comunidade sem bases para o futuro”. Neste contexto é ainda de referenciar o galardão “Eco Freguesia” e com este a criação e valorização permanente de espaços de excelência na natureza, nomeadamente, parques de manutenção, eco trilhos, parques de lazer e convívio e até um baloiço turístico na frente de ria. Por último, mas não menos importante, a criação do Espaço Natal. “Este é um espaço para promoção daquilo que é nosso, com os nossos artesãos, com as nossas associações, com os nossos artistas. Um espaço cheio de luz, cor e magia que proporciona a crianças e adultos um sentimento único e especial nesta quadra natalícia que se aproxima, e que tanta alegria nos traz. Aproveito desde já, para vos convidar a visitarem este espaço nos dias 16, 17 e 18 de dezembro no nosso Mercado de Ílhavo”.



Gastronomia e artesanato
Terra de audazes marinheiros, a Freguesia de São Salvador é reconhecida pela capacidade de liderança dos seus homens, contribuindo com um grande número de capitães para Pesca do Bacalhau. Dito isto, a gastronomia desta Freguesia não podia deixar de estar ligada ao mar e ao “fiel” amigo dos portugueses. Aqui a oferta é, claro está, variadíssima e os festivais a ele dedicados diversos. Do bacalhau come-se tudo. Das cabeças temos as conhecidas caras de bacalhau de onde se aproveitam as bochechas e as línguas. Aproveitam-se as espinhas para caldeirada, e preso à espinha surge o samo e as boininhas muito comuns na Feijoada de Samos.

Na área do artesanato, hoje, já é difícil enumerar toda a panóplia de artigos produzidos pelos artesões de Ílhavo. “As pessoas de Ílhavo sempre foram criativas e direcionadas às artes, mas destacam-se o artesanato ligado à área marítima, como a construção de miniaturas de embarcações em madeira, ou os trabalhos em corda como nós e amarrações”. A cerâmica também tem uma palavra a dizer. Muitas foram as pessoas que trabalharam na fábrica da Vista-Alegre e que aprenderam técnicas, que hoje usam para fabricar peças cerâmicas artesanais e únicas e que tanto deliciam os turistas.

Dito isto, visitar Ílhavo e a Freguesia de São Salvador, é uma experiência única e inesquecível. João Braga, deixa-lhe desde já o convite para conhecer este território único: “Venham viver as nossas tradições fazendo da nossa casa a vossa casa. Temos a certeza de que depois de virem vão querer sempre voltar”.