: Mais Magazine:: Comentários: 0

Há 35 anos surgia a Altomar, uma das mais icónicas empresas dedicadas à importação e exportação de bacalhau salgado seco em Portugal. Guiada por valores como qualidade, know-how e tradição, a empresa diferencia-se por produzir bacalhau de alta qualidade, proveniente dos mares gelados da Noruega, Islândia e Canadá. Estivemos à conversa com o administrador Bruno Guerra, que nos deu a conhecer um pouco melhor a empresa familiar que desde 1987 leva o melhor da tradição à sua mesa.

Fundada em 1987 por Alfredo Guerra e Juvenal Francisco, a Altomar iniciou a sua atividade com a importação e exportação de bacalhau salgado seco. Hoje, é uma das empresas portuguesas de maior relevância nesta indústria e a escolha de milhares de clientes que encontram no bacalhau Altomar a garantia de um produto da mais alta qualidade.

Cru, cozido ou assado, o bacalhau é um dos peixes mais versáteis da nossa gastronomia e sempre fez parte da tradição portuguesa. Por isso, o grau de exigência dos portugueses é o mais alto. Para ir ao encontro das expectativas dos seus clientes e com uma ação alicerçada no compromisso de “produzir um produto bom, honesto e tradicional”, a empresa desde sempre trabalhou com os melhores fornecedores a nível mundial, importando bacalhau dos mares gelados da Noruega, Islândia e Canadá. Aliando a garantia da melhor matéria-prima com a experiência e condições ideais para transformação de bacalhau em Ílhavo, Aveiro, a Altomar é capaz de criar um bacalhau com sabor único e inesquecível, que vende em todo o território nacional e exporta para todo o mundo. “Compramos todo o tipo de matéria-prima, como o bacalhau salgado verde, bacalhau congelado e bacalhau fresco. Graças à unidade de transformação em Ílhavo, conseguimos controlar todo o processamento do bacalhau e assim assegurar a sua qualidade e sabor”, explica Bruno Guerra.

Bacalhau Altomar: o sabor da tradição
O bacalhau Altomar diferencia-se por seguir o processo de cura tradicional portuguesa, que lhe confere um sabor único e de que todos nós gostamos. Esta cura, que implica um complexo processo de desidratação, através da salga, maturação e secagem do peixe, é feita nas condições mais avançadas nas instalações da empresa que controla cada passo deste processo. “O bacalhau é deixado a curar nas nossas câmaras, durante cerca de 5/6 meses, para maximizar as características do bacalhau de cura portuguesa”, explica Bruno Guerra. Quando questionado se este era um dos principais segredos do bacalhau Altomar, Bruno Guerra foi perentório: “Há dois segredos para ter bom bacalhau. Primeiro, ter matéria-prima na altura certa, isto é, antes da desova quando o peixe tem mais gordura e fibra muscular mais firme. O segundo segredo é dar ao bacalhau tempo suficiente de cura. E, neste aspeto, a Altomar orgulha-se de produzir bom bacalhau”.

Inovar mantendo a tradição
O respeito pela tradição fará sempre parte do processo de inovação da empresa, que tem apresentado ao mercado produtos diferenciados sem perder a sua identidade e sabor tradicional. “Há empresas que apostaram no bacalhau demolhado e ultracongelado e há empresas que continuaram a trabalhar com o bacalhau salgado seco. A Altomar continuou neste caminho, porque acredita que é um produto que traz mais vantagens às famílias e que coloca em evidência todo o seu valor”. Seguindo este caminho mais tradicional, mas indo de encontro às necessidades de um mercado inflacionado, a Altomar tem apostado em produtos diferenciadores como postas de bacalhau pré-cortado. “Este produto permite, por exemplo, que as famílias consigam ter acesso a bacalhau de qualidade, gastando um bocadinho menos”.

Uma empresa comprometida com a sustentabilidade
A par da inovação e da qualidade, a Altomar faz da sustentabilidade uma das suas principais bandeiras. Hoje, optar pelo bacalhau Altomar é fazer uma escolha sustentável, já que a empresa apenas compra peixe pescado em áreas de pesca controladas. “Felizmente, as áreas onde comprámos o nosso bacalhau existem quotas rigorosamente controladas e definidas por organismos independentes, que asseguram que não faltará bacalhau no futuro. Não há pescas a mais do que aquilo que o mar permite dar”.

Bacalhau Altomar à sua mesa neste Natal
O Natal é uma época de paz, de reunião com a família mais próxima, de calor humano e boas conversas, de bons aromas e sabores à mesa. Como dita a tradição o bacalhau continuará a ser o rei das mesas natalícias portuguesas e, por isso com o aproximar do final do ano, começa a procura por este produto tão apreciado em Portugal. Bruno Guerra deixa-lhe desde já uma sugestão que “nunca desilude”: “O bacalhau Altomar é a escolha ideal nesta época natalícia, porque é um bacalhau suculento, de sabor tradicional e inigualável, que, em cada garfada, nos transporta para as memórias dos Natais passados à mesa com a família”.