: Mais Magazine:: Comentários: 0

Fundada por Ivo Ribeiro, a Electroinstal, empresa que presta serviços na área das instalações elétricas e da climatização, nasceu em 2006. Ao longo destes 16 anos, a empresa com origem e sede na Maia, cumpriu o objetivo do seu fundador, passando de um espaço de apenas 20 metros quadrados, para um com 3500 e de 2 colaboradores para 120 colaboradores, garantindo ainda cerca de mais 60 postos de trabalhos indiretos em contratos de subempreitada, criando ao longo destes anos outras empresas no grupo. Fruto deste crescimento sustentado, a faturação do grupo irá superar em 2022 os 13 milhões de euros.

Em entrevista à Mais Magazine, Ivo Ribeiro referiu que “o intuito foi sempre crescer de forma sustentada e assente na satisfação dos seus colaboradores, clientes, fornecedores e parceiros, e que a empresa foi fazendo a sua própria publicidade, através da sua experiência e da forma como operam neste ramo.

O sucesso da Electroinstal deve-se muito às pessoas que lá trabalham. O empresário deixou rasgados elogios aos seus colaboradores e, inclusive, caracterizou a sua equipa de “fantástica, organizada e muito bem estruturada”, apresentando uma grande capacidade de resposta, sem nunca perder o foco na satisfação dos clientes e no resultado dos projetos, sendo para isso a sua maior força, os mais de 70 técnicos qualificados em eletricidade e em instalações mecânicas.

Apesar de já ter estado no mercado internacional, Ivo Ribeiro refere que a empresa tem o “foco no mercado nacional”. Ainda assim, o mesmo não descarta uma possível reentrada no mercado externo: “[O mercado nacional] está numa fase de muito trabalho e conseguimos estabelecer parceiras com clientes e investidores que neste momento nos garantem uma carteira de projetos estável para os próximos dois anos. No entanto, a nossa competência e disponibilidade, contando com uma equipa com mais de 15 engenheiros e vários técnicos especializados em preparação e compatibilidade de especialidades em obras, faz com que não tenhamos receio em entrar em novos projetos e desafios”.

O crescimento da Electroinstal é notável, mas nada disso seria possível sem haver um forte investimento nos vários setores da empresa. De 2020 para 2021, conseguiram aumentar o volume de faturação em cerca de 20%. Esse crescimento deve-se à decisão do empresário em dar um passo em frente e investir em recursos humanos, viaturas, meios informáticos, software de gestão cada vez mais adaptado à realidade, ferramentas, equipamentos e em novas instalações, para que o número de colaboradores acompanhe o volume de negócios. Os lucros da empresa só não foram ainda maiores precisamente por esta necessidade de investimento, que terá reflexos a médio e longo prazo. Tal como Ivo Ribeiro refere, a “empresa teve de se consolidar a nível de recursos humanos e todos os meios necessários para garantir o melhor desempenho e a satisfação de todos os stakeholders”.

O organigrama da empresa cresceu e passou a contar com vários diretores de departamentos, que têm autonomia de decisão e conseguem fazer valer os princípios que regem esta organização. “Criamos os departamentos chave para que uma empresa possa ter sustentabilidade, e competência, como exemplos, o Departamento de Produção, Financeiro, Comercial, Compras, Logística, Controlo Gestão, Qualidade Ambiente e Segurança. Palavras como rigor, competência, seriedade, dinâmica, valores e satisfação passaram a fazer parte do vocabulário diário.

O empresário abordou ainda o tema da falta de mão de obra e a dificuldade em encontrar pessoal especializado. “Por não haver mão de obra qualificada, estamos a pagar a um oficial, quer na área da AVAC, quer na área das instalações elétricas, valores muito acima da média do que era há dois ou três anos”. Queremos que os próximos passos sejam em parcerias com empresas formadoras e pretendemos ser uma porta de entrada para novos técnicos que ambicionam uma carreira nas áreas de eletricidade e instalações mecânicas.