: Mais Magazine:: Comentários: 0

O grad system é um sistema inovador que surgiu com o intuiu de revolucionar o mercado da fixação de materiais, uma solução desenvolvida pelo grupo Burger & Cie. Em entrevista à Mais Magazine, Cátia Nunes, Business Manager da empresa, contou-nos tudo sobre este produto.

Para começar, pedia-lhe que nos explicasse como é que funciona e o que é o grad system?

O sistema grad é uma solução revolucionária para a instalação de deck, de fachada e de teto. Consiste num perfil de alumínio pré-equipado de clipes grad. Os clipes já vêm encaixados no perfil desde fabrica, o que permite ganhar muitíssimo tempo de instalação. O sistema grad tem a vantagem de poder ser utilizado para qualquer tipo de projeto de deck e de fachada, graças às várias opções disponíveis, tanto no próprio sistema, como também na escolha do revestimento: madeira, WPC, cerâmica e alumínio. É um sistema patenteado e 100% sustentável, fabricado pela Burger & Cie, empresa Francesa que existe desde 1847.

Como é que surgiu a ideia de produzir o grad system?

O clipe foi inventado por dois engenheiros da empresa, e a ideia foi de poder propor não um simples produto, mas uma solução que faz toda a diferença. O mundo da construção evolui e é nosso dever acompanhar essa evolução, sendo vanguardista ao propor um sistema único para simplificar a instalação de decks e revestimentos de parede, com materiais de alta qualidade.

Quais são as diferenças deste produto, em relação aos métodos mais convencionais?

O sistema grad é composto por um perfil de alumínio pré-equipado de clipes grad. Essa é uma das grandes diferenças, pois os clipes chegam ao cliente encaixados no lugar certo para logo poder encaixar as tabuas de acordo com a largura de estas, o que permite uma instalação rápida, indo até 70% mais rápido do que uma instalação mais convencional. O clipe sendo central, permite uma estética perfeita, sem parafusos visíveis. A outra grande diferença é que o sistema é totalmente desmontável, graças a umas chaves especificas que desencaixam os clipes, permitindo assim aceder a máquinas (perto de uma piscina por exemplo), limpar por baixo do deck, mudar uma tabua, recuperar algo que caiu por baixo do deck, instalar uma luz, e muitas outras situações. Além disso, o clipe permite uma ventilação contínua, essencial para um projeto sem surpresas desagradáveis a longo prazo. De facto, as tabuas não estão em contacto direto com a estrutura, pois o clipe grad garante um espaço entre as tabuas e o alumínio, permitindo evitar a infiltração da água.

Há quanto tempo é que o produto está no mercado?

O sistema grad esta disponível no mercado há mais de 30 anos. Começando com um clipe que tinha de ser aparafusado, e indo evoluindo ao longo dos anos para fornecer a melhor solução possível, sem parafusos visíveis e removível.

Quando surgem produtos inovadores, como é o caso, o público costuma ter reações muito diversas. Como é que tem sido o feedback ao grad system?

Costumamos chamar o sistema grad de produto “uau”, porque, de facto, em cada apresentação e demonstração que se faz, a primeira reação é: “Uau, isto existe mesmo?”. É um orgulho para nós. A grande maioria das pessoas não conhecem o sistema, pois estamos presentes no mercado português há pouco tempo, mas o feedback é mais que positivo e incentiva-nos a continuar a dar a conhecer este sistema incrível, que trará muitas soluções para problemas recorrentes na construção e renovação.

Os ideais da empresa defendem o ambiente. De que forma é que isso acontece na conceção deste produto?

O sistema grad é reciclado e reciclável, permitindo uma durabilidade reconhecida. A reciclagem e reutilização do material ajudam a minimizar o impacto ambiental e a conservar os recursos naturais. De facto, a infinita reciclabilidade do alumínio permite economizar 95% de energia e 70% de água, em comparação com as quantidades necessárias durante a produção de alumínio primário. Como o alumínio não perde nenhuma das suas qualidades durante o processo de reciclagem, esse material atinge a meta de zero desperdício a longo prazo. Além disso, os clipes e acessórios são polímeros PP e POM, que são reciclados e recicláveis.

O grupo Burger & CIE fica sediado na Alsácia, uma região no nordeste de França. Como é que se deu a expansão da empresa para o resto da Europa e para os restantes continentes?

O grupo Burger & Cie nunca foi daquelas empresas que se acomoda com as suas conquistas. Está sempre à procura de novas oportunidades e, por isso, pareceu-nos lógico dar a conhecer a nossa gama de produtos aos países europeus vizinhos. De seguida, quisemos expandir o nosso know-how para além das fronteiras europeias e hoje estamos presentes em outros países como Emirados, Estados Unidos, Canadá e muitos outros. É essencial para nós darmos a conhecer este sistema que é único e que é nosso.

Tirando a França, quais são os países onde a Burger & Cie tem uma presença mais forte no mercado?

A empresa Burger & Cie tem uma presença forte nos países vizinhos, ou seja, na Alemanha, Bélgica e Suíça. Contudo, esperamos fazer de Portugal, Espanha e Itália, países com uma forte presença da grad. Uma equipa de 3 pessoas irá em breve juntar-se à equipa grad em Portugal para reforçar a nossa presença no mercado, juntamente com o nosso distribuidor local, a empresa Banema. O processo de recrutamento está em andamento e será promissor. A aventura grad em Portugal esta só no seu começo.