: Mais Magazine:: Comentários: 0

Uma antiga taberna que em tempos foi estalagem Real é hoje o Café Alentejo, um ícone gastronómico eborense. Com portas abertas desde 1900 este espaço, que nos transporta para as antigas tabernas de anos passados, leva em cada petisco e iguaria o melhor do Alentejo ao seu prato.

É no coração de Évora, junto da Praça do Giraldo, que encontramos o Café Alentejo, um dos ex-líbris gastronómicos da cidade, que desde 1900 serve alguns dos melhores petiscos e pratos de gastronomia tradicional alentejana e portuguesa. Se o negócio começou no início do século XX, o edifício que o abriga conta com uma história bem mais antiga. Datado do século XV, foi outrora uma estalagem Real, e desde 1900 foi, sucessivamente, taberna, casa de pasto e restaurante. Hoje, dá “casa” a um dos espaços mais emblemáticos da capital alentejana. Ao cruzar a sua entrada é impossível deixar de reparar na antiguidade e magnificência da arquitetura que se impõe. As suas colunas, arcos e o majestoso teto abobadado transportam-nos para a antiga taberna que ali surgiu em anos passados. Aliás, o espaço atual ainda hoje preserva o grande balcão e as mesas típicas, com placas de mármore em que, noutros tempos, foram servidos alguns dos mais saborosos pitéus. Rita Simão abraçou este projeto há 23 anos e, desde então, assumiu o compromisso de “preservar o conceito e arquitetura” do edifício do século XV, onde nasceu o negócio que hoje gere. A par disso, e apesar de ser um espaço tradicional, o Café Alentejo dispõe também de todas as comodidades do século XXI, oferecendo aos clientes um ambiente caloroso e cosmopolita, com a garantia de “todo o conforto à mesa”.

O melhor da gastronomia tradicional alentejana à sua mesa

O Alentejo é cheio de tradições e a cozinha tradicional alentejana uma arte. No Café Alentejo essa arte chega-nos através dos petiscos e dos muitos pratos de gastronomia tradicional alentejana, mas também portuguesa, que ali são servidos há mais de cem anos. “Como o nome indica, o Café Alentejo é um espaço onde podemos desfrutar e saborear refeições tipicamente alentejanas, algumas que aprendi a confecionar em casa dos meus avós”, afirma Rita Simão. Tendo a sabedoria e tradição como ingredientes secretos, o Café Alentejo leva-nos numa autêntica viagem pela gastronomia e doçaria tradicional alentejana, onde os sabores autênticos nos chegam à mesa nas deliciosas sopas, generosamente temperadas com ervas aromáticas, nos tradicionais pratos de bacalhau, nas suculentas carnes de porco alentejano e nos bons bifes.

Refeições para saborear e partilhar

Costuma dizer-se que as refeições são melhores quando acompanhadas de quem gostamos, das boas conversas e do ambiente familiar e amistoso de quem se senta connosco à mesa. É exatamente essa a sugestão que Rita Simão nos deixa: “A ideia é fazer uma refeição para partilhar, para que as pessoas possam experimentar vários sabores”.

Uma das delícias regionais são os pequenos pratos de petisco e é exatamente por eles que devemos começar esta nossa aventura gastronómica. A sugestão vai para dois pratos “diferenciados”: os espargos verdes salteados e os cogumelos salteados em azeite, confecionados com produtos locais. Nos pratos de peixe, a sugestão de Rita Simão recai sobre as tradicionais sopas de cação e de peixe, que aqui são confecionadas com grande sabedoria e sabor. Se prefere carnes, as migas alentejanas com carne de porco frita, que é receita de família, e o rabo de boi estufado em vinho tinto alentejano, prato bandeira do Café Alentejo, são as escolhas ideais. Seja qual for a sua escolha, harmonize os pratos com uma das mais de 300 referências da cuidada garrafeira do restaurante, que conta com vinhos de todos os produtores do Alentejo. “Somos muito dedicados ao vinho e apostamos numa garrafeira com o que de melhor se produz na região”. Para além disso, desde 2019 que o Café Alentejo lhe permite acompanhar a sua refeição com um vinho de produção própria, o Honoris. Para sobremesa e de forma a terminar em beleza, aconselha-se o Torrão real de Évora ou o premiado pudim de queijo de Serpa com laranja. Delicioso, certo?


Próxima paragem: Café Alentejo

O lugar e história fazem do Café Alentejo uma referência em Évora. Mas não só disso se faz o sucesso desta casa. A criteriosa escolha dos melhores produtos, vindos diretamente de produtores locais, a exatidão com que todos os pratos são confecionados, e a bem preparada equipa de profissionais, tornam este emblemático espaço um ícone gastronómico a visitar. “Todos os dias estamos aqui, de sorriso no rosto, prontos a melhor o servir”, afirma Rita Simão que aproveita a oportunidade para lhe deixar um convite especial: “Quando vierem a Évora não deixem de vir ao Café Alentejo, nem que seja só para visitar”. Nós ficámos convencidos e não vamos perder a oportunidade de (com)provar tudo o que lhe dissemos.