Patrícia Alexandre é o rosto por detrás da Algar Vila e quem com ela trabalha sabe que princípios como o profissionalismo, dedicação e carácter são os alicerces do seu percurso profissional e os valores basilares da empresa de mediação imobiliária que lidera. Foi com ela que estivemos à conversa, nesta edição da Mais Magazine, para conhecer um pouco melhor o presente e futuro da Algar Vila e do setor imobiliário português.
Foi no ano de 1986 que a região do Algarve viu nascer a Algar Vila, uma das agências imobiliárias mais antigas estabelecidas em Tavira, com a licença AMI 431. Guiada por valores como a honestidade e integridade, a Algar Vila foi conquistando a confiança de milhares de clientes que encontram na empresa familiar a ajuda que necessitam para encontrar o imóvel certo ao preço certo. “Os nossos valores profissionais andam de mão dada com os nossos valores pessoais, integridade, confiança e honestidade. Somos uma empresa familiar e gostamos de tratar o cliente como parte desta ‘família’”, começa por explicar Patrícia Alexandre.
Assumindo como principal objetivo “realizar bons negócios”, a Algar Vila diferencia-se pela forma transparente com que os desenvolve, e onde o cliente está sempre em primeiro lugar. “O nosso lema ao longo dos anos mantem-se fiel: ‘primeiro as pessoas (cliente) depois o negócio’”, assume. No entanto, desengane-se quem pensa que a relação da empresa com o cliente termina com a conclusão do negócio. Graças ao serviço de acompanhamento e pós-venda a empresa de mediação imobiliária ajuda, quer clientes nacionais quer estrangeiros no processo de adaptação e integração na comunidade e junto dos serviços necessários.
Equipa familiar é a base do sucesso
O mercado imobiliário é um dos mais competitivos. Uma equipa de profissionais dedicada e capaz de satisfazer as necessidades dos clientes é fundamental para fazer a diferença. Consciente desta realidade, a Algar Vila conta com uma equipa experiente, familiar e conhecedora do mercado, que aposta numa abordagem mais próxima e capaz de ir ao encontro das expectativas dos seus clientes. “Não somos um franchising, definimo-nos como uma empresa familiar e é dessa forma que guiamos o nosso negócio”, explica a entrevistada que não esconde a satisfação ao afirmar que o “passa a palavra” tem sido um dos principais motores de promoção da Algar Vila: “A maior parte dos nossos clientes, seja no perfil de vendedor, seja no de comprador chega até nós por recomendação de clientes já fidelizados há vários anos”.
Presente e futuro do mercado imobiliário português
A pandemia mudou a forma como se “vive” em casa, estimulando a procura por outro tipo de espaços e por imóveis em zonas mais periféricas. Para além disso, teve também o seu impacto na forma de atuação dos agentes imobiliários, contribuindo para impulsionar a digitalização do mercado imobiliário. “Ao contrário do que se poderia pensar, a pandemia fez com que o mercado imobiliário tivesse um crescimento exponencial nos anos de 2020/2021 e 2022”. No entanto, nem tudo “são rosas”. Com a elevada inflação, o aumento dos preços das casas e a subida dos custos no crédito habitação – pelos novos prazos consoante a idade e o aumento dos juros à boleia das taxas Euribor – os portugueses veem os seus orçamentos familiares diminuídos.
Apesar do contexto atual, com a guerra, inflação e juros a subir, Patrícia Alexandre considera que o setor da mediação imobiliária em Portugal está a viver um bom momento. “O mercado imobiliário português continua a ser um mercado muito procurado pelo cliente estrangeiro. A segurança, clima, custo de vida e o facto de estarmos estrategicamente bem posicionados cativa muito o cliente investidor”.
Com um percurso marcado pelo sucesso, comprovado pela sua longevidade, a Algar Vila é cada vez mais uma opção no momento de vender casa. Para o futuro fica a promessa de continuar a trabalhar “da única forma que sabemos, sempre com uma relação de confiança e honestidade, seja com clientes compradores/vendedores, seja com colegas de trabalho”.