: Mais Magazine:: Comentários: 0

Em 2004, pelas mãos de Vítor Câmara, nasceu um dos maiores grupos hoteleiros dos Açores, o AçorSonho. Rapidamente, este negócio tornou- -se um dos maiores das regiões autónomas, juntando aos seus hotéis, um serviço de restauração de qualidade.

O grupo AçorSonho conta, neste momento, com três hotéis: o Hotel Verde Mar & Spa, o Hotel Pedras do Mar Resort & Spa e o Hotel Vale do Navio. O grupo é ainda constituído pelos Apartamentos Turísticos Açorsonho, localizados na ilha de Ponta Delgada, a 500 metros das piscinas naturais dos poços das Capelas.

Passados 17 anos da sua fundação, em entrevista à Mais Magazine, o proprietário faz um ponto de situação do grupo AçorSonho. “A aposta no mercado hoteleiro nos Açores é muito desafiante, tendo em conta a dispersão territorial e os diferentes riscos a que estamos expostos. Para além disso, importa destacar que somos um destino insular que depende de ligações aéreas externas para receber visitantes. Por sua vez, a sazonalidade é ainda muito forte, sendo que os investimentos e a própria atratividade do sector ficam condicionados devido à sazonalidade.”

Ainda assim, o crescimento do turismo na região autónoma dos Açores tem sido notório, numa altura em que este destino começa a ser cada vez mais procurado pelos turistas. Segundo o empresário, isto deve-se à “sua beleza singular e exclusividade”.

Mas não é só no serviço hoteleiro que o grupo AçorSonho se destaca. Sabendo que cada vez mais os clientes procuram uma experiência mais completa, a restauração é, também, um dos pontos fortes deste grupo. Tal como o seu fundador conta, “a experiência total do hóspede é sem dúvida enriquecida com a aposta na restauração. Experimentar, saborear e degustar novos produtos e iguarias (de preferência regionais) criará memórias sensoriais que dificilmente serão esquecidas. Assim, apostamos em produtos de excelência, com uma apresentação cuidada e inovadora a nível www.acorsonho.com de sabores, contrastes e cores”. Vítor Câmara deixou ainda rasgados elogios às equipas que trabalham nos espaços hoteleiros, mencionando que o seu empenho é um fator importantíssimo para manter um ambiente sofisticado e intimista, algo que carateriza os hotéis.

Ancora, Meia-Nau e Terra Cota são os três restaurantes do grupo, um para cada hotel. Apesar de serem diferentes, seguem todos uma linha conceptual bastante semelhante. O mote é a comida tradicional portuguesa, com um toque de sofisticação e requinte. A cozinha do grupo AçorSonho tem, no entanto, diversas influências de outros estilos culinários, sem nunca deixar cair em esquecimento a comida regional, que tanto carateriza os Açores.

Contudo, não é só pela sua cozinha que os restaurantes do grupo AçorSonho se destacam. Tal como explica o representante da AçorSonho, os restaurantes “destacam-se por estar inseridos em hotéis estilo resort, com opção de desfrutar de refeições no interior do restaurante ou no exterior, sempre rodeados de vistas maravilhosas para o mar. Naturalmente as condições, o conforto e a decoração são também parte da experiência”.

Ainda assim, não é por estar rodeado de um oceano que tudo é um mar de rosas. Com o aumento da procura dos serviços de restauração, surgem os problemas da falta de mão de obra qualificada. No fundo, o setor não apresenta uma capacidade de resposta eficiente para a procura de pessoal qualificado. O grupo sofre ainda de um problema que tem afetado outros tantos restaurantes: o preço elevado dos bens alimentares. O proprietário mostrou-se preocupado com o crescimento dos custos, referindo que terão de ser “mais rigorosos na gestão” para fazer face à inflação.

Quanto ao futuro, Vítor Câmara afirmou que existem “novos investimentos previstos para os próximos anos”. O fundador do grupo revelou à Mais Magazine que tem “intenção de continuar a construir hotéis na costa norte da ilha de São Miguel” (de onde é natural), pela afinidade que tem e “pela importância que estas unidades representam no desenvolvimento e na melhoria das condições de vida das comunidades que vivem na costa norte da ilha de São Miguel”. Dessa forma, o grupo AçorSonho espera ajudar a promover o emprego e o desenvolvimento da região, ajudando a combater a centralização do turismo, que se encontra voltado para Ponta Delgada.

Para quem nunca visitou os Açores, o empresário deixa o apelo: “Os Açores são um destino maravilhoso para visitar em qualquer altura do ano. Todas as ilhas são cenários idílicos. Venha conhecer o que os Açores têm para oferecer, na presença das vossas famílias e amigos. Não adiem as vossas férias ou o descanso merecido!”