: Mais Magazine:: Comentários: 0

É no coração do Alentejo, nas ricas encostas da Vidigueira, perto da mais antiga adega romana conhecida na Península Ibérica, que encontramos a Quinta do Quetzal. Criada em 2002 pelo casal Cees e Inge de Bruin, a Quinta do Quetzal é hoje uma das mais originais e inovadoras adegas do Alentejo onde o vinho, a gastronomia e a arte se fundem numa simbiose perfeita. Venha conhecê-la.

A adega e as vinhas da Quinta do Quetzal estão localizadas no seio do Alentejo, nas zonas mais nobres da Vila de Frades, no concelho de Vidigueira. A longa ligação do casal holandês Cees e Inge de Bruin a Portugal esteve na origem deste projeto que surgiu em 2002 e que hoje, vinte anos depois, é reconhecido não só em todo o Alentejo como em todo o país. Os motivos? A sua localização única, uma adega que transforma a uva e produz vinho com o princípio da gravidade, um art center com exposições de arte contemporânea e um restaurante premiado, que conta com uma horta e um jardim mediterrânico e que produz pratos com os melhores sabores do Alentejo.

Vinhos que são a alma da região

Como é do conhecimento geral, o Alentejo tem uma grande diversidade de solo e clima dentro da mesma região. São as encostas xistosas na proximidade da Serra do Mendro e o microclima dessa região que permitem à Quinta do Quetzal condições ímpares para a produção de vinhos brancos e tintos, com um terroir único. Enquanto a área ao redor da Quinta do Quetzal é geralmente ensolarada e quente, o seu posicionamento no sopé da Serra do Mendro permite a entrada de ar mais frio do Oceano Atlântico. Estas condições levam a grandes variações de temperatura, dando às uvas o calor para amadurecer e as brisas refrescantes para recuperar. Assim, surgem vinhos brancos frescos e minerais, com aromas de fruta fresca, e vinhos tintos bem encorpados, com taninos suaves e de longa persistência.

A Quinta do Quetzal procura que os seus vinhos sejam a expressão da sua região envolvente e, por isso, todos são produzidos unicamente com uvas provenientes da propriedade que conta com cerca de 53 hectares de vinha. A gama de vinhos brancos é exclusivamente feita a partir de uvas de castas autóctones, sendo a casta Antão Vaz a de maior expressão, embora conte ainda com a Arinto e Roupeiro, que conferem aos vinhos mais acidez e frescura. Nos tintos é utilizada a casta Alicante Bouschet que confere ao vinho corpo, concentração e boa capacidade de evolução. Para complementar com notas de especiarias esta casta é ainda loteada com a Syrah, variedade que melhor se adapta ao clima rigoroso do Alentejo.

Adega moderna garante qualidade excecional dos vinhos produzidos

Foi no ano de 2006 que o casal holandês construiu aquela que viria a ser uma das adegas mais emblemáticas de todo o Alentejo. Encaixada numa encosta, a adega da Quinta do Quetzal alia modernidade, inovação e tradição, uma vez que ainda preserva as antigas tradições e técnicas de produção vinícola romanas e alentejanas, respeitando o processo artesanal, evitando a industrialização dos vinhos e, acima de www.quintadoquetzal.comtudo, assegurando a qualidade ímpar das uvas utilizadas na produção deste néctar. Nesta adega, as uvas são trazidas através da pura e natural força da gravidade e transformadas em excelentes vinhos que repousam em caves subterrâneas com 15 metros de profundidade, que proporcionam temperaturas naturalmente baixas permitindo às uvas envelhecer gradualmente.

Quinta do Quetzal junta gastronomia e arte

Para completar a experiência, foi criado em 2016 um novo edifício que aloja um restaurante e um centro de arte. No piso superior encontramos o restaurante Quetzal, que tem tudo a ver com o Alentejo, e no piso inferior o Centro de Arte Quetzal, dedicado à arte contemporânea. Numa simbiose perfeita, a Quinta do Quetzal une os três pilares que dão corpo a este projeto: vinho, gastronomia e arte.

Vinte anos após a sua criação, a Quinta do Quetzal é berço de vinhos únicos e inconfundíveis, complementados pelas duas mais inefáveis aplicações do talento humano, as artes e a gastronomia. Este verão parta à descoberta do que de melhor este espaço tem para lhe oferecer. Visite a Quinta do Queztal e vivencie uma experiência inolvidável. Novidades e novos lançamentos não irão faltar.