: Mais Magazine:: Comentários: 0

É uma empresa familiar, com 41 anos de existência, que entrou em 2005 na área dos vinhos. Com sede em Gondomar, tem produção vinícola nas principais regiões do país (Região dos Vinhos Verdes, Douro, Alentejo e Dão), possuindo vinhos de elevada qualidade e proporcionando ao cliente um vasto leque de opções.

Foi do “fruto de uma paixão de família e da vontade e dedicação na produção vinícola”, que nasceu a Grande Porto Vinhos e Bebidas. Os primeiros passos nesta área tiveram início com a criação do Messala Alvarinho, “vinho produzido com 100% da casta Alvarinho, a mais nobre casta da Região dos Vinhos Verdes, sendo reconhecido pelo público como um genuíno Alvarinho”. O seu principal mentor, Messala Gonçalves, admitiu à Mais Magazine que este vinho “é diferente de todos os outros verdes pelo seu aroma e sabor característicos, mas também pelo corpo cheio, grau alcoólico superior e boa capacidade de envelhecimento, tendo uma intervenção mínima na adega. Um vinho que nunca é igual de ano para ano”. Com a casta Alvarinho “temos ainda o Messala Alvarinho Trajadura, o Messala Alvarinho Reserva, o espumante Messala Alvarinho, destilados e espirituosas como, aguardente bagaceira, aguardente vínica velha e vinho licoroso.”

Na descrição das suas marcas, Messala Gonçalves fala-nos que “Messala Alvarinho foi a primeira marca. Representa a excelência da região de Monção e a notável e distinta qualidade com a qual queremos pautar todos os nossos vinhos. O Desfiado é a nossa homenagem aos característicos bordados regionais do Minho. O Montes de Lá representa a diversidade do terroir Alentejano, conhecido pelos seus vastos montes pintalgados pela planície. O Serras de Lá, proveniente da região do Dão, bebe a sua essência no coração e alma das imponentes
serras. Da mais antiga região vinícola de Portugal e uma das mais ricas, surge o Encostas de Lá, com vinhos distintos que representam a singularidade das belas encostas do Douro.”

Messala revela que as regiões vínicas onde produz os seus vinhos o “inspiram a produzir o melhor em cada uma delas, numa intrínseca comunhão entre o homem e a natureza”. Ainda sobre a Região dos Vinhos Verdes, onde é produzido o verde Messala Alvarinho, diz-nos
que efetivamente existe “uma grande influência do terroir na sua produção, devido ao microclima muito particular, ou seja, as temperaturas amenas e a baixa amplitude térmica sentida, retiram o maior potencial das castas Alvarinho, dando origem a um Messala Alvarinho genuíno”.

No mercado nacional e internacional procuram divulgar os seus vinhos, “através da participação em concursos, eventos e feiras vínicas conceituadas como é o caso da ProWine, na Alemanha. A divulgação passa ainda por palestras realizadas em distribuidores, bem como
degustações e workshops realizados pelos enólogos aos comerciais da área. O “savoir-faire” também é representado além-fronteiras em países do norte da Europa, do Brasil, Estados Unidos da América e ainda no continente asiático.

Pode-se afirmar que o trabalho dá frutos, uma vez que o Espumante Messala Alvarinho 2019 arrecadou, em 2022, a medalha Verde Ouro, pela Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV). Esta distinção é um motivo de honra para Messala Gonçalves, deixando-o, juntamente com toda a equipa, “com mais vontade de continuar sempre em busca de vinhos de excelência e de qualidade superior”. Com este peso dourado ao peito, “é óbvio, que existe mais responsabilidade, mas essa sempre foi a base do nosso trabalho e da nossa dedicação diária”.


Antes de terminar a conversa, fizemos mais uma corrida a todos os vinhos, questionando o seu criador, dentro da gama da Grande Porto Vinhos e Bebidas, quais aqueles que recomendaria para este verão. Com algum tempo para decidir, afirmou que podia “aconselhar alguns vinhos para várias ocasiões, por exemplo o Desfiado Branco ou Rosé, sendo jovem e leve pode ser apreciado numa esplanada; o Encostas de Lá Reserva Branco, com estrutura elegante e bem equilibrada, é ideal para acompanhar pratos de carne e peixe; o Montes de Lá Reserva Tinto indicado na degustação de uma tábua de queijos fortes, por ser um alentejano estruturado”; e por último, a sua preferência e paixão, o “espumante Messala Alvarinho, que é um perfeito acompanhante em qualquer altura do dia, passando do social ao gastronómico com muita
facilidade”.


Messala Gonçalves confessa que “o futuro passa pela contínua aposta na produção de vinhos, de reconhecido valor nacional e internacional”. A par disso, sem levantar o véu, enaltece o “desejo de alargar a produção a outras regiões vitivinícolas que sejam uma oportunidade para crescermos enquanto marca e empresa”. Além disso, realça o “sonho e a vontade de aliar o conhecimento com aquilo que fazemos atualmente, partilhando a paixão e o saber com a vontade de comunicar experiências e tradições, através do enoturismo”.