: Mais Magazine:: Comentários: 0

A EcoMovimento nasceu em 2011 e desde a sua génese dedica-se à operação e gestão de óleos alimentares usados, com o objetivo de os valorizar e renovar, transformando-os em biocombustível. Fique a conhecer nesta edição da Mais Magazine a empresa portuguesa que quer tornar o hábito de reciclar óleo alimentar tão comum como o de reciclar vidro, cartão ou plástico.

A empresa que lhe damos a conhecer nesta edição nasceu na cidade de Guimarães há 11 anos. Falamos da EcoMovimento, um operador licenciado para a gestão de resíduos que atualmente desenvolve a sua atividade em três grandes setores: HORECA, industrial e doméstico. Com um raio de atuação que vai desde Leiria até ao Norte de Portugal, com maior incidência nos distritos de Braga e Porto, a EcoMovimento processou em 2021 cerca de 1.200.000 litros de óleo alimentar usado, o que representou um crescimento de 40% face aos valores alcançados no ano de 2020.

O que para muitos é lixo, para a EcoMovimento é um bem precioso que pode e deve ser valorizado e reciclado. A verdade é que os óleos alimentares foram durante muitos anos eliminados de forma incontrolada, provocando impactos negativos de grande escala em várias frentes. Consciente desta realidade e da importância de apresentar serviços e soluções capazes de dar resposta a esta problemática, a empresa vimaranense dispõe de um sistema de recolha de óleos alimentares usados no setor HORECA e industrial. Pode parecer utópico, mas na grande maioria das ocasiões basta um contacto para o serviço de recolha ser agilizado neste setor. “Apuradas todas as necessidades
do estabelecimento e registada toda a informação base do contacto, o serviço de recolha fica pronto a ser agendado”, explica Hugo Rocha, gerente da EcoMovimento. Com o objetivo de proporcionar um serviço cada vez mais acessível, próximo e descomplicado a todos os seus clientes, a empresa tem disponível a app EcoMovimento que permite, entre outras funcionalidades, solicitar e agendar recolhas de óleos alimentares usados, consultar o histórico de recolhas ou consultar e fazer download das e-GAR emitidas.

Se pretende enviar para reciclagem o óleo alimentar que utiliza na sua cozinha, a EcoMovimento tem também disponível uma rede de oleões distribuída em vários pontos do país, destinada à recolha dos óleos alimentares domésticos. Lançado em 2020, o oleão Gota, exclusivo da EcoMovimento, está já presente em mais de mil postos de recolha. Se tem um deles perto de si, o processo é muito simples, como explica Hugo Rocha: “Depois de arrefecido, o óleo deve ser transferido para uma embalagem de plástico, fechando-a o melhor possível. Concluído este processo, a embalagem com óleo está pronta a ser colocada no oleão”.

Assim que recolhido, pela equipa da EcoMovimento, o óleo chega às suas instalações onde é submetido a um processo físico (filtração e decantação), livre do uso de químicos, permitindo atingir um nível de qualidade ótimo para depois ser reencaminhado para a indústria produtora de biocombustível. “Prolongar a cadeia de valor de uma matéria que outrora seria desperdiçada é um dos pontos fulcrais da reciclagem de óleo alimentar usado. É possível obter produtos renováveis com base numa energia mais limpa, sustentável e ecológica”.

A missão da EcoMovimento não passa apenas pela procura contínua na melhoria do ambiente, mas também pela sensibilização de que todos temos uma responsabilidade ambiental e social. “Acreditamos que as condições que os nossos oleões dão aos cidadãos para reciclarem o seu óleo alimentar usado representa já uma força capaz de unir esforços em torno desta causa”. Nesta missão, a EcoMovimento não esquece as crianças e a capacidade que têm em desenvolver e implementar um hábito junto das suas famílias, e, por isso, desde muito cedo, a empresa desenvolveu o Projeto Escola, disponibilizando oleões que possibilitam incutir o hábito da reciclagem junto dos mais novos. “Defenderemos sempre que reciclar é para todos, independentemente da idade”.

Falar da EcoMovimento é falar de uma empresa focada na sustentabilidade do planeta, que promete no futuro continuar a apostar no desenvolvimento dos melhores e mais completos serviços. “O foco da EcoMovimento, no que diz respeito ao canal HORECA e industrial, passará sempre por aprimorar as metodologias no serviço que permitam aumentar a qualidade do mesmo. Para o setor doméstico, assumimos que criar melhores condições para a reciclagem de óleo produzido na casa dos portugueses é o maior e mais importante desafio”.