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Criado em 1981, o CEPRA – Centro de Formação Profissional da Reparação Automóvel assume o compromisso de qualificar e certificar os recursos humanos da área da reparação e manutenção automóvel, de forma a potenciar a empregabilidade e satisfazer as necessidades e expectativas dos clientes. Numa edição dedicada ao setor automóvel, estivemos à conversa com António Caldeira, Diretor, que em entrevista nos deu a conhecer a pertinência do trabalho desenvolvido pelo CEPRA no âmbito da formação e certificação dos profissionais deste setor.

Com 40 anos de existência, norteados por um conjunto de valores corporativos com efetiva aderência à sua intervenção diária, o CEPRA é hoje uma organização de excelência, líder na formação profissional e na certificação de competências no setor automóvel, reconhecida nacional e internacionalmente. Para isso, não é alheio o facto de incorporar no seu Conselho de Administração duas associações do setor, ANECRA e ARAN, para além do IEFP,IP. Desta forma, além de desenvolver predominantemente formação para profissionais e empresas, tem também um papel decisivo na formação de novos profissionais através de cursos de formação inicial, onde se incluem a formação de inspetores para centros de Inspeção Técnica de Veículos ou peritos da área colisão. Esta intervenção abrange uma média de 5 000 formandos anuais, com níveis de satisfação elevados, cujo índice de empregabilidade é próximo dos 100 por cento.

Centro Qualifica CEPRA

O objetivo subjacente à criação do CEPRA, assenta na promoção e valorização profissional do setor da reparação automóvel, serviços e indústrias, através da formação profissional. Para além destas atividades, o CEPRA dispõe de um Centro Qualifica. Graças a este, o CEPRA pode qualificar todos os profissionais que exerçam funções na área do pós-venda automóvel e que não tenham qualquer comprovativo das suas competências. “O Centro Qualifica do CEPRA está preparado para responder a todas as necessidades de certificação dos profissionais do setor, para além de, complementarmente, também desenvolver certificação escolar”, esclarece António Caldeira que acrescenta ainda que este é um “processo extremamente apelativo para os profissionais, por verem valorizada a sua experiência, e para as empresas em que trabalham por ficarem com profissionais mais motivados e com qualificação comprovada, para além de obterem a identificação das respetivas necessidades de formação. Cabe ainda relembrar que todo este processo é totalmente gratuito”.

Os novos desafios do setor

O setor automóvel sempre se caraterizou por ser um dos mais inovadores a nível tecnológico, mas as inovações a ocorrer atualmente colocam desafios sem paralelo. Eletrificação do parque automóvel, introdução de sistemas avançados de assistência à condução, conetividade dos veículos, veículo autónomos, e mesmo modelos de negócio baseados na internet e novos conceitos de mobilidade requerem competências cada vez mais exigentes aos empresários e profissionais do setor. “Tudo isto exige não apenas a formação adequada dos novos profissionais, mas um esforço significativo ao nível dos designados reskilling e upskilling dos atuais profissionais, sobretudo porque estes ainda se deparam com tecnologias menos evoluídas, fruto do facto do parque automóvel ter uma idade média a rondar os 14 anos”, esclarece.

Apesar dos enormes desafios, o CEPRA encara o futuro com grande otimismo e, à semelhança do que tem acontecido durante os seus 40 anos de existência, “com a certeza que irá contribuir decisivamente para que os profissionais e as empresas estejam devidamente preparadas para os enfrentar”. Para isso, conta com instalações e equipamentos modelares e atualizados, mas, sobretudo, “com uma equipa de profissionais, nomeadamente os Técnicos de Formação, motivada e com conhecimentos sólidos e atualizados, que falam a linguagem do setor”.