Em comunicado, a Câmara Municipal da Maia anunciou a aprovação, forma unânime, de um programa estratégico que levará à criação do futuro Parque Metropolitano da cidade.
Este parque ficará situado entre as freguesias de Nogueira e Silva Escura e São Pedro Fins, sendo composto por um total de 376 hectares, dos quais 70 estarão na possa da autarquia. No cômputo geral, o futuro Parque Metropolitano da Maia será um espaço que agregará uma grande variedade de instalações com diferentes funcionalidades, entre as quais um campus tecnológico, uma residência sénior, áreas desportivas, um Laboratório Agro-Florestal com 27 hectares (com possibilidade de expansão), um “campus” tecnológico e de investigação aplicada com cerca de 30 hectares, uma zona residencial e duas zonas desportivas.
Segundo o município, este programa estratégico vai ser enquadrado na proposta de 2.ª revisão ao Plano Diretor Municipal, em curso, de acordo com o sistema de execução previsto no PDM, a promover pelo município e/ou privado