: Mais Magazine:: Comentários: 0

Acordar e sentir por breves instantes a dissociação do espaço onde estamos. Uma vez ambientados, é tempo de começar o dia, respirar outros ares, sair da rotina. São as muito merecidas férias que há muito começaram a ser desejadas. E mesmo que o que idealizou não coincida com o que venha a acontecer, há pequenos azares que dão boas histórias de família.

É surpreendente a quantidade de estudos sobre o stress em férias e como geri-lo. Na Internet há dezenas de artigos fidedignos com dicas sobre como lidar com este período que chega a provocar mais desconforto do que um dia normal de trabalho. Entre as causas mais comuns estão as deslocações, gastos financeiros, visitas a familiares e expectativas irrealistas. É também a consequência de um tempo em que, mais do que nunca, a comparação social está em alta até porque a vida, ou a aparência dela, está à vista de todos.

Mas não queremos deixar nuvens a pairar sobre o esperado descanso anual dos nossos leitores. Até porque temos no nosso país um destino de férias cada vez mais procurado e premiado. Não que a validação dos outros seja determinante, mas não deixa de ser importante a forma como somos vistos. A hospitalidade, a diversidade de paisagens a curta distância, a gastronomia riquíssima, ou a variedade de alojamentos ajudam a atenuar os tais gatilhos de stress.

O velhinho “Vá para fora cá dentro” faz assim todo o sentido e o Algarve é praticamente a imagem deste slogan. Daí o merecido destaque que lhe damos nesta edição. Há muitas razões para isso: as praias (não esquecer a mais setentrional, a de Odeceixe), as falésias douradas, as baías protegidas pelas rochas, a serra, a lindíssima Ria Formosa, as cidades históricas de Silves e Lagos ou as mais cosmopolitas Albufeira e Portimão, entre tantas outras. Proporcionado por tudo isto estão os desportos aquáticos, passeios náuticos, o golfe em franca expansão, os parques aquáticos.

Independentemente do destino, não coloque demasiado peso nas férias, sobretudo se está numa fase menos boa. Como diz a personagem de Audrey Hepburn no filme “Breakfast at Tiffany’s”, numa tradução muito livre, para onde quer que vá não consegue fugir de si próprio. Descansar por si só pode ser um ótimo objetivo de férias. Por isso relaxe e modere as expectativas, há maior probabilidade de tudo correr bem para si e para quem o acompanha.

Bom descanso!