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Há mais de 30 anos que a Haier aplica a sua energia e os seus conhecimentos especializados no desenvolvimento dos melhores eletrodomésticos, com o objetivo de satisfazer os clientes mais exigentes. Perante isto, o resultado só podia ser este: o Grupo Haier voltou a ser considerado, pelo 13.º ano consecutivo, a marca n.º 1 do mundo em eletrodomésticos. João Paulo Ferreira, Country Manager da Haier Europe, revela-nos de que forma a marca tem vindo a alcançar reconhecimento e sucesso ao longo dos anos e como o grupo tem conseguido consolidar a sua posição dianteira na área de IoT, aplicada ao setor Smart Home.

Desde a sua fundação, em 1983, a Haier assume como objetivo prioritário responder às novas demandas do mercado e às exigências do consumidor atual. Para isso, a empresa faz da qualidade e fiabilidade dois dos seus valores basilares e uma premissa indispensável para oferecer produtos premium, inovadores e modernos. Todo o esforço e trabalho desenvolvido com o objetivo de criar produtos capazes de ir ao encontro das expetativas dos clientes fez com que a marca fosse considerada pelo 13.º ano consecutivo a marca nº1 do mundo em eletrodomésticos.

Com estratégia multimarca e multiproduto o Grupo Haier destaca-se pelas suas três marcas de renome – Candy, Hoover e Haier – que, ano após ano, conseguem satisfazer os requisitos de um número cada vez maior de consumidores exigentes e informados e contribuir para reforçar a presença do grupo no mercado nacional. “A estratégia multimarca é talvez uma das tarefas mais complicadas de gerir. As marcas têm de trabalhar no mesmo mercado com produtos nas mesmas classes e categorias sem se ‘canibalizarem’. Por isso, queremos abranger todos os segmentos de mercado, acima das marcas próprias, e lutar por ser a escolha do consumidor nesses mesmos segmentos”, explica João Paulo Ferreira.

Há mais de 70 anos que a Candy oferece produtos que combinam acessibilidade, inovação e facilidade de uso, com o objetivo de oferecer aos consumidores produtos com características atuais, bom design e a um preço “mais equilibrado”. “A Hoover, por sua vez, busca clientes mais exigentes em relação aos detalhes dos produtos, à sua qualidade, ao seu design e ao tipo de tecnologia que têm. Os consumidores sabem que se trata de uma marca com 110 anos, que está na génese da invenção dos aspiradores e que, ainda assim, continua a fazer produtos de qualidade e sempre na vanguarda da tecnologia”, explica. Se procura produtos elegantes que ofereçam, simultaneamente, um desempenho impecável e eficiente, a Haier afigura-se a marca mais indicada para satisfazer as suas expetativas. Capaz de oferecer produtos premium que usam a mais recente tecnologia, a Haier consegue responder eficazmente às constantes mudanças da casa moderna e oferecer produtos que respondam com precisão às sofisticadas exigências e gostos individuais de cada consumidor. “O segmento premium é um pouco complexo e restrito, mas muito interessante de se trabalhar. No fundo, este é mais um cenário que se adiciona ao grupo criando uma situação perfeita enquanto parceiro”.


“Zero Distance” na relação com os consumidores

Num mercado cada vez mais competitivo, saber quem é o “nosso” consumidor, quais os seus hábitos de consumo e necessidades, é uma estratégia fundamental para oferecer ao mercado soluções e produtos que se adaptem às diferentes exigências. Assim, o Grupo Haier tem vindo a apostar na filosofia “Zero Distance”, que assenta numa estratégia de proximidade face aos consumidores. “A filosofia ‘Zero Distance’ está no ADN da companhia e queremos continuar a praticá-la. Estar próximo de quem se interessa pelos nossos produtos é um fator primordial e de que não abdicamos. Conhecer melhor os consumidores é, e será sempre, uma mais-valia”, assume João Paulo Ferreira. É assente nesta filosofia que a marca nº1 em eletrodomésticos desenvolve, continuamente, uma gama de produtos capaz de se adaptar às constantes mudanças da casa moderna. “Conhecer todos os tipos de consumidor é de extrema importância. A estratégia “Zero Distance” tem resultado, mas nada é infalível. Por isso, devemos estar atentos a todas as mudanças de hábitos de consumo e adaptarmo-nos rapidamente”.

Inovação, design e qualidade num só produto
A inovação aliada ao design e à qualidade são também aspetos diferenciadores e indispensáveis para o Grupo Haier, que fornece produtos premium e de última geração, capazes de responder eficazmente às necessidades do lar moderno e dos seus consumidores. “A área do IT, nomeadamente os conceitos de IoT e de produtos ‘smart’ são conceitos onde procuramos liderar”, assume o Country Manager da Haier Europe. Capaz de agregar as novas tecnologias a produtos de qualidade ímpar, usando o que de melhor se faz na área, o Grupo Haier vem crescendo de forma sustentada, ano após anos, e consolidando a sua posição dianteira na área de inovação. É na gama de frio que a Haier tem alguns dos seus produtos mais diferenciadores, que combinam tecnologias de refrigeração de vanguarda com um design elegante moderno e arrebatador. Falamos, por exemplo, das inovadoras Fresher Techs, que permitem uma conservação dos alimentos na sua forma mais pura, conseguindo mais durabilidade e menos desperdício alimentar. “Na Haier tudo é cuidadosamente escolhido, desde os materiais usados, luminosidade, às embalagens dos produtos. As ‘Fresher Techs’ têm características que desenvolvemos em conjunto com laboratórios, de forma a melhorar a conservação dos produtos. Os nossos produtos têm características próprias, patenteadas, que os tornam únicos em termos de conservação de alimentos”.


Haier reforça liderança na área “Smart Home” com criação da app hOn
Para a Haier a tecnologia só faz sentido se for útil e, por isso, todos os seus eletrodomésticos são dotados de inovações funcionais que simplificam as tarefas de todos os dias, contribuindo para uma casa mais inteligente. Assim, o Grupo vem há vários anos desenvolvendo inúmeras inovações que permitiram consolidar a sua posição de vanguarda da área IoT, aplicada ao setor Smart Home. “Queremos ser o nº1 na escolha dos consumidores na área ‘Smart Home’ e para isso apresentamos todos os anos um largo número de referências conectáveis. Queremos criar ecossistemas de produtos e serviços que sejam complementares entre si”. Neste contexto, importa destacar, entre muitas outras novidades, a app hOn que permite, de uma forma inovadora, gerenciar todos os eletrodomésticos do grupo criando um ecossistema entre eles, com um único objetivo: facilitar a vida do consumidor. “Quem nunca teve dúvidas no momento de colocar roupa na máquina, sobre qual programa de lavagem escolher ou qual o mais indicado para limpar determinadas nódoas? Com as nossas máquinas, pode tirar uma foto à roupa e a hOn indicar-lhe-á o programa mais adequado para uma lavagem perfeita, adequada às suas necessidades. O seu frigorifico pode dar a informação, via hOn, que tem produtos a expirar brevemente e a própria aplicação sugere uma receita onde os usar”, descreve. A conectividade é hoje um “standard” nos produtos do grupo, que são cada vez mais interativos e capazes de se adaptar individualmente aos clientes e aos seus hábitos de consumo. “Hoje já contamos com mais de três milhões de consumidores na Europa, ligados à hOn”.


Showroom virtual traz experiência 3D aos consumidores
A Haier também inova na forma como apresenta os produtos aos seus clientes. Em 2021, a marca deu a conhecer ao mundo o primeiro showroom virtual, uma plataforma inovadora que veio proporcionar uma experiência imersiva e à medida de cada consumidor. “Este showroom virtual visa permitir ao consumidor simular os artigos num ambiente de casa. Ou seja, por exemplo, ver que tipo de placa forno, micro-ondas ou frigorífico ficará melhor em determinados ambientes e cores”, explica João Paulo Ferreira. Graças a esta experiência digital, os utilizadores terão a possibilidade – navegando a partir do seu computador, smartphone ou tablet – de experimentar moverem-se livremente em ambientes tridimensionais, onde podem descobrir os produtos mais recentes do catálogo da marca. “O marketing sensorial é hoje uma realidade e usar hologramas com imagens dando a impressão, por exemplo, de um bolo acabado de fazer quando se abre a porta de um forno, são hoje uma realidade que faz com que o consumidor pare e queira ver mais e saber mais sobre aquele produto”. A partir desta experiência de realidade aumentada, os utilizadores podem visualizar os produtos na sua própria cozinha, como se estes estivessem fisicamente presentes, e experimentar qual se adequa melhor às suas necessidades e ao espaço disponível.

Uma marca verde e ambientalmente responsável
Hoje, a responsabilidade ambiental é uma preocupação de grande parte dos produtores, que tem vindo a repensar todo o seu processo de produção com vista à criação de produtos mais eficientes e amigos do ambiente. A Haier Europe foi um dos primeiros grandes grupos a abraçar o conceito hoje conhecido como Desenvolvimento Sustentável, fazendo do lema “green products, green enterprise, green culture”, um dos seus princípios. “Desenganem-se aqueles que pensam que o planeta se torna diferente ou melhor por decreto. Isto não se resolve com um interruptor de ligar e desligar. Há todo um trabalho de muitos anos que leva a que as empresas produtoras repensem todo o seu processo de produção desde a forma, os materiais escolhidos, passando pela energia para consumo das fábricas e até pelas embalagens dos produtos”. Para além disso, a preocupação com a criação de verbas para a reciclagem dos artigos em fim de vida útil é cada vez maior por parte das empresas, que pagam um “fee” por cada artigo que colocam no mercado, por forma a permitir que estes sejam levantados, tratados e devidamente reciclados. “A Haier tem todas as preocupações em ter fábricas cada vez mais eficazes, não só na produção, mas também na melhor forma de produzir sem prejudicar o ambiente”.

Novo ano, novos objetivos
A Haier Europe alcançou vendas no valor de cerca de 2.8 milhões de euros, em 2021, um aumento de 20% face ao ano anterior. Para além disso, a Haier Europe estabeleceu-se como o quarto maior fabricante de eletrodomésticos da região, com uma quota de mercado de 8,1%. Prestes a encerrar mais um ciclo, João Paulo Ferreira mostra-se confiante com os resultados que poderão ser alcançados em 2022: “Este ano, mesmo com a retração do mercado europeu, o grupo espera ter resultados positivos face ao ano transato. O mercado tem vindo a sofrer bastante com os aumentos dos preços das matérias-primas e da distribuição, devido aos combustíveis. Com o despoletar da guerra da Ucrânia, tudo se agravou ainda mais. A juntar a isto, a subida das taxas de juros e da inflação tornam este ano numa ‘tempestade perfeita’. Contudo, estamos ainda numa fase de crescimento e acreditamos que até terminar o ano não mudará nada que faça alterar este percurso”.

Em 2021, a Haier consolidou-se como uma das marcas líderes do setor e obteve um maior crescimento da quota de mercado. Em 2022, voltou a ser considerada a marca nº1 do mundo em eletrodomésticos. Para o futuro, os objetivos a alcançar, quer em Portugal, quer na Europa são bastante claros: “Queremos ser a primeira escolha dos consumidores, entrar no pódio das marcas com mais quota de mercado e afirmarmo-nos no segmento premium”.