: Mais Magazine:: Comentários: 0

Localizada em Guimarães, o coração da indústria têxtil em Portugal, a Lemar é uma empresa familiar portuguesa de referência na área dos tecidos, contando com mais de 8 décadas na área da indústria têxtil. Fique a conhecer mais sobre o trabalho desenvolvido pela Lemar e o seu fulcral contributo na introdução das questões ambientais no setor.

Construindo um Futuro Sustentável

A sustentabilidade desempenha um papel crucial na indústria têxtil e tem ganho uma atenção significativa nos últimos anos. À medida que os consumidores adquirem uma consciência ambiental e social mais acentuada, a procura por tecidos com menor impacto ambiental continua a crescer. Por essa razão, tem-se observado um impulso significativo no desenvolvimento de novos produtos com o intuito de minimizar o desperdício, reduzir o consumo de água e diminuir a pegada ambiental como um todo. “A Lemar está comprometida em estar na vanguarda dessa mudança, reconhecendo que a responsabilidade ambiental não é apenas uma necessidade, mas uma missão que contribui para um futuro mais sustentável” afirma Manuela Araújo, atual CEO e que representa a 3ª geração desta empresa familiar fundada em 1939. Nesse contexto, a procura contínua por matérias-primas ecologicamente mais sustentáveis é parte integrante do alinhamento estratégico da empresa, começando pela escolha das fibras que utilizam nos seus tecidos.

Da Reciclagem à Inovação

A seleção criteriosa das fibras é de extrema importância por diversos motivos. Em primeiro lugar, as tipologias dessas matérias-primas influenciam diretamente na qualidade final do tecido, sendo um diferencial estratégico nas coleções que são desenvolvidas para os seus clientes. “Desde a fundação desta empresa que adotamos uma abordagem proativa na escolha dos melhores fios do mercado” sublinha Manuela Araújo, acrescentando que “o compromisso vai além da qualidade; reflete-se na responsabilidade ambiental, com a priorização de artigos reciclados e de menor impacto ambiental”. Sumarizamos algumas dessas inovadoras fibras (entre várias que são utilizadas) e que podem ser encontrados nos tecidos produzidos na Lemar:

  • Q-CYCLE BY FULGAR™: Na vanguarda da sustentabilidade, esta fibra revoluciona a indústria têxtil. A produção de pneus gera toneladas de resíduos que acabam em aterros e lixeiras, causando sérios problemas am-bientais. A transformação desses pneus em fibra a partir da tecnologia Mass Ba-lance não apenas evita o uso de maté-rias-primas virgens, mas também reduz as emissões de CO2 em pelo menos 50%.Os nossos tecidos produzidos com esta base não só oferecem uma alternativa ecológica, mas também inspira uma mudança global em direção a práticas industriais mais responsáveis, mostrando que a inovação pode ser a chave para um futuro mais verde.
  • LENZING™ECOVERO™: A fibra de viscose obtida a partir de fontes de madeira renováveis certifica-as, por meio de um processo de produção responsável, é reconhecida pela sua contribuição para um ambiente mais limpo. O processo de fabrico dessas fibras gera até 50% menos de emissões de gases e impacto sobre a água se comparado à viscose standard. A madeira utilizada na produção provém de florestas certificadas pelo FSC® e PEFC™, que são administradas de forma sustentável. Essas fibras são biodegradáveis e compostáveis, o que significa que podem se decompor completamente na natureza sem causar danos ao meio ambiente. Utilizamos esta fibra maioritariamente nas nossas riscas.
  • SEAQUAL™: Esta fibra é produzida a partir de resíduos plásticos recolhidos nos oceanos, costas e estuários. Esse processo requer menos recursos naturais do que a produção de poliéster virgem, com reduções substanciais nos consumos de água e energia e nas emissões de CO2.Além disso, o uso de tecidos Seaqual™ não se limita à reciclagem do lixo marinho PET. As iniciativas de limpeza dos oceanos também removem outros tipos de resíduos, como plásticos, me-tais, vidro, borracha e resíduos de materiais mistos. Estima-se que, para cada tonelada de lixo marinho PET reciclada, mais 6 a 10 toneladas de outros resíduos também sejam removidos dos oceanos.
  • AMNI SOUL ECO™: A tecnologia Amni Soul Eco® destaca-se por integrar uma nova geração de fios com menor impacto ambiental, graças à sua fórmula que permite a decomposição em aterros anaeróbicos em aproximadamente 5 anos, em contraste com outras fibras que levam décadas. www.lemar.ptMais de 50% das peças de vestuário normalmente acabam em aterros sanitários, mas as peças feitas com os nossos tecidos AMNI SOUL ECO® decompõem-se 10 vezes mais rapidamente do que outras fibras sintéticas nessas condições. Ao serem depositadas nestes locais, essas fibras transformam-se em matéria orgânica (biomassa) e biogás, podendo ser exploradas como novos recursos ambientais e para a gerar eletricidade.

Compromisso Ambiental

Atender às expectativas dos consumidores em busca de opções mais responsáveis tem diferenciado a Lemar no mercado global, evidenciando um empenho claro com a sustentabilidade e a inovação! A utilização de fibras que reúnem estas características não só estimula a economia circular, promovendo a reutilização de materiais e prolongando o ciclo de vida dos produtos, mas também melhora a cadeia de abastecimento ao incentivar práticas mais sustentáveis, desde a recolha de materiais até ao seu fabrico. “Estas são ações que nos orgulhamos de promover. À medida que mais empresas adotarem práticas sustentáveis, podemos esperar um futuro mais radiante e saudável para o nosso ecossistema”, reitera Manuela Araújo.