: Mais Magazine:: Comentários: 0

Em conversa, Luís Bairrão, Managing Director da Steconfer, destaca a qualidade dos serviços prestados e a valorização dos recursos humanos como os principais fatores distintivos da empresa.

A Steconfer nasce em 1997 e assume-se como empresa especialista global em infraestrutura ferroviária. Nesse sentido, qual o balanço que faz destes 26 anos de atividade?

A Steconfer tem evoluído de forma notável, tanto numa apreciação intrínseca de crescimento e amadurecimento orgânico, como na sua amplitude geográfica de atuação. Somos, atualmente, uma empresa voltada para o futuro, que incorpora conceitos de sustentabilidade, igualdade de género e avaliação dos impactos da sua atuação nas sociedades onde opera. Privilegiamos os nossos recursos humanos como o elemento distintivo da nossa atividade e temos orgulho de ser reconhecidos como uma empresa com componentes remunera-tórias acima do mercado, premiando o nosso ativo mais importante.

Em termos de serviços, o que têm para oferecer a quem vos procura?

Em termos de serviços na área das infraestruturas ferroviárias, onde operamos a nível global, estamos preparados para prestar um serviço de A a Z, o que, no setor, significa incorporar serviços de construção e manutenção de vias-férreas, eletrificação ferroviária, sinalização e telecomunicações ferroviárias. A Steconfer tem dado, a nível global, um contributo muito significativo para a construção de novos sistemas de transporte público eletrificado. Ao fazê-lo, a empresa atua de maneira ativa na redução de milhares de toneladas de emissões de CO2, substituindo deslocações feitas em veículos individuais por aquelas realizadas em transporte público eletrificado. Temos muito orgulho da pegada ecológica positiva gerada pela nossa atividade.

Do seu ponto de vista, que caraterísticas distinguem a Steconfer das demais empresas do setor?

O que nos diferencia das restantes empresas do setor é a qualidade dos nossos serviços, reconhecida tanto a nível global quanto nos países mais avançados, tais como a Noruega, a Suécia, o Reino Unido, a Irlanda e o Canadá.

Como única empresa portuguesa no setor de infraestruturas ferroviárias a acumular projetos nestes países, demonstramos a excelência que permeia os nossos serviços e os padrões rigorosos de qualidade, segurança e meio ambiente que seguimos para operar nestes mercados.

Além disso, destacamo-nos pela valorização das nossas equipas e orgulhamo-nos do trabalho excecional que desempenham. Reconhecemos o papel fundamental que têm no sucesso global da empresa, sendo a chave para a criação de valor.

Temos orgulho na nossa multiculturalidade, reconhecendo a diversidade como uma força impulsionadora que enriquece a nossa dinâmica organizacional e inspira inovação constante.

Como é encarada a Sustentabilidade na Steconfer e que ações desenvolvem para a pôr em prática na vossa atividade específica?

Temos o compromisso de contribuir para um futuro mais sustentável. Implementamos uma série de ações concretas na nossa atividade para garantir que as nossas práticas estejam alinhadas com os mais elevados padrões ambientais. Algumas das medidas que adotamos incluem: transporte sustentável; soluções inteligentes de engenharia; uso responsável de recursos; circularidade de desperdícios e resíduos; redução da pegada ambiental; desenvolvimento de sistemas sustentáveis, duradouros e eficientes. Mas, claramente, o impacto mais significativo da nossa atividade resulta do nosso setor de operação, privilegiando os transportes públicos ferroviários eletrificados e, como tal, promovendo a redução do tráfego individual rodoviário. Contribuímos assim ativamente para a redução de largos milhares de toneladas de emissões a nível global e que se acumulam anualmente e com um efeito duradouro nas sociedades em que operamos.

A nossa abordagem à Sustentabilidade não é apenas uma responsabilidade, mas sim uma oportunidade de liderar positivamente no setor, integrando princípios e práticas ambientais em todas as vertentes da nossa atividade, transformando os desafios ambientais em impulsionadores de inovação e progresso.

A Steconfer tem uma presença muito forte a nível internacional, desenvolvendo a sua atividade em países como, por exemplo, Israel. Isto significa que as diferentes nacionalidades presentes na empresa não são vistas como um entrave, certo?

A multiculturalidade é uma característica dominante na Steconfer, realçada pelo facto de termos colaboradores de 16 nacionalidades distintas. Cada país/cultura representa sempre um esforço enorme de adaptação da nossa parte no respeito pelos valores e crenças das sociedades em que operamos, mas também do estrito cumprimento do quadro legal aplicável que, em muitos casos, é extremamente complexo e sofisticado. Neste caso, a multiculturalidade, espírito de equipa e tolerância promovidas na Steconfer não são um entrave, mas uma força diferenciadora para o desenvolvimento da empresa.

Manila MRT 7 – Philippines

No seguimento da questão anterior, conte-nos um pouco mais sobre a importância do fator humano para a Steconfer.

A Steconfer está profundamente comprometida com o crescimento sustentável do seu capital humano, reconhecendo que o maior valor agregado à sua atividade provém das competências, qualidade e potencial dos seus colaboradores. Como tal, e consciente de que a motivação dos trabalhadores é essencial para o bom funcionamento da empresa, investe continuamente no desenvolvimento e formação contínua do seu capital humano.

Neste momento têm algum projeto em mãos que gostasse de destacar? E relativamente ao futuro da empresa, quais são as suas expetativas?

Se me permite destacaria três projetos emblemáticos que temos em mãos: a renovação da estação da Pampilhosa, para as Infraestruturas de Portugal – projeto inserido na renovação da Linha da Beira Alta -, a construção da via e eletrificação do metro de superfície de Jerusalém, e a construção da via do projeto MRT7 em Manila, nas Filipinas. Começando pelo primeiro, a renovação da infraestrutura de via e catenária na estação ferroviária da Pampilhosa é o nosso contributo para a renovação integral da Linha da Beira Alta em curso no nosso país, que vai melhorar significativamen-te a oferta ferroviária na zona centro do país. O segundo projeto de extensão do Metro de Superfície de Jerusalém, é um projeto que permitirá um aumento de oferta em transporte eletrificado nesta cidade milenar e que atravessa tanto os bairros de maioria muçulmana, como áreas de maioria judaica, e que esperamos contribua para uma interligação destas comunidades. Em Manila, nas Filipinas, uma das maiores cidades do mundo, estamos a contribuir para um projeto de metro pesado desde há vários anos, tendente a mitigar a saturação do tráfego rodoviário.

Renovação da Estação da Pampilhosa – Portugal

Três projetos emblemáticos, em três continentes, constituem uma marca distintiva da nossa atuação global. É este padrão de crescimento que almejamos manter de maneira sustentável nos próximos anos.