: Mais Magazine:: Comentários: 0

É inegável que o Ensino Superior Politécnico Português tem desempenhado um papel crucial no desenvolvimento educativo, científico, económico e cultural do País. Um dos aspetos mais notáveis é a ligação próxima com a indústria e o setor empresarial, promovendo uma estreita cooperação entre estudantes, professores e empresas, criando oportunidades para projetos de investigação aplicada e programas de formação em contexto laboral, que facilitam a transferência de conhecimento e tecnologia e contribuem para a inovação e o progresso tecnológico do país.

Um dos mais recentes exemplos surgiu no âmbito do “Poliempreende”, concurso que visa motivar o desenvolvimento da criatividade e das ideias inovadoras nos Politécnicos. Trata-se do Projeto “Pit O’Gram”, aplicável nos centros de inspeção automóvel e que procura facilitar a comunicação entre inspetor e cliente, aquando da avaliação da parte inferior do automóvel. Com este projeto, elimina-se a necessidade de comunicação através de intercomunicador (voz), passando a ser feita por pictogramas animados num monitor.

Um outro exemplo é o projeto “Data inMensus”, que utiliza o padrão de compras do consumidor para apoiar as empresas, sobretudo as pequenas e médias, a adequar a sua oferta ao comportamento dos consumidores. O objetivo é democratizar o poder das ferramentas digitais tornando-as acessíveis àqueles setores empresariais, em vez de estarem apenas ao dispor das grandes cadeias empresariais.

Com uma história rica e uma tradição de excelência, as Instituições de Ensi-no Superior Politécnico em Portugal têm demonstrado uma notável capacidade de adaptação e superação face aos desafios emergentes do mundo atual. Em particular as mudanças tecnológicas e as transformações socioeconómicas.

De tal forma que a própria atração de estudantes estrangeiros tem vindo a aumentar ao longo dos anos, contribuindo para a diversidade e a internacionalização do ambiente académico, patrocinando uma troca cultural enriquecedora e que acrescenta valor a toda a comunidade académica.

O Ensino Superior Politécnico Português é, assim, um pilar fundamental para a construção de um país mais próspero, inovador e culturalmente enriquecido. Toda essa dinâmica, alicerçada na qualidade do ensino ministrado, na investigação e na valorização cultural, tem sido fulcral para nos posicionar entre os melhores ao nível mundial, contribuindo para a formação de uma nova geração de profissionais altamente qualificados.