: Mais Magazine:: Comentários: 0

A AFA, enquanto Estabelecimento de Ensino Superior Público Militar e que comemora em 2023, 45 anos desde a sua criação, define-se pela procura constante de melhoria da qualidade na formação dos Oficiais dos Quadros Permanentes da Força Aérea, honrando a sua divisa “Preparar Hoje os Chefes de Amanhã”.
A AFA empenha-se em dotar os seus futuros Oficiais com uma formação científica e militar sólida e robusta, essenciais ao desenvolvimento de competências de comando, direção e chefia, estimulando, ao mesmo tempo, o espírito de entrega, sentido de pertença e uma liderança responsável, de forma a adaptar-se, permanentemente, às exigências da Instituição e às transformações do Ensino Superior e procurando incutir nos jovens os valores que nortearam a sua criação: Patriotismo, Integridade, Lealdade, Honra, Espírito de corpo, Excelência, Competência, Fidelidade, Disciplina e Coesão.
No âmbito do ensino, a AFA desenvolveu protocolos de associação com estabelecimentos de ensino superior público de referência nas respetivas áreas do conhecimento, o Instituto Superior Técnico (IST), o Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) e a Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL).
Os benefícios destas parcerias traduzem-se, na eficiência da gestão de recursos, no que se refere à prestação do serviço de docência em unidades curriculares muito específicas. Concomitantemente, permite aos alunos a consolidação de conhecimentos em áreas específicas para além das ciências militares. Neste relacionamento institucional identificam-se várias linhas de ação: melhoria da qualidade do ensino ministrado na AFA vertido em novas metodologias de ensino e a harmonização em termos de creditação de planos de estudos entre o ensino superior geral e o ensino superior militar.

A AFA procura criar condições para a realização de atividades de I&D na área das tecnologias e ciências militares aeronáuticas e espaciais, onde se destacam as linhas de investigação em tecnologias aeronáuticas, comportamento organizacional e relações internacionais.
Na componente tecnológica, a AFA tem participado em projetos de I&D nacionais e internacionais nas áreas de interesse da Defesa e do domínio aeronáutico e espacial, realizados com parceiros desta Academia e indústria. Atualmente, destaca-se a participação nos projetos PREMIUM e EUDETCODE financiados pela Agência Europeia de Defesa.

Por outro lado, a internacionalização do ensino com congéneres militares é uma oportunidade para melhorar a formação dos cadetes e prepará-los para um contexto em que as missões de cooperação internacional assumem cada vez mais importância.

Neste âmbito, a AFA participa no grupo das Academias das Forças Aéreas Europeias, integra o grupo de implementação de Exchange of Military Young Officers e realiza intercâmbios bilaterais, com destaque para o Estados Unidos da América, Brasil e países Europeus.
Estas iniciativas são financiadas em parte pelo programa Erasmus+, sendo que a AFA é signatária da Carta Erasmus para o Ensino Superior 2021-27. Ao abrigo deste programa, a AFA participou no desenvolvimento de um semestre internacional para a formação de Piloto Aviador, cuja segunda edição será realizada no ano letivo 2023-24. A Polónia decidiu juntar-se a Portugal, Grécia e Roménia neste projeto e Espanha e Bulgária planeiam a adesão em 2024-25.