: Mais Magazine:: Comentários: 0

Afigura-se como uma instituição de referência na formação das ciências empresarias, da comunicação, jurídicas e tecnologias com uma proximidade ao setor empresarial. Para além disso prezam por disponibilizar cursos com elevadas taxas de empregabilidade. Nesse sentido, e fazendo face às necessidades do mercado, o ano letivo 2022-23 arranca com duas novidades o nível da oferta formativa: uma nova pós-graduação e um novo MBA.

Há três décadas a cidade de Santa Maria da Feira viu nascer o Instituto Superior de Entre Douro e Vouga. Atualmente, já em idade adulta, preza por na sua génese ter “uma forte ligação ao mundo empresarial, ligação essa que se materializa, essencialmente, no facto de os seus docentes serem, muitos deles, daí oriundos, trazendo experiências e conhecimento aplicado, que depois podem transmitir aos seus estudantes”, tal como nos conta Adelina Portela, Presidente do ISVOUGA. É desta forma que aliam “a perspetiva do conhecimento científico, com a da praxis e do saber fazer”. Uma outra característica de relevo presente neste instituto e apontada pela sua diretora são as “taxas de empregabilidade elevadas”. A este propósito, o Politécnico teve duas das suas licenciaturas – Contabilidade e Engenharia da Produção Industrial – na lista dos “sessenta cursos com maior empregabilidade em Portugal”. Para além disso, o seu “ambiente de proximidade, designadamente entre docentes e discentes, constitui-se, entre outros, como um fator facilitador na aprendizagem”.

Esta instituição de ensino superior privado oferece cinco licenciaturas – Gestão de Empresas, Contabilidade, Solicitadoria, Engenharia de Produção Industrial e Marketing Publicidade e Relações-Públicas – um mestrado- Gestão de Empresas – e dois CTeSP’s – Criação e Gestão de Negócios e Gestão de Turismo. A par disso, em 2019, desenvolveu o IEE –ISVOUGA Executive Education, que agrega as pós-graduações e outros cursos de curta duração. Neste âmbito têm criado uma dinâmica de oferta de novas formações, a que pretendem dar continuidade, com o objetivo de corresponderem às também novas necessidades das empresas, no que diz respeito aos seus recursos humanos e da sociedade em geral. Assim, às pós-graduações em Marketing Digital e e-commerce, que vai já para a 10ª edição e em Recursos Humanos e Relações Laborais para a 4ª edição, juntam-se a partir des-te ano letivo a pós-graduação em Direito e Fiscalidade da Empresa e um MBA em Inovação e Transformação Digital”.

Questionada sobre os cursos que mais se destacam dentro da diversidade formativa deste estabelecimento de ensino, Adelina Portela assume que é “difícil destacar um curso em particular”, uma vez que em todos existe um “clima de proximidade e uma formação de qualidade e rigor, através de um corpo docente academicamente qualificado”. Ainda nesse segmento a Presidente destaca que “a opção por um dos cursos depende naturalmente dos gostos de cada um, das suas experiências e conhecimentos anteriormente adquiridos e naturalmente das perspetivas que constrói para o futuro”.

Relativamente ao futuro do ISVOUGA e à realidade atual da formação, Adelina Portela refere que se vivem tempos “em que as empresas e as organizações se queixam da falta de recursos humanos, nas mais variadas áreas, o que decorre, em primeira linha, das condicionantes demográficas do país, com uma população envelhecida e com cada vez menos jovens residentes. Por isso, adianta que as instituições de ensino e de formação devem continuar a procurar disponibilizar oferta formativa que vá ao encontro das necessidades das empresas, apesar dessa nem sempre ser do interesse, ou mesmo do gosto do público-alvo”. Perante este cenário, a diretora acredita que “o grande desafio será o de compatibilizar as necessidades de formação com o interesse ou gosto dos seus potenciais destinatários”.