: Mais Magazine:: Comentários: 0

As raízes da Coimbra Business School | ISCAC (CBS|ISCAC) remontam ao ano de 1921, com o nascimento do Instituto Industrial e Comercial de Coimbra. Ao longo de 100 anos a instituição foi evoluindo e alcançando uma posição de destaque no panorama nacional e internacional. Hoje, é uma das maiores escolas de Ensino Superior Público vocacionada para as áreas de Ciências Empresariais que abarca um universo de cerca de três mil estudantes. Fique a conhecer, pela voz do seu Presidente, Dr. Alexandre Silva, esta instituição de ensino inovadora que faz da proximidade ao tecido empresarial uma das suas principais premissas.

Para falarmos da génese do ISCAC é necessário recuar à década de 20 do século passado, altura em que surgiu a antiga escola comercial, resultado da necessidade de melhor qualificar o mercado e de melhor fazer. Convertido em escola de Ensino Superior em 1975, resultado da evolução da economia e das necessidades das organizações, o ISCAC foi sempre traçando um percurso promissor em território nacional até que, em 2007, adquire a atual designação, com o objetivo de se projetar além-fronteiras, dentro daquilo que era o seu know-how e dos recursos que tinha, tanto humanos, como materiais. Os objetivos eram atingir outro tipo de mercado e desenvolver uma área interna que permitisse impulsionar e expandir, tanto a oferta da escola, como as competências práticas dos docentes no Ensino Politécnico. “A CBS|ISCAC cresceu de uma escola de Contabilidade para uma escola de Ciências Empresariais multiplicando as áreas com impacto nas organizações no domínio da Gestão, Sistemas de Informação, Auditoria, Secretariado, Finanças, Comércio, Marketing e, agora, Análise de Dados”, começa por explicar o Presidente da instituição.

Hoje, mais de 100 anos após a sua fundação, a CBS|ISCAC afirma-se uma instituição de Ensino Superior forte, autónoma e aberta à formação académica e científica, à criatividade, aos valores de cidadania e igualdade, abrindo as suas portas ao conhecimento e à proximidade do tecido empresarial e social.

Oferta formativa inovadora e atenta ao mercado
A CBS|ISCAC enquanto “escuta ativa” e atenta às necessidades do mercado, apresenta um leque de formações, cientes do seu elevado nível, procurando dar respostas às referidas necessidades, sendo algumas inovadoras e únicas em Portugal. “O facto de ser uma escola com as suas raízes nas empresas e organizações de alguma forma acompanha a evolução, cada vez mais, acelerada desse mercado”, esclarece. A mudança de nome é disso um exemplo. Assim, a CBS|ISCAC apresenta hoje um conjunto de cerca de 22 cursos graduados e 40 não conferentes de grau, correspondendo sempre que possível a solicitações de mercado “construindo formações e/ou antecipando necessidades dos pro-fissionais”.

Foi nesse âmbito que a CBS|ISCAC anunciou recentemente o lançamento de um novo Mestrado em Inteligência Logística e Gestão da Cadeia de Abastecimento. Esta formação superior vem responder à transição digital do setor, bem como atualizar as competências de gestão dos profissionais para otimizarem os seus processos. “Já existia no Mestrado em Sistemas de Informação um ramo em Logística, no entanto esta formação surge aplicada à cadeia de produção, isto é, “hands on”, elucida. Esta formação profissional, dirigida a profissionais com carreira no setor e que contará com a participação de várias empresas das áreas tecnológicas e de logística, é assim mais um exemplo da importante colaboração entre o Ensino Superior e o tecido empresarial na missão de tornar os bens e serviços nacionais mais competitivos.

Parcerias nacionais e internacionais dão mais horizonte à CBS|ISCAC
A CBS|ISCAC sempre se caracterizou pelo desenvolvimento de parcerias com empresas, organizações e instituições de diversos setores da atividade económica, tanto de Portugal, como de outros países da CPLP, nomeadamente Angola, Brasil e Moçambique. Foi também neste contexto que a CBS|ISCAC e o Centro Estratégico de Inovação Territorial (CEIT), reforçaram, recentemente, a parceria entre si, para formar técnicos municipais na área do Marketing Territorial e na gestão da sua marca. “O Marketing Territorial e o Branding Territorial são um tema muito importante para a nossa escola, para Coimbra e para a região Centro, e, por isso, criámos há um ano o Observatório de Branding Territorial como um fórum de discussão de desenvolvimento regional”, explica. Esta iniciativa resulta de vários trabalhos individuais para associações, autarquias e organizações e mostra a premência de investigação nesta te-mática.

Sendo hoje uma escola amplamente reconhecida, nacional e internacionalmente, a CBS| ISCAC é capaz de atrair os melhores estudantes e apresentar as mais elevadas taxas de empregabilidade dos seus diplomados. A elevada qualidade dos cursos e a importante rede de parcerias empresariais, com os consequentes resultados em termos de empregabilidade dos licenciados, refletem o compromisso da CBS|ISCAC com o sucesso dos estudantes e com o desenvolvimento da região e do futuro do país. “O sucesso escolar é uma grande preocupação – representa um círculo virtuoso do ensino – mais sucesso, é sinónimo de mais diplomados, mais empregabilidade, melhores indicadores de qualidade e promoção da acreditação”. É com base neste pensamento que a CBS|ISCAC irá reforçar o acompanhamento dos alunos ao longo deste percurso. “No caso da empregabilidade vamos reforçar o nosso Gabinete de Estágios e Saídas Profissionais para o adaptar às novas realidades e à rapidez do mercado”, explica. Com uma atitude proativa, tentando antecipar as necessidades das empresas, a CBS|ISCAC promove uma relação permanente com o tecido empresarial, através de estágios e projetos plurianuais onde podem participar vários alunos ao longo de toda a cadeia de produção.

Vetor essencial da estratégia de internacionalização da CBS|ISCAC, a mobilidade estudantil é também um conceito que faz parte do dia-a-dia da instituição há vários anos. Através do Gabinete de Relações Internacionais, a CBS|ISCAC tem estabelecidos diversos protocolos de mobilidade e cooperação internacional, seja na gestão de mobilidades, incoming e outgoing entre alunos, docentes e staff.

CBS-RC consolida CBS|ISCAC como instituição de Ensino Superior de referência
Com uma longa história de dedicação ao ensino e investigação, a CBS|IS-CAC conta, desde maio de 2021, com a Coimbra Business School – Research Centre (CBS-RC), uma Unidade de Investigação própria que tem como objetivo promover uma cultura científica de destaque nos sistemas científicos nacionais e internacionais e aproximar a investigação científica de carácter multidisciplinar do mundo empresarial. Se antes já se revestia de enorme importância para o Ensino Superior, a pandemia tornou ainda mais evidente a importância de apostar na investigação, sendo para isso cruciais as parcerias entre os vários setores. É a pensar nisso que a CBS|ISCAC, através da CBS-RC, vem estreitando relações com outras Unidades de Investigação, Instituições de Ensino Superior e organizações vocacionadas para a promoção de redes de investigação nacionais e internacionais. “Internamente, a CBS-RC procurou, inicialmente, organizar a investigação, uma vez que os docentes participam em centros de investigação dispersos por várias universidades, de acordo com a sua área do saber, tornando difícil o foco numa linha de investigação”, explica o representante da instituição. Assim, durante este primeiro ano de vida, o Centro de Investigação procurou fazer a sistematização dos interesses, áreas de investigação e publicações dos docentes, tendo desempenhado também um importante papel na divulgação de chamadas de projetos e no apoio à elaboração de candidaturas. “Este trabalho permitirá que todos trabalhem para o mesmo fim traduzindo-se em mais publicações e projetos e, consequentemente, mais notoriedade”.

O futuro, tal como o presente, será lado a lado com o tecido empresarial
A CBS|ISCAC é hoje uma escola cada vez mais procurada a nível nacional, com boa produção científica e com mais de mil empresas e organizações parceiras. Dona de uma vasta e centenária experiência no ensino das Ciências Empresarias, a CBS|ISCAC assume-se, cada vez mais, como uma “escola-empresa”, colocando a tónica num ensino teórico/prático, adaptado a um, cada vez mais, competitivo mercado de trabalho. “O World Economic Forum, no seu relatório “Future of Jobs Survey 2020”, elenca as profissões que no futuro terão uma maior procura, entre elas destacam-se, Data Analyst and Scientist, Big Data Specialist e Business Development Professionals. A União Europeia no seu documento 2030 Digital Compass: Your Digital Decade estima que até 2030 serão criados/convertidos 20 milhões de postos de trabalho na/para a área do digital. Portanto, o caminho já está traçado e a CBS|ISCAC quer percorrê-lo, formando alunos que estejam preparados para o presente/futuro digital, aprendendo e desenvolvendo aptidões para o saber gerir”, afirma.

Assim, para o representante da instituição, o grande desafio do momento e do futuro passa pela transição digital e pela adaptação dos cursos e matriz da escola para a capacitação de profissionais – de todas as áreas – para uma sociedade completamente digitalizada. “As organizações, sobretudo as públicas, do terceiro setor e as PMEs, precisam de apoio para lidarem com esta nova realidade. A CBS|ISCAC vai estar lá, mais uma vez, ao lado das empresas, mostrando a sua capacidade de responder ativamente aos mercados”.