: Mais Magazine:: Comentários: 0

Com quase um século de história, sempre com a cidade de Faro e a Ria Formosa em pano de fundo, o Ginásio Clube Naval de Faro (GCNF) é uma das mais emblemáticas associações algarvias, sendo reconhecida por diversas entidades públicas e desportivas. Fique a conhecer um pouco melhor este organismo e o seu meritório trabalho na promoção da náutica na cidade de Faro e região do Algarve.

Desde a sua fundação, em 1928, até aos dias de hoje, o GCNF assume-se como o principal elo de ligação entre Faro, a náutica, a Ria Formosa e o mar. A primeira modalidade implementada foi o Remo, evoluindo para a organização de regatas em embarcações tradicionais, como a “Lancha” ou o “Saveiro” e, a partir dos anos 40, competições em “Sharpies”, “Volgas” ou “Snipes”, na Ria Formosa. Em 1996 Hugo Rocha destacou internacionalmente o GCNF ao ter ganho, com Nuno Barreto, a Medalha de Bronze nos Jogos Olímpicos de Atlanta. Atualmente muitos outros atletas do GCNF há a destacar, que competem em palcos nacionais e internacionais, como Argélia, Grécia e Holanda.

No decorrer da sua já longa existência, o GCNF tem vindo a desenvolver e a promover variadíssimas atividades náuticas, seja numa vertente lúdica ou desportiva. Atualmente, desenvolve a sua operação per si ou em parceria com empresas que operam no espaço concessionado. Garante o usufruto de 500 lugares para embarcações até cerca de sete metros de comprimento, transbordo para fundeadouros nos canais adjacentes, transporte e colocação de poitas, abastecimento de combustível, serviço de grua, manutenção, pintura, mecânica, reboque e assistência na água.

Para além disso, na componente de formação, o GCNF é detentor de uma escola náutica e de uma vasta oferta formativa para adultos e crianças. Promove cursos de navegador de recreio, cursos de vela de cruzeiro para adultos, tem equipas de vela ligeira de competição em Optimist e Laser, tem escola de iniciação à vela ligeira, acolhe o Desporto Escolar – Vela, bem como tem equipas de competição de Triatlo e Natação.

Alicerçado no amor à náutica, o GCNF reflete em si a cidade que o acolhe, reforçando a sua cultura desportiva, competitiva e de navegação. Carregando um imponente e rico legado, o GCNF assume para o futuro o importante compromisso de garantir as melhores condições a todos os que ao peito, ou no coração, carreguem as suas insígnias.